Exercícios sobre os óxidos anfóteros
Qual dos óxidos a seguir poderia ser utilizado para reagir tanto com um ácido inorgânico quanto com uma base inorgânica?
a) Cr2O3
b) Li2O
c) CaO
d) SO2
e) CO
Letra a). Para que um óxido reaja com uma base ou com um ácido, ele deve pertencer à classe dos óxidos anfóteros. Para ser anfótero, o óxido deve apresentar elementos metálicos como berílio, alumínio, zinco, estanho, chumbo, arsênio, antimônio, crômio (de carga +3). Nesse exercício, temos o óxido anfótero com crômio.
As outras alternativas estão incorretas porque:
b- É um óxido básico por ser iônico e apresentar metais diferentes daqueles que formam óxidos anfóteros.
c- É um óxido básico por ser iônico e apresentar metais diferentes daqueles que formam óxidos anfóteros.
d- É um óxido ácido por apresentar caráter covalente, ou seja, formado por ligação covalente.
e- É um dos três únicos óxidos que são classificados como neutros. Os dois outros são o NO e o N2O.
Considere as substâncias a seguir:
I. Cu2O
II. ZnO
III. CaO
É correto afirmar que temos óxido anfótero:
a) Apenas em I.
b) Apenas em II.
c) Apenas em III.
d) I e II.
e) I, II e III.
Letra b). Para ser considerado anfótero, um óxido deve apresentar, acompanhando o elemento oxigênio, um dos seguintes elementos metálicos:
-
Berílio;
-
Zinco;
-
Alumínio;
-
Antimônio;
-
Estanho;
-
Arsênio;
-
Chumbo;
-
Crômio (de carga +3).
Nesse exercício, temos o óxido anfótero com a presença do elemento zinco. Nos itens I e III, temos óxidos básicos por serem iônicos e apresentarem metais diferentes daqueles que formam óxidos anfóteros.
(ITA-SP) Os óxidos de metais de transição podem ter caráter ácido, básico ou anfótero. Assinale a opção que apresenta o caráter dos seguintes óxidos: CrO, Cr2O3 e CrO3.
a) Ácido, anfótero, básico
b) Ácido, básico, anfótero
c) Anfótero, ácido, básico
d) Básico, ácido, anfótero
e) Básico, anfótero, ácido
Letra e). Todos os três óxidos presentes nesse exercício apresentam o elemento crômio, o qual forma, assim como o enunciado diz, três óxidos de classes diferentes, de acordo com o seu NOX:
-
Óxido ácido: crômio com NOX +6;
-
Óxido básico: crômio com NOX +2;
-
Óxido anfótero: crômio com NOX +3.
Assim, para encontrar a resposta correta, basta determinar o NOX do crômio em cada óxido, lembrando que nos óxidos o NOX do oxigênio é sempre -2:
-
CrO: Temos apenas um átomo de cada elemento. Assim, como o O vale -2, para zerar o NOX total do composto, o NOX do Cr deve ser igual a +2 (óxido básico).
-
Cr2O3: Temos dois átomos de Cr e três do O, que possui NOX -2 (resultando em uma carga igual a -6). Logo, para zerar o NOX total do composto, o NOX do Cr deve ser um valor que multiplicado por 2 resulte em +6, ou seja, seu NOX é +3 (óxido anfótero).
-
CrO3: Temos apenas um átomo de Cr e três do O, que possui NOX -2 (resultando em uma carga igual a -6). Logo, para zerar o NOX total do composto, o NOX do Cr deve ser igual a +6 (óxido ácido).
(FMJ-SP) Os óxidos possuem inúmeras aplicações químicas. Uma das formas de classificá-los é por meio de seu caráter ácido, básico ou anfótero. Dois óxidos que podem ser classificados como anfóteros são:
a) ZnO e MgO.
b) Al2O3 e Cl2O.
c) Al2O3 e MgO.
d) MgO e CaO.
e) Al2O3 e ZnO.
Letra e). Um óxido para ser considerado anfótero deve apresentar, acompanhando o elemento oxigênio, um dos seguintes elementos metálicos:
-
Berílio;
-
Zinco;
-
Alumínio;
-
Antimônio;
-
Estanho;
-
Arsênio;
-
Chumbo;
-
Crômio (de carga +3).
O exercício pede a alternativa que apresente apenas óxidos anfóteros, o que ocorre na alternativa e, com a presença dos óxidos anfóteros com alumínio e zinco. Os outros óxidos que aparecem nas alternativas são classificados da seguinte forma:
-
MgO: É um óxido básico por ser iônico e apresentar metais diferentes daqueles que formam óxidos anfóteros.
-
Cl2O: É um óxido ácido por apresentar caráter covalente, ou seja, formado por ligação covalente.
-
CaO: É um óxido básico por ser iônico e apresentar metais diferentes daqueles que formam óxidos anfóteros.