Exercícios sobre arte egípcia
A imagem abaixo é uma fotografia das esculturas que estão na entrada dos Templos de Karnak, em Luxor, no Egito.
Esculturas do templo de Kanark
É correto dizer que os Templos de Karnak foram erguidos no contexto:
a) do Médio Império (2.000-1580 a.C.), e todos eram dedicados exclusivamente ao deus Anúbis.
b) de antes do tempo dos faraós, cerca de 5.000 a.C., por influência dos sumérios.
c) do período helenístico, e eram dedicados ao Panteão Grego, que chegou ao Egito por meio de Alexandre Magno.
d) do Novo Império (1580-1085 a.C.), e o mais importante deles dedicava-se ao deus Amon-Rá.
e) do Antigo Império (3.200-2.300 a.C.), e todos eram dedicados exclusivamente ao deus Hórus.
Letra D
Os templos de Karnak constituem um dos mais prestigiados monumentos artísticos da arte egípcia. Todo o complexo, desde a estrutura arquitetônica dos templos até as esculturas, está bem preservado. Os cultos prestados no principal desses templos eram dedicados ao deus Amon-Rá. Esse templo de Amon-Rá tem mais de 100 metros e mais de 130 colunas com inscrição em hieróglifo.
(UFMS) Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar:
a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.
b) Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com o restante do corpo de frente.
c) A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.
d) A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.
e) A gradação, a mistura de tonalidades e o claro-escuro não eram utilizados.
Letra B
A principal característica da pintura egípcia é a frontalidade do corpo e dos olhos e a lateralidade dos membros superiores (braços) e inferiores (pernas). Essa técnica era utilizada como forma de valorização do corpo humano (os pés, por exemplo, eram mais bem representados de lado do que de frente) e também como forma de transmitir a ideia de movimento, de ação, para quem visse a pintura.
Leia o trecho abaixo:
“[...] Em todo o caso, elas preservariam o seu corpo sagrado da decomposição. Pois os egípcios acreditavam que o corpo tinha que ser preservado a fim de que a alma pudesse continuar vivendo no além. Por isso impediam a desintegração do cadáver, graças a um elaborado método de embalsamar e enfaixar em tiras de pano.” (GOMBRICH, E.H. A História da Arte. 16ª edição. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 55.)
O texto acima diz respeito a um complexo de monumentos bastante imponente e importante para a civilização egípcia. Trata-se:
a) da Biblioteca de Alexandria
b) do Taj Mahal
c) das grandes pirâmides do Vale de Gizé.
d) o templo da rainha Vasti
e) o Mausoléu de Helicarnasso.
Letra C
O trecho de Gombrich diz respeito ao complexo de pirâmides do Vale de Gizé, no Egito, situado próximo à cidade do Cairo. O destaque é dado às três maiores pirâmides: Quéfren, Qéops e Miquerinos. É interessante notar que, além de mausoléus, as três grandes pirâmides também testemunham a grande capacidade de observação astronômica dos antigos egípcios, pois, quando vistas de cima, elas fazem um alinhamento perfeito com o “cinturão de Orion”, isto é, com as três principais estrelas da constelação de Orion.
(UFSCAR/SP) Analise a imagem:
Pintura egípcia
É correto afirmar que a imagem representa:
a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.
b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.
c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.
d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.
Letra D
O livro dos mortos é um dos principais documentos da civilização do Egito Antigo. As quatro divindades mias importantes que fazem parte dos ritos presentes nesse livro são Isis, Hórus, Osíris e Anúbis. A tradução do Livro dos Mortos foi publicada pela primeira vez, em alemão, no ano de 1842, cujo trabalho foi empreendido por Karl Richard Lepsius.