Topo
pesquisar

Exercícios sobre a vida dos ex-escravos após a Lei Áurea

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios a respeito da vida dos escravos e teste tudo aquilo que você sabe a respeito da condição destes após a aprovação da Lei Áurea, em 1888. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O historiador Walter Fraga conduziu diversos estudos acerca da escravidão na região do Recôncavo Baiano (arredores de Salvador). Em partes desses estudos, ele analisou as mudanças que aconteceram na vida dos ex-escravos com a aprovação da Lei Áurea, no 13 de maio de 1888. Uma dessas análises mostram que um grande número de ex-escravos da região mudou-se para outras fazendas ou para outras cidades. Esse fluxo de ex-escravos representava

a) o desejo dos ex-escravos de se afastarem dos locais que haviam sido escravizados.

b) a procura por locais que lhes pagassem bons salários.

c) a procura deles de reencontrarem-se com os parentes que haviam sido separados.

d) a forma de manifestarem a sua nova condição de homens livres.

e) todas as alternativas acima.

questão 2

A intensa migração de escravos após a abolição da escravatura gerou uma série de críticas de antigos senhores de escravos. As críticas dos ex-senhores de escravos demonstravam

a) o preconceito e a insatisfação dos ex-senhores de escravos com liberdade concedida aos antigos escravos.

b) o receio deles de que o trabalho ficasse desorganizado e a economia brasileira ruísse.

c) temor de que o grande fluxo de pessoas resultasse no aumento da criminalidade.

d) a falta de visão empreendedora deles.

e) nenhuma das alternativas.

questão 3

A abolição da escravatura aconteceu no dia 13 de maio de 1888 e foi fundamental para esse acontecimento

a) a pressão dos EUA.

b) o movimento abolicionista e a resistência dos escravos.

c) o fraco desempenho dos escravos no final do século XIX.

d) a mudança de mentalidade trabalhista no Brasil.

e) nenhuma das alternativas acima.

questão 4

A abolição da escravatura foi um processo que avançou lentamente no Brasil ao longo do século XIX. Das leis citadas abaixo, qual delas não tinha relação com essa questão?

a) Lei Feijó

b) Ato Adicional de 1834

c) Lei Eusébio de Queirós

d) Lei Nabuco de Araújo

e) Lei Saraiva-Cotegipe

respostas
Questão 1

LETRA E

Esse alto fluxo de escravos mudando-se de locais após a abolição foi identificado pelo historiador Walter Fraga no Recôncavo Baiano e demonstrava o desejo deles de se afastarem dos locais nos quais foram escravizados, o desejo deles de encontrarem bons salários, de reencontrarem-se com familiares e de posicionarem-se como indivíduos livres. Logo, todas as afirmativas da questão estão corretas.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

Ao longo do final do século XIX, sobretudo em 1888, uma série de registros aponta a insatisfação dos ex-senhores de escravos perante a nova condição dos negros no Brasil. A opinião dessa elite econômica utilizava-se de diversos argumentos e todos eles manifestavam o preconceito racial existente no Brasil e a insatisfação desses por ver sua posição de autoridade perante os escravos ter “desaparecido” com a Lei Áurea.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

A abolição da escravatura foi uma conquista obtida como parte de uma intensa mobilização popular e social – muitos historiadores apontam esse movimento como o primeiro movimento popular e social da história do Brasil. Logo, o movimento abolicionista e a resistência dos escravos foram essenciais para pressionar e forçar o Império a abolir o trabalho escravo.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

O Ato Adicional de 1834 foi uma lei apresentada e aprovada durante o Período Regencial e realizava alterações na Constituição de 1824. Essa lei concedia maior autonomia para as províncias brasileiras em relação ao Governo. Entre as mudanças realizadas por essa lei estão a criação de Assembleias Legislativas Provinciais. Todas as outras leis mencionadas na questão relacionavam-se com a questão do trabalho escravo.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola