Exercícios sobre a Tríplice Entente
A Tríplice Entente foi uma aliança militar que esteve presente em qual conflito:
a) Primeira Guerra Mundial
b) Segunda Guerra Mundial
c) Guerra Sino-Japonesa
d) Guerra Civil Russa
e) Guerra Civil Espanhola
LETRA A
A Tríplice Entente foi uma aliança militar formada por Reino Unido, França e Rússia e que atuou na Primeira Guerra Mundial se opondo às Potências Centrais (Alemanha, Império Otomano, Áustria-Hungria).
(Fundatec) Eric Hobsbawm, em sua obra “A Era dos Extremos”, realiza uma reflexão sobre a
I Guerra Mundial: “A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra”. De acordo com a historiografia sobre o tema, podemos considerar como causas desse conflito, EXCETO:
a) O nacionalismo inglês e a rivalidade comercial com a Alemanha.
b) A Doutrina Monroe e o imperialismo dos EUA na América.
c) O revanchismo francês após a derrota na Guerra Franco-Prussiana.
d) As questões balcânicas envolvendo a Sérvia e o Império Austro-Húngaro.
e) O pan-eslavismo difundido pela Rússia e a sua ambição de conquistar uma saída para o Mar Mediterrâneo.
LETRA B
Entre as alternativas a única que não se relaciona com o início da Primeira Guerra Mundial é a que indica o imperialismo norte-americano no continente americano por meio da Doutrina Monroe. Essa doutrina teve relação com a ação norte-americana de reduzir a influência europeia na América.
(Furb) A Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918, foi um conflito global que envolveu as principais potências mundiais da época. Durante a guerra, houve uma intensa corrida armamentista e a criação de estratégias militares pautadas em novas tecnologias.
Assinale a alternativa que apresenta tecnologias criadas durante a Primeira Guerra Mundial:
a) Cabines pressurizadas e rifles.
b) Motores a jato e bombas atômicas.
c) Aerossóis e submetralhadoras.
d) Computadores e fuzis.
e) Tanques de guerra e aviões.
LETRA E
Entre as tecnologias desenvolvidas durante a Primeira Guerra, na alternativa que apresenta as invenções corretas estão os tanques de guerra, sendo que Mark I foi o primeiro deles, e os aviões de guerra, meio de transporte adaptado para o combate no conflito.
(Consulplan – adaptado) Na virada do século XIX para o século XX, um conjunto de conflitos de caráter imperialista ou nacionalista evidenciava o alto risco de um confronto de altas proporções. Os interesses em conflito às vésperas da Primeira Guerra Mundial podem ser evidenciados a seguir, EXCETO:
a) Os poloneses, os irlandeses e os finlandeses lutavam pelo direito de se autogovernarem.
b) A Inglaterra e a Alemanha disputavam diretamente a hegemonia econômica e a política sobre o mundo.
c) A Alemanha queria retomar as regiões da Alsácia e Lorena, que havia perdido para a França, em 1871, na Guerra Franco-Prussiana.
d) Os antagonismos levaram à criação de um sistema de alianças e à formação de grupos de países que assumiam compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão.
e) Os sérvios lutavam pela emancipação dos eslavos contra o Império Austro-Húngaro nos Bálcãs para formação da Grande Sérvia.
LETRA C
Entre as alternativas citadas, aquela que está incorreta é a que menciona o desejo da Alemanha de retomar a Alsácia e Lorena, pois esses territórios pertenciam a ela antes do início da Primeira Guerra. Quem desejava recuperá-los também eram os franceses, que os perderam na Guerra Franco-Prussiana.
(IBFC) A disputa por mercados consumidores, matérias-primas e metais preciosos na Ásia e África pelas grandes potências europeias em meados do século XIX aumentou concomitantemente o investimento em armamentos para a salvaguarda e soberania destes países. Este contexto, combinado a uma série de fatores, deu início à Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. A respeito deste conflito, assinale a alternativa incorreta.
a) A unificação da Alemanha na segunda metade do século XIX fortaleceu os elos com países como a Rússia, França e Grã-Bretanha, que tinham interesse em compartilhar mercados consumidores e colônias.
b) O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando no dia 28 de junho de 1914, em Saravejo, é considerado um estopim do conflito.
c) Durante o conflito, a Tríplice Aliança (cujas principais forças eram a Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e, em um primeiro momento, Itália) concorria com a Tríplice Entente (Rússia, Grã-Bretanha e França).
d) O Tratado de Versalhes determinou que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por ocasionar o conflito, com necessárias reparações às nações adversárias.
e) O conflito envolveu países de todos os continentes, inclusive o Brasil.
LETRA A
A unificação da Alemanha, diferentemente do que sugere a alternativa, acirrou as tensões políticas e econômicas com uma série de países na Europa, com destaque para Inglaterra e Rússia, que temiam o fortalecimento e a expansão germânica.
A Entente Dual, uma das alianças que formaram a Tríplice Entente, era formada por quais países:
a) Rússia e Áustria-Hungria
b) Império Otomano e Alemanha
c) França e Inglaterra
d) França e Rússia
e) Áustria-Hungria e Inglaterra
LETRA D
A Entente Dual foi estabelecida no ano de 1894, sendo uma aliança de França e Rússia para conter o avanço da Tríplice Aliança. Esse acordo previa uma cooperação econômica, industrial e militar entre as duas nações.
Inicialmente a Tríplice Entente se estabeleceu como uma aliança que visava conter o avanço de qual país europeu:
a) Alemanha
b) Áustria-Hungria
c) Império Otomano
d) Itália
e) Sérvia
LETRA A
Os acordos previstos pelos membros da Tríplice Entente manifestavam a preocupação deles com um possível fortalecimento germânico, buscando garantir meios econômicos, militares e políticos de se contraporem aos alemães.
Ao longo da Primeira Guerra, qual dos seguintes países não fez parte da Tríplice Entente:
a) Romênia
b) Império Otomano
c) Brasil
d) Estados Unidos
e) Bélgica
LETRA B
O Império Otomano não era parte da Tríplice Entente porque fazia parte das Potências Centrais, a força inimiga da Entente durante a Primeira Guerra Mundial.
Com a vitória da Entente e a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, foi estabelecido um tratado de rendição que recebeu o nome de:
a) Tratado de Paris
b) Acordo de Tóquio
c) Tratado de Versalhes
d) Tratado de Madrid
e) Paz de Vestfália
LETRA C
O Tratado de Versalhes foi o acordo de paz imposto por franceses e britânicos aos alemães com a derrota destes no conflito. Esse acordo foi estabelecido em 1919 e marcado pelos duros termos impostos à Alemanha, atribuindo-lhe punições econômicas, militares e territoriais.
Qual país aderiu à Tríplice Entente em 1917 e foi decisivo para a vitória da Entente:
a) Estados Unidos
b) Sérvia
c) Rússia
d) Bélgica
e) Brasil
LETRA A
A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial aconteceu em abril de 1917, sendo motivada pelos ataques que navios mercantes norte-americanos sofreram de submarinos alemães. Esses ataques fizeram os norte-americanos entrarem no conflito, e a presença norte-americana foi fundamental para a vitória da Tríplice Entente.
O território que ficava entre as trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial era conhecido como:
a) Terra de ninguém
b) Terra destruída
c) Zona proibida
d) Zona da morte
e) Campo neutro
LETRA A
O espaço entre as duas trincheiras recebeu o nome de terra de ninguém, conhecida por ter arames farpados e uma série de outros objetos que poderiam servir como proteção para impedir o avanço das tropas inimigas.
Qual país que aderiu à Tríplice Aliança antes do conflito ser iniciado, mas, após seu início, mudou de lado, aderindo à Tríplice Entente:
a) Estados Unidos
b) Rússia
c) França
d) Itália
e) Áustria-Hungria
LETRA D
O país que mudou de lado depois de o conflito ser iniciado foi a Itália. Isso aconteceu porque os italianos se recusaram a participar do conflito ao lado da Tríplice Aliança, quando esta se iniciou. Em 1915, no entanto, a Itália aderiu à Tríplice Entente após receber algumas promessas dos seus membros.