Topo
pesquisar

Exercícios sobre o cerco a Leningrado

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre o cerco a Leningrado, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito desse acontecimento relacionado à Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O cerco à cidade soviética de Leningrado, iniciado em setembro de 1941, foi um dos episódios da guerra entre Alemanha e União Soviética, iniciada a partir da:

a) Operação Himmler.

b) Operação Citadela.

c) Operação Braunschweig.

d) Operação Barbarossa.

e) Operação Tannenberg.

questão 2

Por semanas, os russos mantiveram-se alheios ao fato de que os alemães não tinham a intenção de atacar Leningrado nem de aceitar sua rendição. Zhukov ganhou prestígio aos olhos de Stalin como salvador da cidade [de Leningrado], fundado na incapacidade do ditador em compreender que não fora um ataque sério.

HASTINGS, Max. Inferno: o mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 183.

O trecho acima pertence ao livro “Inferno: o mundo em guerra 1939-1945”, do historiador Max Hastings, e faz menção ao cerco de Leningrado abordando:

a) a incapacidade dos soviéticos em montar uma resistência que impedisse o avanço das tropas nazistas.

b) o derrotismo presente nas tropas soviéticas após o avassalador avanço dos nazistas.

c) a incapacidade em perceber a estratégia dos nazistas de cercar a cidade e deixá-la morrer de fome.

d) a falta de competência de Stalin em neutralizar a blitzkrieg alemã.

e) a condecoração de Zhukov ao vencer os alemães e impedir o cerco de Leningrado em 1941.

questão 3

Um correspondente do Pravda, Lazar Brontman, contou, em seu diário, como os moradores preparavam sopa e pão com capim. Quando essa comida foi aceita como norma, disse ele, “bolos de capim encontraram seu preço no mercado”.

HASTINGS, Max. Inferno: o mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 184.

O trecho acima aborda:

a) o desespero da população mediante a falta de alimentos imposta pelo cerco nazista.

b) os hábitos alimentares peculiares típicos da Rússia soviética.

c) o senso de oportunidade dos mercantes soviéticos em valorizar um alimento típico da Rússia soviéticas.

d) a falta de regulação do governo de Stalin ao permitir que capim fosse comercializado.

e) o derrotismo da população de Leningrado ao aceitar os comerciantes locais comercializarem capim.

questão 4

Segundo levantamento do historiador Max Hastings, a estratégia de impor a fome durante o cerco a Leningrado foi determinada pelos nazistas a partir dos conselhos:

a) do almirante Erich Raeder.

b) do oficial Reinhard Himmler.

c) de colaboradores soviéticos.

d) do ministro Joseph Goebels.

e) do professor Ernst Ziegelmeyer.

respostas
Questão 1

Letra D.

A Operação Barbarossa foi responsável pela invasão da União Soviética, iniciada em junho de 1941. Nessa operação, foram mobilizados cerca de 3,6 milhões de soldados nazistas com o objetivo de conquistar esse país em poucas semanas. O avanço alemão tinha três grandes alvos: Leningrado, Moscou e Stalingrado.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C.

O trecho acima faz menção à incapacidade dos soviéticos em perceber a real estratégia dos alemães. Assim que os alemães começaram a atacar Leningrado, Stalin despachou para a cidade o general Zhukov com o objetivo de deter o avanço dos alemães. Zhukov também não conseguiu perceber que os alemães não invadiriam a cidade e permitiu que o cerco fosse fechado. Assim que Stalin percebeu que não haveria batalha em Leningrado, chamou esse general de volta a Moscou.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A.

O trecho mencionado na questão faz referência ao desespero da população de Leningrado mediante a falta de alimentos imposta pelo cerco dos nazistas. Além disso, os relatos contam que a população da cidade chegou a ferver papel de parede para mastigar o couro, caçar pombos e ratos e até mesmo foram registrados casos de canibalismo na cidade. Milhares de cidadãos de Leningrado morreram de fome por causa do cerco alemão.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E.

Segundo levantamento do historiador Max Hastings, o responsável por aconselhar os nazistas a imporem uma política de fome sobre Leningrado foi o professor do Instituto de Nutrição de Munique, Ernst Ziegelmeyer. Segundo o relato de Hastings, esse professor sugeriu que não havia necessidade de batalha, pois, se fosse imposta uma dieta diária de menos de 250 gramas de pão aos cidadãos de Leningrado, a cidade morreria de fome em pouco tempo.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola