Exercícios sobre o Holocausto
O Holocausto cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças pseudocientíficas que apontavam os germânicos (os alemães em particular) como:
- Um povo de origem indo-europeia, iguais a todos os demais povos do mundo.
- Um povo de origem ariana, iguais a todos os demais povos europeus e asiáticos, sendo superior apenas aos africanos.
- Um povo de origem latina, cuja raça seria superior à de todas as demais que existem na Terra.
- Um povo de origem judaica, superior aos arianos.
- Membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior a todos os demais povos, principalmente os judeus.
Letra E. Os nazistas se consideravam membros da raça ariana, uma etnia que, devido a sua constituição biológica, tornava-se superior a todas as demais etnias.
A razão adotada pelos nazistas para realizarem o holocausto de diversos povos residia em uma suposta teoria científica, na qual os arianos seriam uma raça superior a diversos outros povos que existiam no mundo. Frente a isso, aponte a alternativa que indica um povo que não foi alvo do holocausto nazista.
- Eslavos
- Ciganos
- Gregos
- Judeus
Letra C. Os nazistas não julgavam os gregos como inferiores, principalmente pelo reconhecimento que tinham sobre o desenvolvimento da civilização grega na Antiguidade Clássica.
(UFRN) O filósofo alemão Theodor Adorno, refletindo sobre aspectos da sociedade ocidental do século XX, chegou à conclusão de que “Pessoas que se enquadram cegamente em coletividades transformam-se em algo análogo à matéria bruta e omitem-se como seres autodeterminantes. Isso combina com a disposição de tratar os outros como massa amorfa [...] Aquilo que exemplificava apenas alguns monstros nazistas poderá ser observado hoje em grande número de pessoas, como delinquentes juvenis, chefes de quadrilhas e similares, que povoam o noticiário dos jornais, diariamente [...] As pessoas dessa índole equiparam-se de certa forma às coisas. Depois, caso o consigam, elas igualam os outros às coisas. A expressão ‘acabar com eles’, tão popular no mundo dos valentões, como no dos nazistas, revela muito bem essa idéia”.
COHN, Gabriel (Org). Theodor Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 40.
O acontecimento da história da Alemanha que, no século XX, serviu de base para as reflexões de Adorno no fragmento anterior foi:
- a ascensão política dos junker – grandes proprietários, conservadores, protestantes –, que tinham se beneficiado com a alta dos preços, após a Guerra Franco-prussiana.
- a agressiva política externa do III Reich, reivindicando territórios da Polônia, que acabaria sendo invadida por Hitler.
- a política de manutenção da “pureza da raça” ariana, com a eliminação das raças ou elementos considerados inferiores, sobretudo os judeus.
- a tomada do poder pelo Partido Comunista Alemão, que pregava a revolução socialista como alternativa para sair da crise econômica decorrente do Tratado de Versalhes.
Letra C.
A história do Holocausto ficou também marcada por fatos, locais, teorias e personagens que passaram para a história como representantes desde sombrio período histórico do século XX. A partir das informações referentes ao Holocausto, relacione os dois grupos de afirmativas abaixo, indicando depois quais os pares relacionados estão totalmente corretos.
- Anne Frank.
- Auschwitz.
- Solução Final.
- Eugenia.
- Arianismo.
- Campo de concentração localizado na Polônia, onde milhares de judeus e ciganos foram mortos pelo exército nazista.
- Teoria racial que pregava a supremacia da raça ariana sobre as demais raças existentes entre os seres humanos.
- Garota judia que ficou famosa por escrever um diário onde relatava o cotidiano em um gueto judeu.
- Nome dado à política de extermínio maciço dos judeus que se encontravam nos campos de concentração.
- Teoria biológica desenvolvida no século XIX, que afirmava que as diferenças entre as várias etnias indicava a superioridade de uma sobre as outras.
Assinale a alternativa em que os pares estão corretos:
- a-3; b-1; c-4; d-5; e-2.
- a-5; b-2; c-3; d-1; e-4.
- a-2; b-1; c-3; d-4; e-5.
- a-4; b-2; c-5; d-3; e-1.
- a-1; b-3; c-4; d-5; e-2.
Letra A.