Exercícios sobre a economia, sociedade e política dos astecas
(UFSM-RS) “Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros.”
(KARNAL, Leandro. A Conquista do México. São Paulo: FTD, 1996. p. 13.)
O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era:
a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros.
b) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira.
c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo,
judiciário e militar.
d) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal.
e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro.
Letra D
A sociedade asteca era hierarquizada, haja vista que existiam diversos grupos que formavam os quadros sociais: Imperador, nobreza, militares, sacerdotes, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos. Era considerada guerreira porque conquistou inúmeras regiões nas proximidades por meio de guerras e constantemente realizavam sacrifícios de prisioneiros de guerra. O Imperador era chamado de tlatoani, que significa aquele que comanda ou aquele que fala, e tinha, de fato, poder sobre o exército e sobre a religião.
A chinampa, utilizada pelos astecas, pode ser definida como:
a) ritual religioso
b) imposto cobrado
c) prática de cultivo agrícola
d) deus da mitologia asteca
e) grupo da sociedade asteca
Letra C
As chinampas eram um método de cultivo que os astecas utilizavam para sobreviver. Tratava-se de ilhas artificiais que aglomeravam barro retirado do fundo dos lagos. Essas ilhas artificiais eram sustentadas por troncos e hastes, e as raízes das plantas cultivadas garantiam a sustentação da chinampa. Eram colocadas para flutuar no lago Texcoco (lago que cercava a cidade de Tenochtitlán durante o século XVI).
Uma cidade fundada por uma tribo mexicana foi conquistada pelos astecas e transformada em importante centro comercial, onde eram vendidos ervas medicinais, artesanato, alimento, animais etc. O local também foi alvo dos espanhóis, que lá realizaram um massacre em 1521. Estamos falando de:
a) Tenochtitlán
b) Tlatelolco
c) Teotihuacan
d) Chichen Itzá
e) Cuzco
Letra B
A cidade de Tlatelolco foi fundada por uma tribo mexica por volta do século XIV e transformada em mercado pelos astecas que a conquistaram. Existem relatos que falam da grandiosidade do mercado de Tlatelolco com estimativas falando em milhares de comerciantes reunidos. O mercado foi palco de um massacre realizado pelos espanhóis pouco antes da derrota asteca em 1521. A cidade foi quase inteiramente destruída e saqueada pelos espanhóis.
A sociedade asteca era estratificada, ou seja, dividia-se em classes sociais que tinham funções diferentes. A classe que realizava trabalhos para o Estado de espionagem sobre outras regiões dominadas pelos astecas eram os:
a) comerciantes
b) artesãos
c) nobres
d) sacerdotes
e) escravos
Letra A
Os comerciantes astecas podem ser divididos entre os que comercializavam produtos comuns e básicos ao cotidiano e aqueles que vendiam produtos de luxo e que tinham meios de viajar por várias regiões (dentro e fora das terras astecas) para vender os seus produtos. Tinham um papel importante de passar aos chefes militares informações dos locais que visitavam, auxiliando-os com informações de povos adversários.