Exercícios sobre a Revolução Praieira
(UFMG) Qual a afirmação CERTA em relação à Revolução Praieira, ocorrida na província de Pernambuco (1842-1849)?
- Foi um movimento antilusitano que procurava a derrubada da Regência através do Partido da Ordem.
- Defendia primordialmente o comércio a nível nacional para desenvolver a economia de trocas da província.
- Pretendia a expropriação dos senhores da terra para a proclamação de uma república independente.
- Foi um movimento popular que visava a reformas sociais, principalmente a nacionalização do comércio e a desapropriação dos engenhos.
- Tinha um cunho nitidamente republicano como os demais movimentos de oposição à ordem imperial.
Letra D. A Revolução Praieira tinha influência liberal e pretendia combater o monopólio português do comércio e o poder da elite açucareira.
(UFPE) O segundo reinado no Brasil ocorreu sem as muitas instabilidades políticas que marcaram os primeiros anos da independência. Pernambuco, que mantinha uma tradição liberal, decorrente de movimentos como a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador, mostrou seu descontentamento com o governo central na Revolução Praieira de 1848. Com relação ao movimento praieiro, podemos afirmar que:
- tinha a liderança das elites políticas liberais e expressava também o radicalismo político dos grupos socialistas pernambucanos.
- foi cenário de confrontos militares, que obrigaram o governo a reforçar suas tropas e a julgar os rebeldes presos com rigor.
- foi um movimento político socialista, que expressou ideais de liberdade e de socialização das riquezas.
- ameaçou o governo central, pois contou com o apoio militar de várias províncias do Norte e do Nordeste.
- não passou de uma rebelião local, sem grandes repercussões políticas, restringindo-se a uma disputa por cargos administrativos.
Letra B. Pernambuco durante a Revolução Praieira foi palco de uma verdadeira guerra civil dos rebeldes contra as tropas do governo central, mas o isolamento da luta dificultou sua continuidade.
A Revolução Praieira de 1842-1849 foi também inspirada por acontecimentos que estavam ocorrendo em solo europeu contra as forças conservadoras do Antigo Regime. Qual era essa inspiração?
- Guerras Napoleônicas
- Primavera dos Povos
- Comuna de Paris
- Revolução Francesa
- Revolução Industrial Inglesa.
Letra B. As revoluções ocorridas em 1848 em diversos países europeus contra o Antigo Regime foram também fonte de inspiração para a Revolução Praieira.
“E eu piso onde quiser, você está girando melhor, garota
Na areia onde o mar chegou, a ciranda acabou de começar, e ela é!
E é praieira!!! Segura bem forte a mão
E é praieira !!! Vou lembrando a revolução, vou lembrando a Revolução
Mas há fronteiras nos jardins da razão”
O trecho acima da música Praieira, de Chico Sciense, remete brevemente à Revolução Praieira de 1842-1849, ocorrida em Pernambuco. Essa revolução de caráter liberal tinha uma série de reivindicações, exceto:
- a liberdade de imprensa.
- a instituição do voto universal.
- o fim do monopólio comercial dos portugueses.
- o fim da propriedade privada dos meios de produção.
- a extinção do poder moderador.
Letra D. A Revolução Praieira, apesar de ser influenciada por ideias de pensadores socialistas europeus de meados do século XIX, não tinha por objetivo o fim da propriedade privada dos meios de produção.
Durante os anos finais da década de 1840, Pernambuco viveu uma verdadeira guerra civil em decorrência da eclosão da Revolução Praieira, que tinha dentre seus objetivos colocar fim ao poder moderador exercido pelo Imperador e garantir a liberdade de imprensa. A Revolução recebeu esse nome pelo fato:
- de o jornal Diário Novo, órgão de divulgação dos revolucionários, localizar-se na Rua da Praia, em Recife.
- de as ações dos revolucionários restringirem-se à faixa litorânea do estado de Pernambuco.
- de o movimento alastrar-se por todo o litoral nordestino, criando inúmeras dificuldades para a repressão das forças imperiais.
- de a sede do novo governo revolucionário localizar-se na Rua da Praia, em Recife.
Letra A. O jornal Diário Novo, localizado na rua da Praia, era o centro de difusão dos ideais dos liberais pernambucanos que se envolveram no processo revolucionário.