Whatsapp

Exercícios sobre a Sociedade Colonial

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Sociedade Colonial e veja a resolução comentada. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Objetiva) De acordo com Boris Fausto, o descobrimento do Brasil não provocou, nem de longe, o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos, pensou-se que não passava de uma grande ilha. As atrações exóticas – índios, papagaios, araras – prevaleceram, a ponto de alguns informantes, particularmente italianos, darem-lhe o nome de terra dos papagaios. Diante disso, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo corretamente:

A expedição de ______________________ (1530-1533) representou um momento de transição entre o velho e o novo período. Tinha por objetivo patrulhar a costa, estabelecer uma colônia através da concessão não hereditária de terras aos povoadores que trazia (São Vicente, 1532) e explorar a terra, tendo em vista a necessidade de sua efetiva ocupação.

a) Bartolomeu Dias

b) Martim Afonso de Sousa

c) Vasco da Gama

d) Mem de Sá

e) Pedro Álvares Cabral

questão 2

(TJ-SC) A ordem baixada pelo governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, para que se realizasse a Derrama, ou seja, a cobrança dos tributos devidos à coroa portuguesa foi a causa imediata da:

a) Revolta dos Alfaiates.

b) Revolta de Vila Rica.

c) Guerra dos Mascates.

d) Guerra do Contestado.

e) Inconfidência Mineira.

 

questão 3

(TJ-SC) Dentre as revoltas coloniais do Brasil, o movimento separatista que manifestou um caráter nitidamente popular, também conhecido como Revolta dos Alfaiates, cujos conspiradores pregavam a proclamação de um governo republicano, democrático e livre de Portugal, a liberdade de comércio e o aumento do salário dos soldados, além de defenderem também o fim da escravidão e do preconceito contra negros e mulatos, foi:

a) Inconfidência Mineira.

b) Guerra dos Mascates.

c) Revolta de Filipe dos Santos.

d) Conjuração Baiana.

e) Guerra dos Emboabas.

 

questão 4

Questão 04

(Consesp) A primeira “relação de trabalho” entre portugueses e índios brasileiros foi

a) o escambo.

b) a escravidão.

c) a servidão.

d) o colonato.

e) a mita.

 

 

questão 5

Questão 05

Durante o período colonial, os portugueses tiveram de lidar com ameaças estrangeiras ao seu território na América. Uma das grandes ameaças veio da França, que estabeleceu duas tentativas de colonização no território brasileiro, mas fracassou. Qual o nome dessas colônias francesas?

a) São Luís e Nova Orleães

b) França Antártica e França Equinocial

c) São Domingos e Nova França

d) Louisiana e São Luís

e) França Equatorial e São Domingos

 

questão 6

Quem foi o primeiro governador-geral do Brasil?

a) Mem de Sá

b) Tomé de Sousa

c) Duarte da Costa

d) Duarte Coelho

e) Martim Afonso de Sousa

questão 7

Qual acontecimento marcante da história do período colonial criou as condições para que o Quilombo dos Palmares prosperasse no Nordeste brasileiro?

a) Guerra dos Emboabas

b) Revolta de Beckman

c) Revolução Pernambucana

d) Invasão holandesa

e) Guerra dos Mascates

questão 8

A chegada dos europeus na América fez com que muitos relatos de viajantes fossem escritos e comercializados na Europa. Um deles foi escrito por um europeu do século XV que foi prisioneiro de índios tupinambás durante meses. Estamos falando de:

a) Johann Moritz von Nassau-Siegen.

b) Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

c) Hans Staden.

d) Pero de Magalhães Gãndavo.

e) Fernão Cardim.

questão 9

Quem foi a autoridade portuguesa responsável pela expulsão dos jesuítas de Portugal e do Brasil na década de 1750?

a) D. João VI

b) D. Pedro IV

c) Marquês de Pombal

d) Visconde de Ouro Preto

e) Barão de Mauá

questão 10

Quais foram as duas capitais do Brasil durante o período colonial?

a) Salvador e Rio de Janeiro

b) Rio de Janeiro e Ouro Preto

c) São Vicente e Recife

d) Olinda e São Paulo

e) Salvador e Ouro Preto

questão 11

Os bandeirantes eram os responsáveis por expedições que ficaram conhecidas como:

a) Derramas.

b) Capitulações.

c) Processos.

d) Bandeiras.

e) Delegações.

questão 12

Qual era o nome da principal estrada que ligava as Minas Gerais com o Rio de Janeiro durante o auge do período da mineração?

a) Caminho Novo

b) Estrada Lusitana

c) Caminho do Ouro

d) Estrada das Minas

e) Caminho de Paraty

respostas
Questão 1

LETRA B

O texto em questão faz menção à expedição de Martim Afonso de Sousa, que tinha como objetivo principal o estabelecimento de uma política de colonização efetiva do Brasil. Era composta por cinco embarcações e tinha a missão de expulsar os franceses do litoral, procurar metais preciosos e iniciar o povoamento da área.

 

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

Uma derrama (cobrança de imposto compulsória), marcada para acontecer em Ouro Preto, em 1789, foi o estopim para que os membros da elite mineira decidissem por se rebelar contra o domínio português na região. Essa rebelião acabou sendo denunciada antes de começar e ficou conhecida como Inconfidência Mineira.

 

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

O enunciado em questão faz referência à Conjuração Baiana, revolta que aconteceu em Salvador, no ano de 1798. Alguns dos objetivos eram abolir o trabalho escravo e trazer melhorias para a vida da população pobre da capital baiana. A distribuição de panfletos dos rebelados deu início a uma grande repressão e o movimento fracassou.

 

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

A primeira relação de trabalho que se estabeleceu no Brasil foi o escambo e se deu durante a exploração do pau-brasil, árvore utilizada na construção de móveis e na fabricação de uma tintura utilizada no tingimento de tecidos. Os índios extraíam a madeira da floresta e recebiam em troca objetos como machados, baús, facas, etc.

 

Voltar a questão
Questão 5

LETRA B

As duas colônias francesas fundadas em territórios ocupados pelos portugueses na América foram a França Antártica e a França Equinocial. A primeira foi fundada no Rio de Janeiro, em 1555, e a segunda foi fundada no Maranhão, em 1594. As duas tentativas dos franceses fracassaram e eles foram expulsos das terras invadidas.

 

Voltar a questão
Questão 6

LETRA B

O primeiro governador-geral enviado pelos portugueses para o Brasil foi Tomé de Sousa, em 1548. Ele também foi o responsável por coordenar a construção da capital do Brasil, a cidade de Salvador. Tomé de Sousa esteve no exercício das funções de governador-geral até o ano de 1553.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA D

A invasão holandesa no Nordeste brasileiro, em 1630, foi o fator que contribuiu para o crescimento do Quilombo dos Palmares, uma vez que, de 1630 a 1654, portugueses e holandeses ficaram lutando entre si, e o quilombo acabou sendo colocado em segundo plano, o que permitiu o seu crescimento e fortalecimento. Ele só foi destruído no final do século XVII.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA C

Hans Staden era um viajante e mercenário alemão que fez duas viagens ao Brasil entre 1548 e 1555. Na segunda viagem, ele estava na direção do Peru, mas uma tempestade fez a embarcação desembarcar no Brasil. Staden acabou sendo sequestrado por índios tupinambás quando trabalhava em Bertioga, sendo refém dos índios por nove meses, período no qual foi frequentemente ameaçado de ser morto. Conseguiu escapar com vida e retornou para a Europa em 1555.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA C

Em 1759, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, foi o responsável por expulsar a Companhia de Jesus de Portugal e de todas as suas colônias. Todos os bens dos jesuítas foram confiscados por Portugal e isso aconteceu porque o marquês temia o grande poderio e riqueza da ordem religiosa.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA A

As duas capitais do Brasil durante o período colonial foram Salvador e Rio de Janeiro. A cidade baiana foi capital do Brasil de 1549, ano de sua fundação, até 1763, e o Rio de Janeiro foi capital do Brasil de 1763 até 1822. Com a independência, o Rio de Janeiro seguiu sendo capital do Brasil e assim permaneceu até o ano de 1960.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA D

As bandeiras, também conhecidas como entradas, eram as expedições organizadas pelos bandeirantes no interior do território brasileiro. Os principais objetivos dessas expedições eram buscar pedras e metais preciosos e rastrear e sequestrar índios para que eles fossem transformados em escravos.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA A

Caminho Novo ou Caminho de Garcia Rodrigues Paes era o nome da estrada que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Era por essa estrada que o ouro extraído das cidades mineiras era levado à capital e que escravos e mercadorias abasteciam as necessidades das Minas Gerias.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado