Whatsapp

Exercícios sobre o ataque a Pearl Harbor

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o ataque japonês a Pearl Harbor, que levou os EUA a declararem guerra ao Japão em 1941. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Quem foi o importante membro da cúpula militar do Japão que, apesar de ser contrário a uma guerra contra os Estados Unidos (preferindo uma resolução diplomática), foi o responsável por planejar o ataque japonês contra a base naval de Pearl Harbor?

a) Almirante Chuichu Nagumo

b) Imperador Hirohito

c) Almirante Isoruku Yamamoto

d) General Hideki Tojo

e) General Shiro Ishii

questão 2

O almirante Isoruku Yamamoto era totalmente contrário a uma guerra contra os Estados Unidos, pois afirmava que o Japão não possuía meios de viabilizar a vitória. Qual era a forma defendida por Yamamoto para vencer a guerra contra os Estados Unidos?

a) Yamamoto acreditava que somente uma guerra curta e de grande intensidade seria capaz de forçar os Estados Unidos a aceitarem os termos impostos pelo Japão.

b) Yamamoto acreditava que uma guerra longa e desgastante seria ideal, pois debilitaria a produção industrial dos Estados Unidos.

c) Yamamoto acreditava que a vitória somente seria possível se o Japão passasse a receber os suprimentos prometidos por Hitler durante a assinatura do Pacto Tripartite em 1940.

d) Yamamoto acreditava que o desenvolvimento de armamentos nucleares seria vital para coagir a rendição dos Estados Unidos.

e) Yamamoto acreditava que a invasão da Costa Oeste seria essencial para, junto da comunidade nipônica lá instalada, iniciar a conquista dos Estados Unidos.

questão 3

Em 1940, durante a Segunda Guerra sino-japonesa, o Japão invadiu a Indochina para impedir que as tropas lideradas por Chiang Kai-shek recebessem os suprimentos enviados pelos Estados Unidos aos chineses. Qual foi a ação tomada pelos Estados Unidos em seguida?

a) Criar uma nova rota para enviar os suprimentos para os chineses pelo Tibet.

b) Aliar-se com os comunistas liderados por Mao Tsé-Tung.

c) Reprovar diplomaticamente a ação chinesa.

d) Instigar a França, que controlava a região, a responder militarmente ao Japão.

e) Impor um embargo sobre a importação de petróleo para o Japão.

questão 4

Qual foi a consequência direta e imediata do ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor?

a) A declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão.

b) A aliança entre União Soviética e Japão, ambos ideologicamente adversários dos Estados Unidos.

c) O recebimento de grande contribuição financeira da Alemanha.

d) O acordo de paz assinado entre Japão e China.

e) A renúncia do presidente americano Franklin Delano Roosevelt.

respostas
Questão 1

Letra C

O ataque japonês a Pearl Harbor foi planejado pelo almirante Isoruku Yamamoto, o qual foi um defensor fervoroso de que a rivalidade com os Estados Unidos fosse resolvida de maneira diplomática. O almirante Yamamoto argumentava que o Japão não possuía capacidade industrial e militar para enfrentar os americanos em um guerra de longo prazo. No entanto, a postura diplomática defendida por ele não era bem vista por grande parte da cúpula militar do Japão.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

Com o início da guerra entre o Japão e os Estados Unidos, o almirante Yamamoto defendia uma ação enérgica do exército japonês com ataques de grande intensidade para forçar uma saída diplomática com os Estados Unidos. Ele afirmava, com base na diferença de capacidade industrial entre os dois países, que a capacidade industrial maior dos Estados Unidos daria uma grande desvantagem ao Japão.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A invasão da Indochina foi realizada pelo Japão com o objetivo de fechar as rotas que as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek utilizavam para receber os suprimentos enviados pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra sino-japonesa. Após a invasão da Indochina, os Estados Unidos impuseram o embargo sobre a importação de petróleo como forma de limitar a capacidade de guerra dos japoneses.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A consequência direta e imediata do ataque japonês a Pearl Harbor foi a declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão, ocorrida no dia seguinte, 8 de dezembro de 1941. Com isso, os Estados Unidos iniciaram sua entrada na Segunda Guerra Mundial.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas