Whatsapp

Exercícios sobre a República da Espada

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios que tratam a respeito da República da Espada, os cinco anos iniciais da república brasileira, nos quais os presidentes foram militares. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, levando à formação de um Governo Provisório, que lançou as bases para uma nova Constituinte e uma nova Constituição. A nova Constituição brasileira foi promulgada em 1891 e implantou grandes mudanças no Brasil. A respeito dessa Constituição, marque a afirmação FALSA:

a) implantou o federalismo no Brasil, um sistema político que concedia certo grau de autonomia para os estados em relação à União.

b) implantou o sufrágio universal masculino para todos os homens maiores de 21 anos, alfabetizados e que não fossem mendigos ou soldados rasos.

c) o presidente foi determinado como o chefe do Executivo, e a escolha do presidente ocorreria a partir de eleições diretas para um mandato de quatro anos.

d) a Constituição estipulava a realização de eleições diretas para a escolha de um novo presidente em 1891.

e) a comissão que redigiu a Constituição fazia parte da Assembleia Constituinte e, ao todo, cinco pessoas foram nomeadas para redigir o documento, que foi revisado por Rui Barbosa e aprovado pelos parlamentares brasileiros.

questão 2

Os primeiros anos da república brasileira, e a República da Espada em particular, foram anos de adaptação e, portanto, marcados por muitas crises. Uma dessas crises ficou conhecida como Encilhamento. A respeito do Encilhamento, encontre a alternativa correta:

a) o Encilhamento foi uma crise política que marcou a disputa de Deodoro da Fonseca e Rui Barbosa, com o presidente brasileiro tentando utilizar de seu cargo para destituir Rui Barbosa de sua função a todo custo.

b) o Encilhamento foi uma rebelião que aconteceu no Rio Grande do Sul, quando tropas monarquistas rebelaram-se e iniciaram uma luta contra as forças federalistas leais ao governo.

c) o Encilhamento foi uma forte crise econômica que atingiu o Brasil como fruto da desastrada política econômica praticada por Rui Barbosa e gerou desvalorização da moeda e crescimento da inflação.

d) os efeitos do Encilhamento só foram contidos durante a gestão de Epitácio Pessoa (1919-1922).

e) o Encilhamento foi a tentativa de golpe realizada por Deodoro da Fonseca em novembro de 1891.

questão 3

Sobre a Revolta da Armada (1893-1894), selecione a alternativa correta:

a) foi motivada pela insatisfação do exército com a violenta repressão do governo ao Arraial de Canudos, no sertão baiano.

b) foi resultado da insatisfação da marinha, reduto de monarquistas, com o governo do Marechal Floriano Peixoto.

c) foi uma rebelião dos membros da marinha brasileira contra os castigos físicos dedicados, principalmente, aos soldados rasos.

d) foi uma revolta popular que alcançou o exército por causa das arbitrariedades cometidas pelo governo no projeto de modernização da cidade do Rio de Janeiro.

e) foi um conflito travado no Rio Grande do Sul entre as duas forças que disputavam o poder daquele estado.

questão 4

A República da Espada estendeu-se de 1889 a 1894 com dois presidentes militares: os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. A partir de 1894, iniciou-se o período caracterizado pelo domínio das oligarquias e dos presidentes civis. O primeiro presidente civil eleito foi:

a) Campos Sales

b) Prudente de Morais

c) Rodrigues Alves

d) Nilo Peçanha

e) Rui Barbosa

questão 5

(Ibade) A Primeira República (1889-1930) iniciou-se com uma grande euforia no plano econômico. Chefiado pelo então ministro da fazenda, Rui Barbosa, inaugurou uma política que consistia em:

a) autorização para que quatro bancos concedessem créditos para qualquer pessoa que desejasse abrir uma empresa e impressão de uma enorme quantidade de papel-moeda.

b) empréstimos autorizados somente para abertura de indústrias e controle da inflação.

c) emissão de dinheiro sem lastro e rígida verificação para liberação de empréstimos.

d) controle estatal da impressão de papel-moeda e aumento da inflação.

e) redução do preço da carne, dos aluguéis e concessão de créditos aos negros recém-libertos.

questão 6

(Ibade) Com a República proclamada em 1889, pelas mãos do Marechal Deodoro da Fonseca, a preocupação dos principais grupos políticos nacionais se torna quase que automaticamente a organização do poder. Sobre isso, é correto afirmar que:

a) paulistas e mineiros defendiam as ideias liberais, inspirados nos modelos europeus.

b) havia no Rio de Janeiro um grupo denominado Girondinos, que defendiam os ideais republicanos radicais.

c) Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul, liderava um grupo que apoiava uma ditadura republicana.

d) a Marinha do Brasil repudiava completamente qualquer ligação com o império e com monarquistas.

e) Benjamin Constant, importante figura na Guerra do Paraguai, inspirava os ideais monarquistas e era o líder da ala militar.

questão 7

(Consulplan – adaptado) “Em 2016, a obra ‘Os Sertões’, escrita a partir do trabalho jornalístico de Euclides da Cunha, foi revisitada. Além do texto estabelecido pela edição crítica de Walnice Nogueira Galvão, o volume conta com uma extensa fortuna crítica, reprodução de páginas das cadernetas de campo de Euclides da Cunha e um conjunto de imagens de Flávio de Barros, único registro fotográfico conhecido do conflito. Esta edição crítica comemorativa foi publicada por ocasião dos 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha, completos em janeiro de 2016”.

Disponível em: http://www.sescsp.org.br/livraria/3791_OS+SERTOES#/content=detalhes-do-produto

O famoso livro de Euclides da Cunha tem como tema principal:

a) a Revolta dos Alfaiates, ocorrida na Bahia, ainda no período colonial brasileiro.

b) a saga dos sulistas que empreenderam, sob o comando de Bento Gonçalves, a Revolução Farroupilha.

c) a Revolução Praieira, que, em pleno período imperial brasileiro, questionou a ordem estabelecida no Brasil.

d) a Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, ocorrida no sertão da Bahia e duramente reprimida.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 8

A Proclamação da República brasileira, em 15 de novembro de 1889, inaugurou uma nova ordem política no país. O centralismo, presente no período imperial, foi substituído pelo federalismo, defendido principalmente pelas elites do oeste paulista e de Minas Gerais. Os dois governos iniciais do Brasil foram constituídos por:

a) Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

b) Rui Barbosa e Floriano Peixoto.

c) Gaspar Silveira Martins e Campos Sales.

d) Campos Sales e Castelo Branco.

e) Castelo Branco e Deodoro da Fonseca.

questão 9

No que se refere à questão do voto, a Constituição de 1891 determinou:

a) sufrágio universal, incluindo os analfabetos.

b) voto censitário.

c) sufrágio universal masculino.

d) sufrágio universal, mas sem os analfabetos.

e) a Constituição não falou sobre a questão do voto.

questão 10

Como se encerrou o governo do primeiro presidente brasileiro, o marechal Deodoro da Fonseca?

a) O presidente renunciou.

b) O presidente foi deposto por um golpe militar.

c) O presidente faleceu.

d) O presidente foi derrotado nas eleições de 1894.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 11

Quais foram os dois levantes armados que o presidente Floriano Peixoto lutou contra durante o seu governo?

a) Canudos e Contestado.

b) Trombas e Formoso.

c) Revolução Praieira e Revolução Pernambucana.

d) Revolta Paulista e Revolta do Forte de Copacabana.

e) Revolta da Armada e Revolução Federalista.

questão 12

Selecione a alternativa que apresenta um acontecimento que não se passou durante o governo de Deodoro da Fonseca.

a) Formação de uma Assembleia Constituinte.

b) Promulgação de uma nova Constituição.

c) Encilhamento.

d) Grande Naturalização.

e) Lei Saraiva.

respostas
Questão 1

LETRA D

A promulgação da nova Constituição não determinou a realização de eleições diretas para 1891, mas, sim, eleições indiretas, ou seja, sem a participação popular. As eleições diretas estavam previstas somente a partir de 1894. Nessa eleição indireta, Deodoro da Fonseca foi ratificado no poder para um mandato de quatro anos após vencer o outro candidato, o civil Prudente de Morais, com 129 votos contra 97. Para o cargo de vice-presidente, foi eleito o Marechal Floriano Peixoto.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

O Encilhamento foi uma forte crise econômica que afetou a economia brasileira, particularmente de 1891 a 1897. Essa crise econômica foi resultado da política econômica desastrosa praticada por Rui Barbosa, ministro da Fazenda, que facilitou o acesso ao crédito e permitiu que bancos privados emitissem papel-moeda. O resultado foi a desvalorização da moeda brasileira e o crescimento do custo de vida. O Encilhamento também é considerado pelos historiadores como resultado dos efeitos da crise econômica que afetava o capitalismo desde 1873.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

A Revolta da Armada iniciou-se em 1893, quando um grupo da Marinha brasileira rebelou-se contra o governo do Marechal Floriano Peixoto. A Marinha era um reduto de monarquistas e estava insatisfeita com o governo de Floriano Peixoto. Assim, partiram para essa revolta, tomando navios de guerra, virando os canhões para a direção da capital federal – Rio de Janeiro – e bombardeando a cidade. Tempos depois, fundiram-se com liberais que lutavam contra os federalistas durante a Revolução Federalista, travada no Rio Grande do Sul. Esse movimento foi duramente reprimido pelo governo de Floriano.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

O presidente eleito em 1894 foi o paulista Prudente de Morais – derrotado nas eleições indiretas de 1891. A eleição de Prudente de Morais marcou o fim da influência do Exército na presidência da República (exceção feita para a eleição de Hermes da Fonseca) e deu início aos governos civis na Primeira República. O maior desafio enfrentado por Prudente de Morais foi a Guerra de Canudos, travada entre 1896 e 1897.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa A. O programa econômico que Rui Barbosa estipulou enquanto ministro da Fazenda incluiu a permissão para que bancos privados pudessem emitir papel-moeda e facilitou o acesso ao crédito. Entretanto, esse programa econômico criou o cenário para a crise do Encilhamento.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa C.

Júlio de Castilhos era um político gaúcho e fazia parte do Partido Republicano Rio-Grandense. Era um forte defensor do positivismo e, portanto, defendia a transformação do Brasil em uma república autoritária. Esse viés centralizador foi manifestado por ele na presidência de seu partido e de seu estado, o Rio Grande do Sul.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa D.

O jornalista e escritor Euclides da Cunha foi uma das testemunhas oculares da Guerra de Canudos, conflito que envolveu o governo federal contra um grupo de sertanejos que habitava no Arraial de Canudos, no interior do estado da Bahia. Essa guerra se estendeu entre os anos de 1896 e 1897, mas o crescimento desse arraial foi exponencial durante o governo de Floriano Peixoto.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa A. Os dois primeiros governos da república no Brasil e que formaram a República da Espada foram os do do marechal Deodoro da Fonseca, presidente entre 1889 e 1891, e do marechal Floriano Peixoto, presidente entre 1891 e 1894.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa C. No que se refere à questão do voto, a Constituição de 1891 estabeleceu o sufrágio universal masculino para todos os homens maiores de 21 anos. Entretanto, analfabetos, soldados rasos e religiosos que faziam voto de obediência à Igreja não tinham direito a votar. As mulheres também não podiam votar.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A. O governo do marechal Deodoro da Fonseca se encerrou em novembro de 1891, quando ele apresentou a sua renúncia. Essa ação do presidente foi motivada por conta do levante da Marinha que se iniciou depois que o presidente ordenou o fechamento do Congresso. Acuado, Deodoro da Fonseca renunciou e, tempos depois, seu vice assumiu.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa E.

Os dois levantes que aconteceram durante o governo de Floriano Peixoto foram a Revolta da Armada, um levante da Marinha contra a república no Brasil, e a Revolução Federalista, que se iniciou pelos desentendimentos entre os grupos políticos que atuavam no Rio Grande do Sul. A junção dos dois movimentos quase derrubou o governo de Floriano Peixoto.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E. A Lei Saraiva foi decretada em janeiro de 1881, portanto durante o reinado de D. Pedro II, e promoveu profundas alterações no sistema eleitoral brasileiro. Por meio dessa lei, as eleições no Brasil passaram a ser diretas, mas o direito ao voto foi restringindo a uma minoria ainda mais exclusiva da população.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas