Exercícios sobre Educação na Idade Média
(Fuvest) A proliferação das universidades medievais, no século XIII, responsável por importantes transformações culturais, está relacionada:
a) ao Renascimento cultural promovido por Carlos Magno e pelos homens cultos que trouxe para sua corte.
b) à invenção da imprensa que possibilitou a reprodução dos livros a serem consultados por mestres e alunos.
c) à importância de se difundir o ensino do latim, língua utilizada pela Igreja para escrever tratados teológicos, cartas e livros.
d) ao crescimento do comércio, ao desenvolvimento das cidades e às aspirações de conhecimentos da burguesia.
e) à determinação de eliminar a ignorância e o analfabetismo da chamada Idade das Trevas.
Letra D
A partir dos séculos XI e XII, a Europa Ocidental começou a ter um forte crescimento urbano e comercial, conhecido como Renascimento Urbano e Comercial, que resultou, dentre outras coisas, da retomada das conexões comerciais do Mar Mediterrâneo. A fermentação da vida urbana propiciou o aparecimento das instituições de ensino universitárias, que foram o cerne da vida cultural desse período.
(Unesp) A vida cultural europeia, na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):
a) esforço de Ptolomeu para estruturar os conceitos geográficos.
b) multiplicação das Universidades e difusão da arquitetura gótica.
c) deslocamento, de Córdoba para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.
d) difusão do dogma escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da verdade.
e) decadência do ensino urbano seguido de sua ruralização.
Letra B
A vida cultural da Idade Média, sobretudo do período da Baixa Idade Média, sem dúvida, está relacionada com a vida urbana do mesmo período. As universidades e as catedrais góticas são expressão da riqueza cultural e do desenvolvimento urbano de tal época.
As chamadas sete artes liberais, que estavam na base do ensino na Idade Média Ocidental, compreendiam dois grupos. Eram eles:
a) Sistema de Comenius e de Rousseau.
b) Alcorão e Sistema de Hugo de São Victor.
c) O Trivium e a Didática Magna.
d) O Trivium e o Quadrivium
e) O Trivium e o doutorado em artes mágicas.
Letra D
As sete artes liberais da Idade Média Ocidental estavam divididas em dois grupos de complexidade: o Trivium, que comportava a Gramática, a Retórica e a Lógica, e o Quadrivium, que comportava a Aritmética, a Música, a Geometria e a Astrologia. Esse sistema perdurou até o período do Renascimento, tendo sido vencido pelo modelo proposto por Comenius em sua Didática Magna.
A Universidade medieval surgiu de uma iniciativa eclesiástica, mas não restringia a sua atividade apenas aos membros da Igreja, estando aberta também aos leigos. Aquele que pode ser considerado o documento fundador das universidades medievais é:
a) A bula Divinis Redemptoris
b) A Doação de Constantino
c) A encíclica Fides et Ratio
d) A encíclica Rerum Novarum
e) A bula Parens Scientiarum
Letra E
A Bula Parens scientiarum, decretada pelo papa Gregório IX, é considerado o documento fundador da Universidade Medieval. Segundo a historiadora Reginé Pernoud, em sua obra “Luz na Idade Média”, essa carta papal reconhecia explicitamente tanto a professores quanto a alunos o direito de se associarem em um espaço para ensinarem seus conhecimentos uns aos outros.