Exercícios sobre Arte Gótica
Os historiadores da arte têm sugerido que o termo “gótico” foi cunhado pelo humanista Giorgio Vasari (1511-1574) no século XVI em referência a um tipo de arte nascido na Baixa Idade Média, com grande expressão na arquitetura e na pintura, e que se diferenciava da arte românica, produzida antes dela. Entre os primeiros pintores do estilo gótico, pode-se mencionar:
a) Pablo Picasso
b) Giotto di Bondone
c) Leonardo da Vinci
d) El Greco
e) Francis Bacon
Letra B
Giotto di Bandone, ou simplemente Giotto, é um dos principais pintores medievais e um dos representantes florentinos do gótico. Giotto esmerou sua técnica de pintar os santos da tradição católica de forma humanizada. Foi um dos primeiros a herdarem os elementos do gótico francês.
As catedrais góticas passaram a apresentar elementos técnicos bem diversos da arquitetura usada nas construções românicas. Entre esses elementos, estavam:
a) os arcos completos, como os modelos gregos e romanos.
b) a ausência de gárgulas nas decorações externas.
c) a ausência de vitrais.
d) os arcos em forma de ogiva.
e) a presença de um centro piramidal.
Letra D
Os arcos ogivais, ao contrário dos românicos, não tinham a completude em 180 graus. Eles se erguiam até formar um ângulo pontiagudo. Essa forma de construção permitia uma maior elevação do interior das catedrais, possibilitando sua verticalização.
Entre os pintores flamengos (que viviam nos Países Baixos durante a Idade Média), um dos que mais se destacaram no emprego do estilo gótico foi:
a) Vincent van Gogh
b) Velasquez
c) Rambrandt
d) Johannes Vermeer
e) Jean Van Eyck
Letra E
Jean van Eyck é um dos principais representantes do gótico flamengo. Além de suas pinturas apresentarem elementos de clareza relacionados com a religiosidade, há em muitas delas também imagens de catedrais compondo o cenário dos quadros.
Leia o texto e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Em 1127 São Bernardo (1090-1153) se reconciliou com Suger (c. 1085-1151). Em uma carta (n. 78), Bernardo congratulou-se efusivamente com ele por ter reformado sua abadia, mas, sobretudo, por passar a viver uma vida verdadeiramente cristã, modesta, mesmo em meio ao fausto do poder.
Essa importante reforma e redecoração levada a cabo por Suger em Saint-Denis, a mais régia das igrejas (originalmente um mosteiro), deu origem a uma nova arte, o gótico, que, em Saint-Denis, foi a mais perfeita expressão concreta da filosofia da metafísica da luz do Pseudo-Dionísio Areopagita (séc. V). No espetáculo poético da esfuziante irradiação da luz em Saint-Denis, a transcendência repousou na matéria, a luz na cor, a contemplação na ação.
COSTA, Ricardo da. “A luz deriva do bem e é imagem da bondade”: a metafísica da luz do Pseudo Dionísio Areopagita na concepção artística do abade Suger de Saint-Danis. In: Scintilla. Revista de Filosofia e Mística Medieval. Curitiba: Faculdade de Filosofia de São Boaventura (FFSB),
Vol. 6 - n. 2 – jul./dez. 2009, p. 39-52.
A beleza, apontada pelo texto de Ricardo da Costa referente à primeira construção tipicamente gótica da Idade Média, estava associada à claridade, à luz e à cor. Esses elementos, trabalhados inicialmente na Catedral de Saint-Denis, tornaram-se comuns nas outras construções góticas espalhadas por toda a Europa. A luz e a cor preenchiam o interior das catedrais góticas por meio:
a) das grandes lucarnas construídas no centro das catedrais.
b) das pinturas dos artistas do Renascimento.
c) da arte da escotilha.
d) da arte dos vitrais.
e) das iluminuras.
Letra D
Os vitrais, construídos entre os arcos das catedrais góticas, trabalhados com mosaico de vidro colorido e sempre retratando, em seus desenhos, as narrativas religiosas, permitiam que o interior de cada construção arquitetônica recebesse um conjunto esplêndido de cores diversas. A iluminação através dos vitrais foi determinante para a afirmação do estilo gótico na arquitetura.