Exercícios sobre os Conceitos históricos fundamentais

Um conjunto de questões sobre conceitos históricos primordiais a todos os estudantes. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

A História não passa de uma área de conhecimento preocupada em estudar o passado? Justifique a sua resposta.

Ver resposta
Resposta

Não. Apesar de trabalhar com dados que se encontram no tempo passado, a ciência histórica é uma importante ferramenta para que possamos repensar a situação presente do homem. Sempre que nos voltamos àquilo que já foi feito, procuramos informações e desdobramentos daquele ato em nosso tempo presente. De tal forma, tem grande importância na reflexão das experiências vividas e na obtenção de respostas que possam reorientar nossas ações e comportamentos.

Questão 2

Os fatos históricos só podem ser reconhecidos nas ações dos grandes acontecimentos e personagens? Justifique a sua resposta através de um exemplo.

Ver resposta
Resposta

Não. A realização dos fatos históricos podem acontecer pela ação de pessoas completamente desconhecidas ou por coletividades. Em um processo eleitoral, por exemplo, várias pessoas determinam a escolha de um governante através de uma ação individual. Dessa forma, vemos que elas participam de um importante fato político sem que para isso, tenham que ser reconhecidas ou responsáveis por uma ação de grande impacto.

Questão 3

Estabeleça a diferença existente entre o tempo cronológico e o tempo histórico.

Ver resposta
Resposta

O tempo cronológico trabalha com unidades de tempo constantes que buscam um padrão válido para um grande número de pessoas. Dessa forma, ao falarmos do tempo cronológico, fazemos referência aos minutos, horas, dias, meses,anos... Já o tempo histórico tem uma forma de organização dinâmica, que varia de acordo com as transformações mais significativas para uma sociedade. Nesse caso, vemos que cada povo tem autonomia para estabelecer a divisão do seu tempo histórico.

Questão 4

Aponte a divisão do tempo histórico usualmente utilizada pelos historiadores e demais estudantes dessa área do conhecimento.

Ver resposta
Resposta

Os historiadores costumam dividir o tempo histórico da seguinte forma: Pré-História, que vai do surgimento dos primeiros hominídeos (4 milhões de anos atrás) até a invenção da escrita (4000 a.C.); Idade Antiga, que vai de 4000 a.C. até o século V d.C.; Idade Média, compreendida entre os séculos V e XV; a Idade Moderna, que fica entre os séculos XV e XVIII; e a Idade Contemporânea, que vai dos fins do século XVIII até os dias atuais.

Questão 5

Explique de que forma o historiador tem condições de acessar o passado.

Ver resposta
Resposta

A relação do historiador com o passado acontece através do trabalho com as chamadas fontes históricas. Essas fontes podem abarcar uma série de registros do passado, entre os quais podemos incluir, o trabalho com documentos oficiais, relatórios, cartas, artefatos arqueológicos, o mobiliário, as vestimentas, as obras artísticas, as fotografias e os relatos orais. Na medida em que reúne tais fontes, o historiador busca responder às questões que levanta sobre as mesmas.

Questão 6

O que é anacronismo, e como ele dificulta o trabalho com o passado?

Ver resposta
Resposta

O anacronismo é toda a interpretação do passado realizada a partir dos valores e conceitos desenvolvidos no tempo presente. Muitas vezes, o anacronismo dificulta o trabalho com o passado por criar interpretações que não têm relação com o conjunto de valores e ideias da época trabalhada. De tal forma, esse tipo de ação pode incorrer no desenvolvimento de interpretações incoerentes sobre as experiências, questões e modos de vida das sociedades passadas.

Leia o artigo