Whatsapp

Exercícios sobre Adolf Hitler e o nazismo

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a vida de uma das figuras mais estudadas do século XX: o líder do nazismo, Adolf Hitler. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Ameosc – adaptado) Em diversos países, durante a década de 1920 e 1930, ocorreu a ascensão de movimentos classificados como fascistas, cujas características, de acordo com os historiadores, é a preocupação obsessiva com a comunidade, vista como vítima de humilhações e que necessita de uma purificação imediata. São práticas fascistas utilizadas para chegar ao poder nesse período:

I. culto à violência e à vontade como meios de obtenção de sucesso;

II. ênfase em um líder, masculino, que é considerado o único capaz de acabar com a crise e a dirigir a comunidade rumo ao seu destino;

III. foco nas políticas socialistas e liberais, que são utilizadas como ferramentas de atuação;

IV. prega o desenvolvimento do indivíduo e de suas qualidades, que deve se destacar frente à horda coletiva.

Estão corretos:

a) apenas o item II está correto.

b) apenas os itens I e II estão corretos.

c) todos os itens estão corretos.

d) apenas os itens I, III e IV estão corretos.

e) todos itens estão incorretos.

questão 2

(Ibade) Sobre o pacto germano-soviético de não agressão (1939), é correto afirmar que:

a) assinado entre Alemanha e União Soviética, garantia que o território da Polônia ficaria com os nazistas.

b) assinado em Moscou pelo ministro soviético Viacheslav Molotov e pelo ministro das Relações Exteriores alemão Joachim Von Ribbentrop, dividia a Polônia entre as duas potências e evitava um confronto direto entre elas.

c) assinado pessoalmente por Adolf Hitler e Josef Stalin, em uma cerimônia secreta na Polônia, o acordo permitiu que a Alemanha lutasse a guerra em apenas uma frente e ficasse com metade da Polônia.

d) assinado em Berlim com a presença dos principais políticos russos, o acordo estabelecia a divisão da Polônia entre os dois países.

e) assinado na Itália, estabelecia que os soviéticos entrariam na guerra, auxiliando a Alemanha.

questão 3

(Ameosc – adaptado) A chamada República de Weimar foi um período da história alemã ocorrido entre os anos 1919 e 1933. Sobre esse período, é correto afirmar que:

a) seu surgimento está ligado ao fim da Primeira Guerra Mundial e à derrota alemã, como forma de recuperar a economia e a crise política que se alastrou no país, obtendo bons resultados e alto grau de desenvolvimento econômico.

b) até o ano de 1924, a República de Weimar foi marcada, do ponto de vista econômico, por rápido crescimento industrial e produção de bens e serviços, desde o setor industrial até o simples comércio.

c) a estrutura da República de Weimar tornou-se então parlamentarista, dividida em duas casas de representação social: o Reichstag (Parlamento) e o Reichsrat (Assembleia).

d) o crescimento do nazismo e seu progressivo avanço dentro do parlamento alemão levaram à deposição de Von Hindenburg por um golpe de Estado aplicado por Adolf Hitler, que se tornou chanceler do governo.

e) Hitler passou três anos preso na República de Weimar por liderar um golpe na Saxônia.

questão 4

Durante a prisão, Hitler escreveu a obra básica do movimento nazista, o “Mein Kampf”. Assinale a alternativa CORRETA.

a) O nazismo, assim como o fascismo, rejeitava o liberalismo político, o socialismo e pretendia obter o controle absoluto da população. O principal elemento diferenciador foi o arianismo.

b) Diferentemente do nazismo, os professores do regime fascista não eram obrigados a cumprir o programa definido pelo Estado.

c) Estímulos nacionalistas motivaram a implementação do fascismo italiano, diferentemente dos outros regimes totalitários de direita.

d) Hitler, em pleno apogeu do nazismo, perseguiu os judeus e eslavos, mas estimulou o funcionamento de organizações sindicais.

e) A Alemanha conseguiu cumprir fidedignamente o Tratado de Versalhes, apesar da crise econômica do capitalismo alemão e do desemprego em massa da população.

questão 5

Os pais de Adolf Hitler se chamavam Alois Hitler e Klara Pölzl. O pai de Hitler, que era um homem rígido e disciplinador, trabalhava como:

a) policial.

b) inspetor alfandegário.

c) auditor fiscal.

d) comerciante.

e) relojoeiro.

questão 6

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que se estendeu de 1914 a 1918 e causou a morte de 10 milhões de pessoas. Hitler participou desse conflito de que maneira?

a) Alistou-se no exército austríaco e atuou como espião.

b) Alistou-se no exército alemão e atuou como mensageiro.

c) Alistou-se no exército alemão e atuou como tradutor.

d) Alistou-se no exército austríaco e atuou como enfermeiro.

e) Alistou-se no exército alemão e atuou como soldado de cavalaria.

questão 7

Durante a sua juventude, a grande frustração que Adolf Hitler enfrentou foi:

a) ter suas aplicações à Academia de Belas Artes de Viena rejeitadas.

b) não ser aceito pelo exército austríaco.

c) ter um romance frustrado com Eva Braun.

d) ter sido obrigado a fugir de Viena.

e) ter visto a condição financeira de sua família piorar.

questão 8

O escolhido por Hitler para ser o responsável pela propaganda do Partido Nazista foi:

a) Rudolf Hess.

b) Reinhard Heydrich.

c) Hermann Göring.

d) Heinrich Himmler.

e) Joseph Goebbels.

questão 9

Na eleição presidencial de 1932, Hitler se candidatou pelo Partido Nazista e foi derrotado por:

a) Paul von Hindenburg.

b) Ernst Thälmann.

c) Theodor Duesterberg.

d) Gustav A. Winter.

e) Ele não foi derrotado.

questão 10

Em fevereiro de 1933, o Parlamento Alemão foi incendiado e essa medida foi utilizada por Hitler como justificativa para radicalizar o governo alemão. O responsável por esse incêndio foi:

a) Hjalmar Schacht.

b) Gerhard Wagner.

c) Wilhelm Frick.

d) Marinus van der Lubbe.

e) Herschel Grynszpan.

questão 11

O ataque aos judeus em toda a Alemanha durante a Noite dos Cristais foi uma represália de Hitler a que acontecimento?

a) O fracasso das negociações da Conferência de Berlim.

b) O aumento na tensão das relações entre Alemanha e União Soviética.

c) Os protestos populares de milhares de pessoas em Berlim.

d) As sanções impostas pelos Estados Unidos a Alemanha.

e) O assassinato de um diplomata alemão em Paris.

questão 12

A Operação Valquíria, que tentou assassinar Hitler em 1942, foi realizada por um:

a) judeu alemão.

b) espião soviético.

c) civil.

d) oficial nazista.

e) nenhuma das alternativas.

respostas
Questão 1

Alternativa B.

O nazismo e o fascismo possuíam em seus princípios a exaltação do líder (duce, para os italianos, e führer, para os alemães). No caso do nazismo, havia até a saudação Heil Hitler para glorificar o líder do partido. Hitler era um defensor aberto da guerra e falava abertamente que ela definiria o destino da Alemanha.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa B.

O pacto de não agressão, também conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop, foi um acordo assinado entre Alemanha e União Soviética em agosto de 1939. As duas nações estabeleciam paz entre elas, mesmo se houvesse guerra na Europa, e acordaram secretamente a divisão do território polonês.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa C.

Durante a República de Weimar, a Alemanha se consolidou como uma república democrática baseada no parlamentarismo e no bicameralismo, isto é, possuía duas câmaras legislativas. O Reichstag era formado por eleição popular, enquanto o Reichsrat era formado por pessoas apontadas pelos estados germânicos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A.

A ideologia nazista era abertamente antiliberal e antissocialista, e sua veia autoritária defendia que toda a população deveria ser fiel e obediente ao Estado, não havendo espaço para contestação de ideias. No caso do nazismo, ainda havia a questão racial como forte elemento, pois os nazistas consideravam os alemães (chamavam a si mesmos de arianos) uma raça superior.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa B.

O pai de Adolf Hitler, Alois Hitler, era um homem rígido, disciplinador e fez carreira como funcionário público. Quando Adolf nasceu, seu pai trabalhava como inspetor alfandegário em Branau am Imm, cidade austríaca que ficava na fronteira com a Alemanha. O relacionamento de Adolf com Alois nunca foi bom.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa B.

Hitler alistou-se para lutar pelo exército alemão e ingressou no Segundo Batalhão Reserva do Segundo Regimento. Durante a Primeira Guerra Mundial, atuou como mensageiro, tendo bom desempenho na função e sendo, inclusive, condecorado com a Cruz de Ferro. Ao longo do conflito, Hitler alcançou apenas a patente de cabo.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa A.

O sonho da vida de Hitler era seguir carreira como artista — sonho que o fez ter grandes discussões com seu pai, que desejava que ele fosse funcionário público. Hitler mudou-se para Viena, capital da Áustria, para tentar ingressar na Academia de Belas Artes, mas teve sua aplicação rejeitada por duas vezes.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa E.

Hitler escolheu o alemão Joseph Goebbels para ser o propagandista do partido. Foi Goebbels que criou a estética típica do nazismo, com o objetivo de valorizar a ideologia do partido e a imagem do próprio Hitler. Foi nomeado ministro da Propaganda depois que Hitler assumiu o poder alemão. Com a derrota alemã na guerra, Goebbels cometeu suicídio, em 1945.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa A.

Na eleição de 1932, Adolf Hitler foi para o segundo turno da disputa, depois de receber 30% dos votos no primeiro turno. Nesse segundo turno, Hitler concorreu com Paul von Hindenburg e Ernst Thälmann e ficou em segundo lugar, ao obter 37% dos votos. O vencedor dessa disputa foi Hindenburg, que obteve 53% dos votos.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa D.

Marinus van der Lubbe ficou marcado na história por ter sido o responsável por incendiar o Parlamento alemão em 1933. Ele era um socialista holandês e, até onde se sabe, agiu por conta própria ao incendiar o Parlamento. Entretanto, alguns historiadores contestam essa versão e apontam que o incêndio pode ter sido planejado pelos nazistas.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa E.

A Noite dos Cristais foi um ataque coordenado pelo Partido Nazista contra os judeus em toda Alemanha e aconteceu em novembro de 1938. Esse ataque foi uma represália dos nazistas contra o assassinato do diplomata alemão Ernst com Rath em Paris. O assassino do diplomata foi um judeu de 17 anos chamado Herschel Grynszpan.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa D.

A Operação Valquíria foi uma conspiração elaborada pela Resistência Alemã, o grupo de oposição a Hitler que foi formado no interior do alto escalão do Partido Nazista. Essa conspiração planejou o assassinato de Hitler e foi realizada pelo oficial do exército alemão Claus Schenk Graf von Stauffenberg. O plano fracassou.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado