Exercícios sobre Idade Contemporânea

Exercícios de História

Teste tudo o que você sabe a respeito da Idade Contemporânea, período da história que se iniciou a partir do início da Revolução Francesa, em 1789. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Ao longo do século XX, o Oriente Médio se transformou em uma região de grande tensão. O conflito que NÃO aconteceu nessa região durante o século XX foi a:

a) Guerra Irã-Iraque.

b) Guerra Civil Síria.

c) Guerra dos Seis Dias.

d) Guerra do Golfo.

e) Primeira Guerra Árabe-Israelense.

questão 2

A invasão da Baía dos Porcos é um acontecimento que tem relação com a:

a) Revolução Chinesa.

b) Revolução Russa.

c) Revolução Iraniana.

d) Revolução Mexicana.

e) Revolução Cubana.

questão 3

Uma das análises mais conhecidas do século XX foi a desenvolvida pelo historiador britânico Eric Hobsbawm na qual ele chama o século XX de “breve século XX”. Qual motivo explica essa análise de Hobsbawm?

a) Para ele o século XX se iniciou em 1914, com a Primeira Guerra Mundial, e se encerrou em 1991, com o desmembramento da URSS.

b) O desenvolvimento tecnológico fez com que o tempo se tornasse mais curto para o homem contemporâneo.

c) A grande quantidade de conflitos simplificou a análise desse século.

d) Por causa da rapidez em que novas interpretações historiográficas surgem.

e) Todas as alternativas acima.

questão 4

Quais foram as duas nações europeias que passaram pelos seus processos de unificação durante o século XIX?

a) Portugal e Espanha

b) Inglaterra e França

c) Alemanha e Itália

d) Holanda e Bélgica

e) Rússia e Ucrânia

questão 5

O responsável por liderar forças que conquistaram o poder na China em 1949, transformando esse país em uma nação comunista:

a) Sun Yat-sen.

b) Chiang Kai-shek.

c) Mao Tsé-Tung.

d) Li Dazhao.

e) Zhang Guotao.

questão 6

O antissemitismo cresceu consideravelmente na Alemanha após a ascensão nazista ao poder a partir de 1933. Uma das demonstrações abertas disso foi o pogrom de 1938, conhecido como:

a) Noite dos Longos Punhais.

b) Noite dos Cristais.

c) Solução Final.

d) Aktion T4.

e) Expurgo de Nuremberg.

questão 7

O século XIX ficou marcado na história japonesa como o momento em que o país deixou de ser uma nação isolada e agrária e se tornou uma potência industrial e imperialista. O evento que iniciou esse processo de transformação do Japão foi o(a):

a) Xogunato Tokugawa.

b) Restauração Meiji.

c) Primeira Guerra Sino-Japonesa.

d) Guerra Russo-Japonesa.

e) Nenhum dos eventos acima.

questão 8

A Guerra Fria foi um dos grandes acontecimentos do século XX e colocou Estados Unidos e União Soviética em blocos opostos. Um dos efeitos desse conflito político-ideológico foi o desenvolvimento de uma histeria anticomunista nos Estados Unidos, que recebeu o nome de:

a) Doutrina Truman.

b) Plano Marshall.

c) Doutrina Monroe.

d) Macartismo.

e) Destino Manifesto.

questão 9

(TS-SC) Após 1945, a oposição entre socialismo e capitalismo foi levada ao extremo pela bipolarização política, ideológica e militar que submeteu as relações internacionais aos interesses norte-americanos e soviéticos. Sem constituir um período homogêneo, em razão do agravamento das tensões seguido da distensão entre os polos rivais, durou quase meio século, até o esfacelamento da União Soviética, em 1991.

O texto acima se refere ao período conhecido como:

a) Globalização.

b) Primeira Guerra Mundial.

c) Segunda Guerra Mundial.

d) Guerra Fria.

e) Nova Ordem Mundial.

questão 10

(CPCON) O bloco socialista entrou em crise no Leste Europeu nas últimas décadas do século XX e, entre vários fatores, provocou:

a) nacionalismos exacerbados e conflitos étnicos e religiosos.

b) fortalecimento da Guerra Fria.

c) construção do Muro de Berlim.

d) criação do Pacto de Varsóvia.

e) fim do sistema capitalista em Cuba.

questão 11

“O ano de 1968 começou com a declaração do Papa Paulo VI de que aquele seria um período de paz, mas entrou para a história por uma série de revoltas e levantes em escala global. No contexto da chamada Guerra Fria (1945-1991), a juventude se rebelou em todo o mundo e protagonizou uma revolução cultural e nos costumes. Já o Brasil vivia um contexto de endurecimento da ditadura militar, instalada em 1964 e que só viria a ruir em 1985”.

Fonte: Brasil de Fato <https://www.brasildefato.com.br/2018/01/04/nos-50-anos-de1968-relembre11-fatos-que-abalaram-o-mundo/>. Acesso 07 de março de 2018.

Assinale o acontecimento que não ocorreu no ano de 1968.

a) Golpe militar que depôs Salvador Allende no Chile

b) Publicação do Ato Institucional n.º5 (AI-5) no Brasil

c) Massacre de estudantes em Tlatelolco, no México

d) Assassinato de Martin Luther King Jr. nos EUA

e) Primavera de Praga, na Checoslováquia

questão 12

(Funcab) “Em 1929, nos Estados Unidos, uma crise de superprodução, provocada pelo subconsumo, provocou uma queda geral dos preços, e a especulação de ações na Bolsa de Valores de Nova York levou à queda desse órgão financeiro, no mês de outubro. Houve uma reação em cadeia. As indústrias entraram em crise, provocando um desemprego sem precedentes. Por volta de 1933, mais de 14 milhões de norte-americanos estavam desempregados. Essa crise afetou a economia de vários países, entre eles o Brasil.” (ORDONEZ, Marlene & MACHADO, Lizete M. História: coleção eu gosto mais. São Paulo: IBEP, 2012, p. 113.)

Entre as alternativas a seguir, a principal consequência direta no Brasil com a crise de 1929 foi:

a) os Estados Unidos diminuíram a compra do café brasileiro, fazendo com que os estoques aumentassem e o preço tivesse uma grande queda.

b) a insustentabilidade da monarquia brasileira, que era apoiada financeiramente pelo governo norte-americano, resultando na Proclamação da República.

c) o Brasil promoveu um embargo econômico contra os Estados Unidos, gerando o desenvolvimento da indústria automobilística nacional.

d) o governo brasileiro criou uma lei de incentivo à imigração, gerando as primeiras entradas de europeus para trabalharem na agricultura.

e) estourou no interior da Bahia um conflito popular, sob a liderança de Antônio Conselheiro, que ficou conhecido como Guerra de Canudos.

respostas
Questão 1

LETRA B

Dos conflitos mencionados, o único que não aconteceu no século XX foi a Guerra Civil Síria, que se iniciou em 2011, após protestos no país contra a ditadura de Bashar al-Assad. A resposta violenta do governo aos protestos levou ao início de levantes armados e uma longa guerra civil.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

A invasão da Baía dos Porcos foi uma tentativa frustrada de invadir a ilha de Cuba em 1961, uma iniciativa de um grupo de contrarrevolucionários que queriam derrubar o governo de Fidel Castro, um dos líderes nacionalistas durante a Revolução Cubana. A tentativa foi apoiada pela inteligência norte-americana, mas fracassou.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

Segundo Hobsbawm, o breve século XX leva esse nome porque, na análise que ele fez desse século, dois eventos são extremamente importantes: a Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914, e o fim da Guerra Fria, com o desmembramento da União Soviética, em 1991. Para ele, esses acontecimentos são, respectivamente, a abertura e o fechamento do século XX.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

Os dois países que passaram por processos de unificações políticas e territoriais no século XIX foram Itália e Alemanha. O processo italiano foi liderado pelo reino de Piemonte e Sardenha, enquanto o processo alemão foi liderado pela Prússia.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA C

Mao Tsé-Tung, nascido em 1893, foi o grande líder da Revolução Chinesa e foi quem proclamou a República Popular da China, em 1949. Ele se tornou uma das lideranças do Partido Comunista Chinês na década de 1930 e permaneceu como figura influente do PCCh até a sua morte, em 1976.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA B

A Noite dos Cristais aconteceu entre 9 e 10 de novembro e foi um grande pogrom contra os judeus na Alemanha nazista. Esse evento consolidou a guinada antissemita no país e deu início ao aprisionamento de judeus nos campos de concentração. Durante a Noite dos Cristais, milhares de propriedades de judeus foram atacadas em todo o país.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA B

A Restauração Meiji aconteceu em 1868 e nela o xogunato foi derrubado e o poder da monarquia japonesa foi restabelecido. Esse acontecimento contribuiu para o desenvolvimento do Japão, porque o novo governo incentivou uma grande modernização econômica do país. As consequências foram o desenvolvimento de um forte nacionalismo e a transformação do Japão em uma potência imperialista.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA D

A histeria anticomunista nos Estados Unidos foi incentivada por um senador chamado Joseph Raymond McCarthy. Por meio dele, estabeleceu-se um clima de perseguição política e repressão contra pessoas denunciadas de “antiamericanismo” e que se estabeleceu nesse país durante a década de 1950. Aqueles que se engajavam em movimentos populares nos EUA eram perseguidos e tachados de comunistas. Isso ficou conhecido como macartismo.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA D

A Guerra Fria se estendeu de 1945 a 1991 e colocou Estados Unidos e União Soviética à frente de blocos distintos. Esse período ficou marcado por uma grande tensão por conta da rivalidade político-ideológica existente entre os dois países. A crise da economia soviética e o desmembramento do país em 1991 colocaram fim à Guerra Fria.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA A

O esfacelamento do bloco comunista no Leste Europeu entre as décadas de 1980 e 1990 contribuiu para o fortalecimento dos nacionalismos exacerbados, o que resultou em conflitos de ordem étnica e religiosa. O grande símbolo desse processo foi a Iugoslávia, país que passou por um intenso desmembramento e por conflitos étnicos de grande escala durante toda a década de 1990.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA A

De todos os eventos mencionados, o único que não se passou em 1968 foi o golpe militar no Chile. Esse evento mencionado ocorreu em 11 de setembro de 1973 e resultou na morte de Salvador Allende e no início de uma ditadura que durou 17 anos sob o governo de Augusto Pinochet.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA A

O resultado imediato da Crise de 1929 no Brasil foi a queda no preço do café, causada pela redução da compra desse item de exportação do país. Isso prejudicou severamente os cafeicultores brasileiros e fez com que Vargas tomasse medidas emergenciais, como a compra e queima de sacas de café como forma de controlar o preço desse produto.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado