Exercícios sobre as Cruzadas e o desenvolvimento do comércio
(PUC-RS) Responda à questão, com base nas afirmativas a seguir, sobre as Cruzadas na Baixa Idade Média:
Vários setores da sociedade europeia tinham interesses nas Cruzadas: a Igreja, o Império Bizantino, os nobres sem terra e as cidades comerciais italianas.
As Cruzadas fracassaram como empreendimento religioso militar, inclusive porque terminaram interrompendo o rico comércio europeu com o Oriente Médio.
Uma nova classe social surgiu, ligada à atividade comercial, e o poder dos nobres começou gradualmente a declinar.
Foi a partir da renovação do poder da Igreja, com o movimento das Cruzadas, que se construíram as grandes catedrais românicas na Europa Ocidental.
Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Letra B
O tópico II está incorreto porque as Cruzadas não interromperam o fluxo comercial com o Oriente. Ao contrário, isso foi intensificado. Já o erro do tópico IV está no fato de que o modelo de catedrais construídas foi o gótico, e não o românico.
2) As Cruzadas tiveram grande impacto no chamado “Mundo Mediterrânico”, isto é, nas regiões que dependiam diretamente do Mar Mediterrâneo para a sua subsistência. Que civilização controlava majoritariamente o Mar Mediterrâneo antes do movimento cruzadista?
a) a civilização bizantina.
b) a civilização assíria.
c) a civilização fenícia.
d) a civilização islâmica.
e) a civilização egípcia.
Letra D
A civilização árabe, que dominou, no século VIII, a região do norte da África, do Oriente Médio e parte do sul da Europa, usava o Mar Mediterrâneo como elo de junção entre todos esses territórios. Foi com as Cruzadas que a hegemonia islâmica sobre o Mediterrâneo deixou de existir.
(Unesp) No período denominado de Baixa Idade Média, houve desenvolvimento do comércio e florescimento de cidades. O crescimento econômico da Europa Ocidental intensificou-se com a expansão ultramarina do século XV. Considera-se essencial para tal expansão:
a) a crise e o enfraquecimento comercial das cidades-Estado italianas, fornecedoras na Europa dos produtos orientais.
b) a centralização do poder político e a possibilidade de investimento de recursos monetários estatais em expedições marítimas.
c) a ocupação de Constantinopla pelos turco-otomanos e o fim dos contatos pacíficos entre Ocidente e Oriente.
d) a abundância de metais na Europa e o crescimento de circulação monetária em condições de financiar empreendimentos dispendiosos.
e) a ruptura da unidade cristã do Ocidente e a formação de religiões cristãs adaptadas à ética da acumulação capitalista.
Letra B
Foi da formação dos grandes centros comerciais durante a Baixa Idade Média que nasceram as primeiras organizações financeiras e estatais modernas. Os estados espanhol e português, por exemplo, foram pioneiros na expansão marítima por estarem envolvidos nesse universo comercial do Mar Mediterrâneo.
4) Quais cidades italianas mais se beneficiaram comercialmente com as ações do movimento cruzadista na Baixa Idade Média?
a) Gênova e Antuérpia.
b) Amsterdã e Paris.
c) Turim e Milão.
d) Roma e Lyon.
e) Gênova e Veneza.
Letra e
Gênova e Veneza, por serem cidades portuárias, beneficiaram-se grandemente com a abertura comercial do Mar Mediterrâneo provocada pelas Cruzadas. A burguesia europeia começou a se formar na atmosfera das trocas econômicas que ocorriam nessa cidade.