Exercícios sobre a Revolução Pernambucana
(Unesp-SP) Leia os itens a respeito da Revolução Pernambucana de 1817:
I – Possui forte sentimento antilusitano, resultante do aumento dos impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses;
II – Teve participação apenas de sacerdotes e militares, não contando com o apoio de outros segmentos da população;
III – Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando do Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte;
IV – A Revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas;
V – Propunha a República, com a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão.
É correto apenas o afirmado em:
- I, II e III.
- I, III e V.
- I, IV e V.
- II, III, IV.
- II, III, V.
Letra B. Além de padres e militares, proprietários de terras estiveram na liderança da Revolução no primeiro momento. A Revolução durou 74 dias, proclamando a República na região.
(Unb-DF) A Inconfidência Mineira não foi um fato isolado. Ela está integrada ao contexto social, político e econômico do Brasil colonial. Na Capitania de Minas Gerais, houve muitos outros, e também importantes movimentos rebeldes. Considerando a História do Brasil como um todo, a Inconfidência Mineira também não foi única: ela se coloca ao lado de movimentos como a Conjuração dos Alfaiates (Bahia, 1798), a Conjuração do Rio de Janeiro (1794) e a Revolução Pernambucana de 1817, entre outros que também enfrentaram o domínio colonial.
Adaptado de ANASTASIA, Carla. Os temas da liberdade e da República na Inconfidência Mineira. São Paulo: Ática, 1995.
A esse respeito é incorreto afirmar que:
- Ao contrário do movimento de Vila Rica, fortemente marcado pela participação das elites locais, a Conjuração Baiana teve um cunho essencialmente popular.
- Todos os movimentos citados no texto inscrevem-se no quadro geral do antigo sistema colonial, quadro esse que também refletia as transformações vividas pela Europa a partir da Revolução Industrial e das revoluções liberais burguesas.
- A Revolução Pernambucana de 1817, que eclodiu durante a permanência do Estado Português no Brasil, traçou uma linha libertária que teve prolongamento na Confederação do Equador, dois anos após a Independência.
- A imagem de Tiradentes, cultuada durante o período monárquico, sofreu forte oposição por parte daqueles que proclamaram a República, pelo que poderia inspirar contra o novo regime.
Letra D. Ao contrário do que afirmou a alternativa, Tiradentes foi considerado herói nacional pelos republicanos.
Os grandes proprietários de terra viram-se presos a dívidas com os comerciantes portugueses – que controlavam as atividades de importação e exportação – e com os altos impostos e taxas estabelecidos pela Coroa Portuguesa. Com isso, a aristocracia agrária e outros brancos livres pobres organizaram um movimento que eclodiu em 06 de março de 1817.
Como ficou conhecido esse movimento na História do Brasil?
- Conjuração Baiana
- Inconfidência Mineira
- Revolução Praieira
- Confederação do Equador
- Revolução Pernambucana
Letra E. A Revolução Pernambucana chegou inclusive a proclamar uma República na região.
“Após derrotarem as tropas defensoras de Portugal, os revoltosos formaram um governo provisório composto por cinco membros. Além disso, estabeleceram a formação de um grupo de emissários que difundiriam o movimento em outras capitanias do Brasil e em algumas nações europeias.” (Disponível em: Revolução Pernambucana – Brasil Escola)
Esse fenômeno histórico, conhecido como Revolução Pernambucana, chegou através do governo provisório inclusive a:
- Abolir a escravidão
- Proclamar uma República
- Instaurar uma nova monarquia
- Expulsar os portugueses do Brasil
- Conseguir o reconhecimento internacional como órgão de poder no Brasil.
Letra B. A República chegou a ter uma lei orgânica baseada nos princípios de liberdade de consciência, de imprensa e de culto.