Topo
pesquisar

Exercícios sobre a História de São Petersburgo

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a história de uma das cidades mais importantes da Rússia: São Petersburgo. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A alteração do nome da cidade de São Petersburgo para Petrogrado, que aconteceu no começo do século XX, está diretamente relacionado com qual evento:

a) Revolução Russa

b) Ensaio Geral de 1905

c) Guerra Russo-Japonesa

d) Primeira Guerra Mundial

e) Guerra Civil Russa

questão 2

Como ocorreu o desenrolar dos acontecimentos em Leningrado após a invasão dos nazistas na União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial?

a) foi mobilizado o Grupo de Exército do Sul para atacar e conquistar Leningrado, enquanto parte das tropas encaminhava-se para conquistar os poços de petróleo nas redondezas.

b) os alemães invadiram a cidade e promoveram um grande massacre de judeus, conhecido como o Massacre de Babi Yar.

c) os alemães dominaram a cidade rapidamente, mas tiveram que lidar com a resistência partisan que se organizou nas florestas próximas a Leningrado.

d) conquistaram a cidade e entregaram-na ao governo finlandês, seu aliado, como vingança pela Guerra do Inverno.

e) os alemães rodearam a cidade e deixaram-na sob um cerco (de quase 900 dias) que tinha como finalidade fazer com que a população local morresse de fome.

questão 3

Quais são as razões que explicam as motivações de o czar Pedro, o Grande, ter ordenado a construção de São Petersburgo no começo do século XVIII?

a) Pedro buscava ampliar os contatos da Rússia com as potências da Europa Ocidental e procurava ter uma cidade que lhe garantisse acesso privilegiado ao Mar Báltico.

b) Pedro ordenou a construição da cidade em comemoração a uma vitória militar dos russos durante a Guerra da Livônia.

c) Pedro possuía intenção de explorar os recursos minerais da região norte da Rússia.

d) Pedro ordenou a construção da cidade apenas como uma forma de demonstração de poder, baseando-se no que costumavam fazer os czares do século XVI.

e) Pedro ordenou a construção da cidade como forma de atender os interesses de realizar catequese de povos que habitavam aquela região.

questão 4

Em 1905, aconteceu em São Petersburgo um evento extremamente importante para a história da Rússia e que foi o responsável direto pelo início do Ensaio Geral de 1905. Estamos falando:

a) da Revolução de Outubro

b) do sequestro do encouraçado Potemkin

c) do retorno de Vladimir Lenin para a Rússia

d) do Domingo Sangrento

e) da derrota na Guerra Russo-Japonesa

respostas
Questão 1

LETRA D

A mudança do nome de São Petersburgo para Petrogrado aconteceu em 1914 por causa do envolvimento da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Nesse conflito, os russos declararam guerra aos alemães, e a mudança do nome foi resultado do antigermanismo que se difundiu pela Rússia. A mudança aconteceu para retirar as influências germânicas do nome da capital russa (sankt e burg) e, assim, a cidade de Sankt-Peterburg passou a se chamar Petrograd, que, em russo, significa cidade de Pedro.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

A cidade de Leningrado foi sitiada em meados de 1941, e os alemães impuseram um cerco no qual ninguém saía e nem entrava da cidade. A intenção dos alemães, por determinação de Hitler, era de deixar a cidade morrer de fome sem que fosse necessário realizar o ataque contra a cidade. Essa estratégia fez parte do Hungerplan, um plano dos nazistas de deixar milhões de eslavos morrerem de fome. Milhares de pessoas morreram pela falta de alimento em Leningrado. Foram registrados, inclusive, casos de canibalismo.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A construção de São Petersburgo foi ordenada pelo czar Pedro, o Grande, após aquela região ter sido conquistada pelos russos durante a Grande Guerra do Norte, travada contra os suecos entre 1700 e 1721. A cidade foi construída para ampliar os contatos da Rússia com as nações da Europa Ocidental – bastante admiradas pelo czar russo. Além disso, a construção da cidade garantia aos russos um acesso estratégico ao Mar Báltico.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

O evento que aconteceu em São Petersburgo e que desencadeou o Ensaio Geral de 1905 foi o Domingo Sangrento. Esse evento aconteceu no dia 9 de janeiro de 1905, quando a população russa reuniu-se em frente ao Palácio de Inverno, casa dos czares russos. A população reunida protestava pacificamente contra as más condições de trabalho, sobretudo nas indústrias da cidade. Esse protesto terminou em tragédia quando as tropas do czar abriram fogo contra a população, causando a morte de dezenas de pessoas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola