Exercícios sobre a heresia dos cátaros
(UFSCar-2008/adaptada) O Quarto Concílio de Latrão, em 1215, decretou medidas contra os senhores seculares caso protegessem heresias em seus territórios, ameaçando-os até com a perda dos domínios. Já antes desse concílio e como consequência dele, as autoridades laicas decretaram a pena de morte para evitar a disseminação de heresias em seus territórios, a começar por Aragão em 1197, Lombardia em 1224, França em 1229, Roma em 1230, Sicília em 1231 e Alemanha em 1232.
FALBEL, Nachman. Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 17.
O catarismo foi considerado herético pela Igreja Católica e passou a sofrer grande perseguição, principalmente a partir da Cruzada albigense, iniciada em 1209. A respeito das heresias medievais, é correto afirmar que:
a) o termo heresia designava uma doutrina contrária aos princípios da fé oficialmente declarada pela Igreja Católica.
b) os heréticos eram filósofos e teólogos que debatiam racionalmente a natureza divina e humana da Trindade no século XIII.
c) a Igreja tinha atitudes tolerantes com os hereges de origem popular, que propunham uma nova visão ética da instituição eclesiástica.
d) os primeiros heréticos apareceram nos séculos XII e XIII e defendiam antigas doutrinas difundidas pelo império otomano.
e) a heresia era conciliável com o poder temporal do Papa, mas provocou a ruptura das relações entre a Igreja e o Estado.
Letra A
No período medieval, era considerado herético todo movimento religioso que não estava de acordo com a ortodoxia, ou seja, a doutrina estabelecida pela Igreja Católica romana. A partir do século XII, uma série de movimentos heréticos surgiu em várias partes da Europa, e alguns, como o catarismo, tiveram grande adesão popular. O catarismo, por exemplo, converteu grande número de pessoas no sul da França e foi considerado herético pela Igreja Católica em 1119 pelo papa Calixto II.
O catarismo é considerado uma heresia herdeira de seitas gnósticas, que eram extremamente comuns no Leste Europeu, principalmente a:
a) dos valdenses
b) do bogomilismo
c) dos beguinos
d) do arianismo
e) do pelagianismo
Letra B
O catarismo foi considerado herdeiro de uma seita gnóstica que foi muito comum na região da atual Bulgária. O bogomilismo surgiu no século IX, e seu nome derivou-se do padre considerado o fundador da heresia, Bogomil. Acredita-se que as ideias do bogomilismo desenvolveram-se na Europa Ocidental por meio do catarismo.
[…] os adeptos da doutrina [cátara] afirmavam que Deus, infinitamente bom e perfeito, não podia ser o criador de um mundo mau e corruptível. Portanto, o mundo da matéria seria a obra de um segundo deus, o deus do mal, que o criou para sobrepor-se ao deus bom.
FALBEL, Nachman. Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 53.
O trecho acima faz referência à visão de mundo dos cátaros, na qual se afirmava que Deus só seria pertencente ao mundo espiritual, e o mundo material seria obra de um deus mau/Satã. Isso representa um conceito do catarismo chamado de:
a) bogomilismo
b) consolamentum
c) dualismo
d) apareliamentum
e) arianismo
Letra C
A questão faz referência à principal característica do catarismo: a visão de mundo dualista. Na concepção cátara, tudo que era originário do mundo espiritual pertencia a Deus (deus bom) e tudo que era originário do mundo material pertencia a Satã (deus mau). Assim, os cátaros acreditavam, por exemplo, que o mundo material (o universo) não havia sido criado por Deus, mas havia sido obra de Satã.
O catarismo era uma heresia que distinguia dois diferentes grupos de fiéis: os Perfeitos e os Crentes. Os Perfeitos eram aqueles que haviam restaurado sua alma a partir da comunhão com Cristo e mantinham vida de extremo ascetismo (penitência). Um Crente tornava-se um Perfeito a partir de um rito chamado de:
a) dualismo
b) excomunhão
c) apareliamentum
d) consolamentum
e) bogomilismo
Letra D
Um Crente tornava-se um Perfeito, ou seja, um fiel asceta, quando procurava viver uma vida de pobreza e penitência. O consolamentum era conquistado a partir de um período de dois anos de formação religiosa (noviciado). Uma vez oficialmente iniciado na religião, o Perfeito vivia uma vida de celibato e com alimentação extremamente rígida, na qual se abstinha de carne, por exemplo. O consolamentum marcava a redenção da alma de uma pessoa mediante a comunhão com Cristo.