Exercícios sobre a economia, sociedade e política dos astecas

Com estes exercícios sobre a sociedade, política e economia do povo asteca, você pode avaliar seus conhecimentos sobre uma das maiores civilizações pré-colombianas. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

(UFSM-RS)Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros.

(KARNAL, Leandro. A Conquista do México. São Paulo: FTD, 1996. p. 13.)

O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era:

a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros.

b) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira.

c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo,

judiciário e militar.

d) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal.

e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A sociedade asteca era hierarquizada, haja vista que existiam diversos grupos que formavam os quadros sociais: Imperador, nobreza, militares, sacerdotes, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos. Era considerada guerreira porque conquistou inúmeras regiões nas proximidades por meio de guerras e constantemente realizavam sacrifícios de prisioneiros de guerra. O Imperador era chamado de tlatoani, que significa aquele que comanda ou aquele que fala, e tinha, de fato, poder sobre o exército e sobre a religião.

Questão 2

A chinampa, utilizada pelos astecas, pode ser definida como:

a) ritual religioso

b) imposto cobrado

c) prática de cultivo agrícola

d) deus da mitologia asteca

e) grupo da sociedade asteca

Ver resposta
Resposta

Letra C

As chinampas eram um método de cultivo que os astecas utilizavam para sobreviver. Tratava-se de ilhas artificiais que aglomeravam barro retirado do fundo dos lagos. Essas ilhas artificiais eram sustentadas por troncos e hastes, e as raízes das plantas cultivadas garantiam a sustentação da chinampa. Eram colocadas para flutuar no lago Texcoco (lago que cercava a cidade de Tenochtitlán durante o século XVI).

Questão 3

Uma cidade fundada por uma tribo mexicana foi conquistada pelos astecas e transformada em importante centro comercial, onde eram vendidos ervas medicinais, artesanato, alimento, animais etc. O local também foi alvo dos espanhóis, que lá realizaram um massacre em 1521. Estamos falando de:

a) Tenochtitlán

b) Tlatelolco

c) Teotihuacan

d) Chichen Itzá

e) Cuzco

Ver resposta
Resposta

Letra B

A cidade de Tlatelolco foi fundada por uma tribo mexica por volta do século XIV e transformada em mercado pelos astecas que a conquistaram. Existem relatos que falam da grandiosidade do mercado de Tlatelolco com estimativas falando em milhares de comerciantes reunidos. O mercado foi palco de um massacre realizado pelos espanhóis pouco antes da derrota asteca em 1521. A cidade foi quase inteiramente destruída e saqueada pelos espanhóis.

Questão 4

A sociedade asteca era estratificada, ou seja, dividia-se em classes sociais que tinham funções diferentes. A classe que realizava trabalhos para o Estado de espionagem sobre outras regiões dominadas pelos astecas eram os:

a) comerciantes

b) artesãos

c) nobres

d) sacerdotes

e) escravos

Ver resposta
Resposta

Letra A

Os comerciantes astecas podem ser divididos entre os que comercializavam produtos comuns e básicos ao cotidiano e aqueles que vendiam produtos de luxo e que tinham meios de viajar por várias regiões (dentro e fora das terras astecas) para vender os seus produtos. Tinham um papel importante de passar aos chefes militares informações dos locais que visitavam, auxiliando-os com informações de povos adversários.

Assista às nossas videoaulas