Exercícios sobre a Formação do Estado Nacional Britânico

O Estado Nacional Britânico foi formado ao longo de alguns séculos, recheados de conflitos internos entre a nobreza e também com outros países. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

(FCC-SP) A Magna Carta (1215), aceita por João Sem-Terra, da Inglaterra, reveste-se de grande importância porque, entre outros aspectos:

  1. assegurava aos homens livres proteção contra  as arbitrariedades do poder político.
  2. solucionava o conflito entre o Estado e a Igreja, decorrente do assassinato do bispo Thomas Beckett.
  3. eliminava a influência política dos condes e barões na vida inglesa.
  4. fazia com que a estrutura do governo inglês perdesse suas características feudais.
  5. pôs fim a longa disputa com Felipe Augusto sobre os feudos ingleses na França.
Ver resposta
Resposta

Letra A. A Magna Carta garantia a todos os indivíduos livres o julgamento de acordo com as leis britânicas.

Questão 2

(FEI-SP) Os problemas de heranças feudais, que haviam confundido destinos e províncias, tornaram inevitável a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. A eclosão desse conflito:

  1. deu-se no primeiro quartel do século XI, a partir de problemas de sucessão no trono francês sobre o qual a Inglaterra tinha fortes interesses.
  2. teve como causa principal a disputa pela região de Flandres que, feudatária da França, atraía fortes interesses econômicos da Inglaterra.
  3. ocorreu na primeira metade do século XIV, a partir da disputa entre os dois países sobre inúmeros territórios flamengos e italianos.
  4. foi provocada pelas disputas políticas entra a Rosa Vermelha (de Lancaster) e a Rosa Branca (de York).
  5. aconteceu graças a interesses manufatureiros da França sobre Flandres, região feudatária da Inglaterra.
Ver resposta
Resposta

Letra B. Apesar das intensas batalhas ocorridas durante essa guerra, ao seu final, ambos os Estados em conflito realizaram um processo de centralização do poder. Flandres foi o estopim da Guerra dos Cem Anos, insuflada ainda por problemas sucessórios em alguns territórios no continente europeu.

Questão 3

Ao final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), a Inglaterra vivenciou uma guerra interna que seria fundamental para a consolidação da centralização do poder político. Qual foi esse conflito?

  1. Revolução Gloriosa.
  2. Guerra Civil Inglesa.
  3. Guerra das Duas Rosas.
  4. Guerra dos Sete Anos.
Ver resposta
Resposta

Letra C. Ao final da Guerra dos Cem Anos, as disputas dinásticas levaram as casas de Lancaster e York a lutarem entre si. O nome da guerra se deve ao símbolo das duas casas representadas por duas Rosas, uma Vermelha, de Lancaster, e outra Branca, de York.

Questão 4

Sobre a formação da monarquia nacional inglesa é incorreto afirmar:

  1. na Magna Carta (1215) firmou-se a criação do chamado Grande Conselho, que tinha a prerrogativa de impedir o rei de aprovar novas leis sem o consentimento da nobreza britânica.
  2. Henrique II (1154 – 1189) foi o primeiro imperador da dinastia Tudor e, preocupado em ampliar seus poderes, fez com que as suas leis fossem válidas apenas para a Inglaterra, formando um corpo de juízes encarregado de instituir tribunais por todo o reino.
  3. o Grande Conselho instituído pela Carta magna ampliou seus poderes ao longo do tempo. No século XIV, o Conselho passou a dividir-se entre a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns, formando assim o Parlamento Inglês.
  4. a Guerra das Duas Rosas resolveu-se somente quando o Lancaster Henrique Tudor buscou o apoio da burguesia para dar fim à contenda. Após ser nomeado Henrique VII, deu início à dinastia Tudor, que inaugurou o estabelecimento dos regimes absolutistas na Inglaterra.
Ver resposta
Resposta

Letra B. Henrique II foi o primeiro imperador da dinastia Plantageneta, estendendo seu poder para toda a Grã-Bretanha e não apenas à Inglaterra.

Leia o artigo