Exercícios sobre Convenção Nacional na Revolução Francesa
Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi:
a) o abrandamento das tensões políticas e sociais.
b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.
c) a articulação política entre nobreza e clero contra a burguesia.
d) a radicalização revolucionária dos jacobinos.
e) a formação de um governo centralista comandado pelos montanheses.
Letra D
A fase da Convenção Nacional foi comandada pelos jacobinos, que se valeram do terror político, materializado nas sucessivas execuções na guilhotina. Entre as vítimas da radicalização revolucionária estavam o rei da França, Luís XVI, e a rainha, Maria Antonieta.
(Cesgranrio) A Revolução Francesa insere-se em um conjunto de profundas transformações históricas ocorridas na sociedade europeia da segunda metade do século XVIII. As etapas do processo revolucionário, entre 1789 e 1799, expressaram os conflitos sociais e os diferentes projetos políticos dos diversos grupos envolvidos na Revolução. Assinale a opção que relaciona corretamente a atuação de um desses grupos com uma etapa do processo revolucionário.
a) A reação armada do clero monarquista (refratário) contra os revolucionários determinou a instituição da Constituição Civil do Clero, em 1790, que garantiu o pagamento de indenizações e a devolução de suas propriedades confiscadas no início da Revolução.
b) A manutenção prolongada do Período do Terror, instituído pelos monarquistas, determinou a derrota dos segmentos revolucionários liderados pelos "sans-culottes" frente ao Golpe do 18 Brumário, em 1799, que elevou Napoleão Bonaparte à direção do Comitê de Salvação Pública.
c) A burguesia liberal definiu seu modelo de Estado com a promulgação da Primeira Constituição da França, em 1791, durante a Assembleia Nacional, que instituiu uma monarquia constitucional baseada no sufrágio censitário e na divisão dos poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
d) Os jacobinos extremistas, formados pela nobreza parisiense e provincial, retornaram ao poder com a Convenção Termidoriana, entre 1794 e 1795, anulando diversas conquistas revolucionárias, tais como a Lei do Preço Máximo e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
e) Os camponeses, representados pelo Partido Girondino, formavam uma poderosa facção, cujo apoio popular permitiu que controlassem politicamente a Revolução durante a fase da Convenção Montanhesa, entre 1793 e 1794, na qual aboliram os privilégios feudais e a escravidão nos territórios coloniais franceses.
Letra C
A forma de institucionalização da Revolução Francesa que antecedeu a fase da Convenção Nacional foi a da Monarquia Constitucional, começada em 1791. Essa forma de governo procurava ainda conciliar os interesses da nobreza com os da alta burguesia.
Leia o poema abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;
Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos.
Máquina adorável, tende piedade de nós.
Máquina admirável, tende piedade de nós.
Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.
Ó celeste Guilhotina,
Você abrevia rainhas e reis,
Por tua influência divina Reconquistamos nossos direitos. (bis)
Sustenta as leis da pátria E que teu soberbo instrumento
Torne-se sempre permanente
Para destruir uma seita ímpia.
Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes,
Enriquece tua bagagem com cabeças de tirano!
(ARASSE, Daniel. A Guilhotina e o Imaginário do Terror. São Paulo: Ática, 1989. p. 106-107.)
Esse poema faz referência à fase do Terror Revolucionário, levado a cabo pelos jacobinos durante a Revolução Francesa. O verso “Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes” é endereçado ao personagem histórico:
a) François Pitt, jacobino considerado traidor por dar fuga ao rei Luís XVI.
b) William Pitt, primeiro-ministro inglês.
c) Saint-Just Pitt, um nobre oficial contrarrevolucionário.
d) Charlotte Corday, assassina de Marat e conhecida pelo apelido “Pitt”.
e) Maria Luísa de Habsburgo, também conhecida como Condessa de Pitt.
Letra B
William Pitt foi o primeiro-ministro da Inglaterra durante todo o processo da Revolução Francesa e em parte da Era Napoleônica. Apesar de ter se entusiasmado inicialmente com a revolução, com o tempo, posicionou-se contra ela, quando começou o terror revolucionário a partir de 1894. Pitt foi responsável por desencadear várias ofensivas militares contra as colônias francesas da época, despertando o ódio dos jacobinos.
(Cesgranrio) Durante a Revolução Francesa, a radicalização, típica da "Época da Convenção" (1792-5), caracterizou-se pela:
a) Promulgação da "Declaração Universal dos Direitos do Homem";
b) aprovação da "constituição civil do clero" por Luiz XVI;
c) instituição de um regime político e social de caráter democrático - o Diretório;
d) criação de tribunais revolucionários e a abolição dos direitos senhoriais;
e) pacificação da Europa, a partir da paz entre a França e a Inglaterra.
Letra D
O terror jacobino, que caracterizou a fase da Convenção Nacional, instalou tribunais revolucionários que decidiam a sorte de seus opositores e matavam-nos na guilhotina. Além disso, essa fase radicalizou o processo político da Revolução, cortando os privilégios da nobreza francesa, como os direitos senhoriais, que remontavam às práticas econômicas do feudalismo.