Topo
pesquisar

Exercícios sobre os maias

Exercícios de História

Faça estes exercícios e avalie seus conhecimentos sobre uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas que habitaram a Mesoamérica: os maias. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Os maias, assim como outros povos mesoamericanos, ficaram conhecidos por terem o sacrifício humano como uma prática muito marcante. A respeito dessa característica da civilização maia, selecione a alternativa correta:

a) Os maias realizavam sacrifícios humanos apenas na cidade de Tikal, um importante centro religioso.

b) Os maias organizavam milícias de guerreiros com o objetivo de capturar governantes ou pessoas influentes de cidades inimigas para que fossem sacrificados.

c) As vítimas sacrificadas não passavam por nenhum tipo de violência e humilhação, sendo mortas com um golpe fulminante na cabeça.

d) Os maias sacrificavam humanos para manter Inti, o deus sol, satisfeito.

e) Todas as vítimas deveriam ser mortas pelo ajaw, sacerdote da religião maia.

questão 2

A respeito da organização política dos maias, selecione a alternativa correta:

a) A capital do Império Maia era a cidade de Chichén Itzá.

b) Os maias não possuíram um império centralizado, pois organizavam-se em cidades-estado.

c) A maior autoridade dos maias era o rei, considerado uma manifestação de tonatiuh, o deus sol.

d) Todos os impostos coletados pelos maias eram enviados para Chichén Itzá.

e) A política entre os maias não tinha nenhum tipo de convergência com a religião.

questão 3

Muitos historiadores conduziram pesquisas acerca da cidade de Chichén Itzá, atualmente um dos maiores sítios arqueológicos de povos mesoamericanos. Estudos recentes concluíram que Chichén Itzá pode ter sido uma cidade híbrida, que abrigava outro povo além dos maias. Sobre qual povo estamos falando?

a) Toltecas

b) Olmecas

c) Zapotecas

d) Mexicas

e) Tlaxcaltecas

questão 4

A história dos maias foi dividida pelos historiadores em três fases distintas. A principal delas aconteceu entre 250 d. C. e 900 d.C. Esse período da história maia é conhecido como:

a) Período Itzamná

b) Período Imperial

c) Período Clássico

d) Período Sacrificial

e) Período Pós-Zapoteca

respostas
Questão 1

LETRA B

Os maias organizavam milícias que tinham como objetivo capturar governantes ou grandes personalidades de cidades inimigas para que fossem sacrificados aos deuses. Sacrificar líderes inimigos trazia grande prestígio para os reis maias. É importante mencionar que, além desse papel político, os sacrifícios cumpriam um papel religioso importante para os homens.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Os maias nunca formaram um império com fronteiras bem-estabelecidas, porque sua organização acontecia em cidades-estado. Dessa forma, cada cidade possuía uma administração e um governante distintos. A cultura era a única relação existente entre as diversas cidades maias, das quais se destacam Tikal e Palenque.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A respeito da cidade de Chichén Itzá, muitos arqueólogos acreditam que ela tenha sido construída e propositalmente habitada por maias da região de Putún e por grupos toltecas. O colapso dessa cidade iniciou-se por volta do século XIII d.C.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

A história maia é dividida em três fases: Período Pré-Clássico, Período Clássico e Período Pós-Clássico. O Período Clássico da civilização maia ocorreu entre 250 d.C. e 900 d.C., e seu auge aconteceu no período entre 600 d.C. e 800 d.C.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola