Exercícios sobre o Holocausto

O Holocausto foi o extermínio de milhões de pessoas pelos nazistas. Através desta lista de exercícios você poderá conhecer mais sobre o assunto. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

O Holocausto cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças pseudocientíficas que apontavam os germânicos (os alemães em particular) como:

  1. Um povo de origem indo-europeia, iguais a todos os demais povos do mundo.
  2. Um povo de origem ariana, iguais a todos os demais povos europeus e asiáticos, sendo superior apenas aos africanos.
  3. Um povo de origem latina, cuja raça seria superior à de todas as demais que existem na Terra.
  4. Um povo de origem judaica, superior aos arianos.
  5. Membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior a todos os demais povos, principalmente os judeus.
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Resposta

Letra E. Os nazistas se consideravam membros da raça ariana, uma etnia que, devido a sua constituição biológica, tornava-se superior a todas as demais etnias.

Questão 2

A razão adotada pelos nazistas para realizarem o holocausto de diversos povos residia em uma suposta teoria científica, na qual os arianos seriam uma raça superior a diversos outros povos que existiam no mundo. Frente a isso, aponte a alternativa que indica um povo que não foi alvo do holocausto nazista.

  1. Eslavos
  2. Ciganos
  3. Gregos
  4. Judeus
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Resposta

Letra C. Os nazistas não julgavam os gregos como inferiores, principalmente pelo reconhecimento que tinham sobre o desenvolvimento da civilização grega na Antiguidade Clássica.

Questão 3

(UFRN) O filósofo alemão Theodor Adorno, refletindo sobre aspectos da sociedade ocidental do século XX, chegou à conclusão de que “Pessoas que se enquadram cegamente em coletividades transformam-se em algo análogo à matéria bruta e omitem-se como seres autodeterminantes. Isso combina com a disposição de tratar os outros como massa amorfa [...] Aquilo que exemplificava apenas alguns monstros nazistas poderá ser observado hoje em grande número de pessoas, como delinquentes juvenis, chefes de quadrilhas e similares, que povoam o noticiário dos jornais, diariamente [...] As pessoas dessa índole equiparam-se de certa forma às coisas. Depois, caso o consigam, elas igualam os outros às coisas. A expressão ‘acabar com eles’, tão popular no mundo dos valentões, como no dos nazistas, revela muito bem essa idéia”.

COHN, Gabriel (Org). Theodor Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 40.

O acontecimento da história da Alemanha que, no século XX, serviu de base para as reflexões de Adorno no fragmento anterior foi:

  1. a ascensão política dos junker – grandes proprietários, conservadores, protestantes –, que  tinham se beneficiado com a alta dos preços, após a Guerra Franco-prussiana.
  2. a agressiva política externa do III Reich, reivindicando territórios da Polônia, que acabaria sendo invadida por Hitler.
  3. a política de manutenção da “pureza da raça” ariana, com a eliminação das raças ou elementos considerados inferiores, sobretudo os judeus.
  4. a tomada do poder pelo Partido Comunista Alemão, que pregava a revolução socialista como alternativa para sair da crise econômica decorrente do Tratado de Versalhes.
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Letra C.

Questão 4

A história do Holocausto ficou também marcada por fatos, locais, teorias e personagens que passaram para a história como representantes desde sombrio período histórico do século XX. A partir das informações referentes ao Holocausto, relacione os dois grupos de afirmativas abaixo, indicando depois quais os pares relacionados estão totalmente corretos.

  1. Anne Frank.
  2. Auschwitz.
  3. Solução Final.
  4. Eugenia.
  5. Arianismo.
  1. Campo de concentração localizado na Polônia, onde milhares de judeus e ciganos foram mortos pelo exército nazista.
  2. Teoria racial que pregava a supremacia da raça ariana sobre as demais raças existentes entre os seres humanos.
  3. Garota judia que ficou famosa por escrever um diário onde relatava o cotidiano em um gueto judeu.
  4. Nome dado à política de extermínio maciço dos judeus que se encontravam nos campos de concentração.
  5. Teoria biológica desenvolvida no século XIX, que afirmava que as diferenças entre as várias etnias indicava a superioridade de uma sobre as outras.

Assinale a alternativa em que os pares estão corretos:

  1. a-3; b-1; c-4; d-5; e-2.
  2. a-5; b-2; c-3; d-1; e-4.
  3. a-2; b-1; c-3; d-4; e-5.
  4. a-4; b-2; c-5; d-3; e-1.
  5. a-1; b-3; c-4; d-5; e-2.
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Resposta

Letra A.

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