Exercícios sobre a redemocratização do Brasil

Faça estes exercícios que tratam da democratização do Brasil, em 1945, com o fim do Estado Novo, e da redemocratização do Brasil, em 1985, com o fim da Ditadura Militar. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

A eleição presidencial de 1945 marcou o início da democratização do Brasil, no período que ficou conhecido como República de 1946. O primeiro presidente desse período foi:

A) Getúlio Vargas

B) Eurico Gaspar Dutra

C) Juscelino Kubitschek

D) Jânio Quadros

E) João Goulart

Ver resposta
Resposta

Letra B
O primeiro presidente do Brasil, na República de 1946, durante a democratização do Brasil, foi o general Eurico Gaspar Dutra, que venceu a eleição presidencial de 1945 com 55,39% dos votos. O seu governo se estendeu de 1946 a 1951.

Questão 2

O documento assinado por intelectuais liberais de Minas Gerais que exigiam a democratização do Brasil, em 1943, recebeu o nome de:

A) Carta ao Brasil

B) Manifesto dos Mineiros

C) Ode à Democracia

D) Manifesto dos Pioneiros

E) Manifesto da Democratização do Brasil

Ver resposta
Resposta

Letra B

O Manifesto dos Mineiros foi um documento assinado por intelectuais mineiros, sobretudo advogados, que defendiam a democratização do Brasil e o fim do Estado Novo. Esse documento é considerado um dos símbolos do enfraquecimento da ditadura conduzida por Getúlio Vargas no período.

Questão 3

O período democrático da República de 1946 foi encerrado com qual evento histórico:

A) Suicídio de Getúlio Vargas

B) Golpe Civil-Militar de 1964

C) Decreto do AI-5

D) Atentado do Riocentro

E) Eleição de Tancredo Neves

Ver resposta
Resposta

Letra B

O Golpe Civil-Militar de 1964 foi o evento que encerrou a República de 1946, dando início à Ditadura Militar. Esse golpe foi realizado, em conjunto, por militares, liberais, conservadores, grande imprensa, grande empresariado e governo norte-americano, sendo responsável pela destituição de João Goulart.

Questão 4

O período entendido como “os anos de chumbo” na Ditadura Militar se iniciou com:

A) a eleição de Castello Branco

B) o sequestro de Charles Elbrick

C) o fim do “milagre econômico”

D) o AI-5

E) a deserção de Carlos Lamarca

Ver resposta
Resposta

Letra D

O estabelecimento do Ato Institucional Nº 5, em dezembro de 1968, é entendido como o marco inicial dos “anos de chumbo”, uma vez que ampliou o aparato legal de controle e repressão dos militares durante a Ditadura Militar. Os “anos de chumbo” também coincidiram com os anos do governo de Emílio Médici.

Questão 5

No contexto da democratização do Brasil, em 1945, o que foi o queremismo:

A) um partido político comunista.

B) um movimento popular em apoio a Getúlio Vargas.

C) um movimento político exigindo a democratização do Brasil.

D) uma tentativa de golpe militar.

E) um levante armado dos integralistas.

Ver resposta
Resposta

LETRA B

O queremismo foi um movimento popular espontâneo que surgiu em São Paulo, em 1945, no contexto de enfraquecimento de Getúlio Vargas. Ficou marcado pela defesa de Vargas e da continuidade do seu governo do Brasil.

Questão 6

Assumiu provisoriamente a presidência depois que Getúlio Vargas renunciou, em 1945:

A) Carlos Luz

B) Nereu Ramos

C) Café Filho

D) José Linhares

E) Ranieri Mazilli

Ver resposta
Resposta

Letra D

Com a deposição de Getúlio Vargas, em 1945, por um ultimato dos militares, o Brasil foi temporariamente governado por José Linhares. Isso aconteceu porque, na ocasião, ele era o presidente do Superior Tribunal Federal. Ele permaneceu na presidência por pouco mais de três meses.

Questão 7

O candidato à presidência pela UDN que disputou a eleição presidencial em 1945 e em 1950, saindo derrotado nas duas disputas, foi:

A) Eduardo Gomes

B) Jânio Quadros

C) Juarez Távora

D) Ademar de Barros

E) João Goulart

Ver resposta
Resposta

Letra A

Na eleição presidencial de 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes foi derrotado pelo general Eurico Gaspar Dutra. Na ocasião, o udenista obteve 34,74% dos votos contra 55,39% do vencedor. Já na eleição de 1950, ele foi derrotado por Getúlio Vargas, obtendo 29,66% dos votos contra 48,73% de Vargas.

Questão 8

Considerando o retorno do pluripartidarismo no Brasil, em dezembro de 1979, selecione a alternativa que traz um partido que NÃO foi fundado nesse momento da história brasileira:

A) PSDB

B) PMDB

C) PT

D) PDT

E) PTB

Ver resposta
Resposta

Letra A

Dos partidos mencionados, o Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB) não foi fundado em 1979. O PSDB foi fundado, em 1988, por conta de uma cisão no interior do PMDB. Chegou a ser um dos maiores partidos do Brasil, entrando em decadência após a eleição de 2014.

Questão 9

A Constituição de 1988, um marco na redemocratização do Brasil após a Ditadura Militar, é também conhecida por qual nome:

A) Constituição Democrata

B) Constituição dos Direitos

C) Constituição Cidadã

D) Constituição da Redemocratização

E) Constituição da Liberdade

Ver resposta
Resposta

Letra C

A Constituição de 1988, promulgada em 22 de setembro de 1988, foi a Constituição Federal elaborada no processo de redemocratização do Brasil, após a Ditadura Militar. Recebeu o nome de Constituição Cidadã justamente por ter sido elaborada em debate com a sociedade brasileira durante a redemocratização do Brasil.

Questão 10

O último “presidente” militar do período da Ditadura Militar foi:

A) João Figueiredo

B) José Sarney

C) Tancredo Neves

D) Ulisses Guimarães

E) Ernesto Geisel

Ver resposta
Resposta

Letra A

João Figueiredo foi “presidente” do Brasil de 1979 a 1985, sendo o último do período da Ditadura Militar. Seu governo também foi marcado pelo processo de abertura controlada mas também pela crise econômica nascente. Saiu da presidência quando Tancredo Neves foi eleito presidente.

Questão 11

Qual alternativa apresenta um evento que não tem relação com o processo de redemocratização do Brasil:

A) Lei da Anistia

B) Diretas Já

C) Eleição de Tancredo Neves

D) Pacote de Abril

E) Revolta dos Sargentos

Ver resposta
Resposta

Letra E

A Revolta dos Sargentos foi uma revolta militar que aconteceu em Brasília, em 1963, contra o governo de João Goulart. Esse acontecimento teve relação com o Golpe Civil-Militar e a Ditadura Militar e não com a redemocratização do Brasil após a ditadura.

Questão 12

Um dos articuladores da redemocratização do Brasil e o responsável pelo discurso de promulgação da Constituição de 1988 foi:

A) Tancredo Neves

B) Mário Covas

C) Paulo Maluf

D) Fernando Henrique Cardoso

E) Ulisses Guimarães

Ver resposta
Resposta

Letra E

Ulisses Guimarães foi um dos políticos mais expressivos do Brasil no contexto da redemocratização, na década de 1980. Foi um defensor das Diretas Já e sonhava com sua candidatura à presidência em 1985, que não aconteceu com a derrota da Emenda Dante de Oliveira. Foi presidente da Assembleia Constituinte e o responsável pelo anúncio da promulgação da Constituição de 1988.

Leia o artigo