Exercícios sobre as fases da Segunda Guerra Mundial
(Omni — adaptado) A Segunda Guerra Mundial chocou o mundo ao demonstrar a capacidade de extermínio das potências mundiais em curto espaço de tempo e pelos mais diversos motivos. Embora não tenha originado os campos de concentração — estes já existiam nas colônias inglesas e alemãs no continente africano —, o regime nazista deu um novo sentido a esse tipo de atrocidade. Nesse contexto, houve um tipo de política específica conhecida como Solução Final, cujas intenções estavam pautadas:
a) na tentativa de Hitler de derrotar seus inimigos, buscando o fim imediato da guerra.
b) na pretensão de eliminar fisicamente todos os judeus da Europa.
c) no desejo alemão de vencer a URSS e concentrar suas ações para o Oeste europeu.
d) em uma estratégia de, paulatinamente, incorporar judeus, eslavos e homossexuais nos programas de “reeducação” promovidos pelos nazistas.
e) nenhuma das alternativas acima.
Letra B
A Operação Solução Final foi um plano formulado pelos nazistas cujo objetivo era promover a eliminação de todos os judeus que residiam no continente europeu. Esse plano foi formulado por Reinhard Heydrich e Heinrich Himmler e foi responsável por milhões de mortes.
(Unesc — adatptado) Com relação aos eventos que compõem a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta:
a) O pacto de não agressão nazi-soviético, firmado antes do início dos conflitos, serviu aos interesses de Stalin de organização de seu exército e posterior invasão da Polônia e Áustria.
b) Os exércitos nazistas comandados por Hitler tiveram problemas para manter os inúmeros frontes de batalha criados após o período da guerra relâmpago (Blitzkrieg), principalmente pela ineficiência dos exércitos que compunham o Eixo.
c) A guerra na África vencida pelos alemães foi o fator decisivo para que os exércitos nazistas pudessem alcançar o Canal da Mancha e infringir sérios danos à cidade de Londres por meio dos bombardeios da Luftwaffe.
d) Os aliados começaram a contraofensiva ao Eixo pela península Balcânica, invadindo as ilhas gregas e depois promovendo a libertação total do território da Grécia.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Letra B
Um dos motivos da derrota do Eixo na guerra é a quantidade de frentes de batalha assumidas pelos alemães nesse conflito. As necessidades da guerra foram muito além do que a indústria e a sociedade alemã poderia oferecer. Além disso, italianos e japoneses não conseguiam fornecer ajuda substancial para seu aliado.
(GSA Concursos) Inúmeras foram as guerras realizadas na história da humanidade. Umas curtas, outras longas, umas com poucos mortos, outras com milhões. Com certeza, a maior no quesito mortes foi a Segunda Guerra Mundial. Indique a alternativa que não é considerada uma de suas causas:
a) Tratado de Versalhes.
b) Corrida Armamentista.
c) Revanchismo Francês frente à Alemanha.
d) Imperialismo Italiano.
e) Desejo do Japão em ter o domínio sobre a Ásia.
Letra C
O revanchismo francês em relação à Alemanha tem relação com a Guerra Franco-Prussiana e, por consequência, é um dos fatores que explicam a Primeira Guerra Mundial, não a Segunda Guerra.
(Ibade) Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra, marque a alternativa correta.
a) Apoiando o grupo dos Aliados, o país teve uma importante participação na Batalha de Monte Castelo.
b) Em oposição aos Estados Unidos, Vargas ficou, em primeiro momento, ao lado das potências do Eixo.
c) O país mostrou neutralidade até o fim do conflito, pois temia uma investida alemã.
d) Após diversos ataques a navios brasileiros por parte dos alemães, Getúlio Vargas entrou no conflito, mas somente oferecendo auxílio na distribuição de suprimentos.
e) Vargas optou por ficar neutro até o fim do conflito, mas flertava com o nazismo. Na tentativa de estreitar relações, enviou Olga Benário para a Alemanha.
Letra A
O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados em consequência dos ataques alemães contra embarcações brasileiras. As tropas brasileiras foram enviadas para ajudar posições aliadas no norte da Itália.
O Eixo, um dos lados que lutaram na Segunda Guerra Mundial, era formado por:
a) Alemanha, URSS e França
b) EUA, URSS e Reino Unido
c) Reino Unido, EUA e França
d) URSS, Itália e Japão
e) Alemanha, Japão e Itália
Letra E
O Eixo era formado pelas seguintes nações: Alemanha, Japão e Itália. A formação do Eixo passou por duas alianças: o Pacto Anticomintern, que uniu Japão e Alemanha, e o Pacto Tripartite, que uniu Alemanha, Japão e Itália.
A guerra travada por Japão e China e que acontecia paralelamente à Segunda Guerra Mundial recebeu qual nome?
a) Primeira Guerra Sino-Japonesa
b) Segunda Guerra Sino-Japonesa
c) Guerra do Ópio
d) Guerra do Pacífico
e) Guerra Civil Chinesa
Letra B
A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi um conflito que se estendeu de 1937 a 1945, sendo consequência do imperialismo japonês sobre o continente asiático. Esse conflito se iniciou quando o Japão invadiu a costa leste do território chinês e terminou quando o Japão foi derrotado.
Qual dos países abaixo não foi invadido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial?
a) Noruega
b) Iugoslávia
c) Bélgica
d) Suíça
e) França
Letra D
Dos países mencionados, o único que não foi invadido pelos alemães foi a Suíça, pois esse país assumiu posição de neutralidade. Acredita-se que essa não invasão alemã na Suíça se explica por questões militares e pela importância de manter a Suíça neutra no conflito por conta de transações comerciais do governo alemão.
Grande operação de desembarque de tropas aliadas na Normandia:
a) Operação Barbarossa
b) Dia D
c) Batalha das Ardenas
d) Batalha da França
e) Operação Azul
O bombardeio atômico ao Japão aconteceu em quais cidades?
a) Tóquio e Osaka
b) Yokohama e Kobe
c) Hiroshima e Nagasaki
d) Sapporo e Kyoto
e) Saitama e Nagoya
Letra C
As duas bombas atômicas norte-americanas foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Causaram grande destruição, matando milhares e deixando os sobreviventes com sequelas. O objetivo era forçar a rendição japonesa, o que aconteceu em 2 de setembro de 1945.
Cidade soviética que foi cercada pelas tropas nazistas e foi deixada para que a população local morresse de fome:
a) Moscou
b) Leningrado
c) Kiev
d) Stalingrado
e) Minsk
Letra B
O cerco a Leningrado aconteceu entre setembro de 1941 e janeiro de 1944 e consistiu no isolamento proposital de Leningrado, no noroeste do território soviético, com o objetivo de deixar a cidade morrer de fome. O cerco dessa cidade durou quase 900 dias e causou cerca de 1,5 milhão de mortes.
A primeira grande derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial ocorreu durante a/o:
a) Batalha de Midway
b) Batalha de Guadalcanal
c) Batalha das Filipinas
d) Invasão da Birmânia
e) Ataque a Pearl Harbor
Letra A
A Batalha de Midway foi travada por Estados Unidos e Japão entre os dias de 4 e 7 de junho de 1942, sendo considerada a primeira derrota japonesa na Guerra do Pacífico. Essa batalha foi crucial porque destruiu a frota japonesa, tornando inevitável a derrota japonesa nesse conflito.
Qual das batalhas abaixo NÃO aconteceu na Segunda Guerra Mundial?
a) Batalha das Ardenas
b) Cerco a Budapeste
c) Batalha de Berlim
d) Batalha de Verdun
e) Batalha de Stalingrado
Letra D
A Batalha de Verdun aconteceu entre os anos de 1916 e 1918, sendo, portanto, uma batalha da Primeira Guerra Mundial. Foi responsável por quase 1 milhão de mortes.