Exercícios sobre a invasão nazista da França
Pouco antes da invasão da França ser iniciada, Hitler havia invadido outro país da Europa em razão do adiamento desses planos de incursão ao território francês. A invasão desse país foi considerada estratégica, pois garantia acesso à produção de minério da Suécia e daria à Alemanha importantes bases aéreas para atacar a Inglaterra. Estamos falando da:
a) Suécia.
b) Noruega.
c) Polônia.
d) Finlândia.
e) Iugoslávia.
Letra B
O ataque à Noruega iniciou-se em abril de 1940 e foi realizado após Hitler ser convencido por um almirante nazista e um político norueguês da importância estratégica da conquista do país escandinavo. Além disso, a invasão do território norueguês tornou-se uma alternativa por causa dos dois adiamentos dos planos alemães em relação à França. A conquista da Noruega ainda garantiu a Hitler o controle sobre a produção de ferro da Suécia e a utilização de território norueguês como base aérea para os ataques contra o Reino Unido.
A importante linha defensiva francesa que reunia quilômetros de fortificações ao longo da fronteira da França com a Alemanha chamava-se:
a) Linha Maginot.
b) Linha Daladier.
c) Linha Ardenas.
d) Linha Meuse.
c) Forte de Eben Emael.
Letra A
A Linha Maginot era uma série de construções militares fortificadas que se estendiam ao longo da fronteira da França com Alemanha, Luxemburgo e Suíça. Essa linha de defesa foi construída durante a década de 1930 e recebeu esse nome em referência a André Maginot, Ministro da Guerra francês, que idealizou o projeto e convenceu o governo da França a financiar a sua construção. Argumenta-se que a Linha Maginot não foi construída até o litoral francês por causa dos altos custos da obra e pelo fato de os franceses não quererem ofender a neutralidade da fronteira com os belgas.
(Enem cancelado-2009) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas posicionaram-se na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã.
Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi:
a) a ocupação de todo o território francês, usando-o como base para a conquista da Suíça e da Espanha durante a segunda fase da guerra.
b) a tomada do território francês, que foi, então, usado como base para a ocupação nazista da África do Norte, durante a guerra de trincheiras.
c) a posse de apenas parte do território, por causa da resistência armada do exército francês na Linha Maginot.
d) a vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar em razão da resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940.
e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês.
Letra E
A invasão da França pelos nazistas foi finalizada como uma vitória militar após a conquista da capital, Paris. A ocupação nazista concentrou-se no norte francês, enquanto o controle da região sul foi entregue a um regime colaboracionista que foi liderado por Philippe Pétain na chamada França de Vichy (nome que recebeu o governo colaboracionista da França). Esse governo colaboracionista existiu até 1944, quando a França foi reconquistada pelos Aliados.
A estratégia de guerra da Alemanha durante a invasão da França foi crucial para determinar a vitória que resultou na conquista do país pelos alemães em 46 dias. Essa estratégia alemã consistia em:
a) forçar um ataque pela Bélgica, por meio da guerra de trincheiras, assim como havia ocorrido na Primeira Guerra Mundial.
b) forçar um ataque à Linha Maginot para destruir as fortificações francesas e, assim, marchar até a direção de Paris.
c) atacar os franceses em três frentes, principalmente onde eles menos esperavam (Ardenas) e, a partir disso, realizar um movimento de pinça e cercar os exércitos franceses que lutavam na fronteira da Bélgica.
d) promover o desembarque de soldados alemães nas praias da Normandia e usar a região como base para iniciar a conquista até Paris.
e) promover um ataque pesado contra as defesas e bases aéreas para neutralizar a aviação de guerra dos franceses e, assim, a partir da utilização de paraquedistas, promover a conquista de Paris.
Letra C
A estratégia alemã consistia em atacar os franceses em três frentes simultâneas: norte, na Bélgica; centro, nas Ardenas; e sul, na Linha Maginot. O principal ataque aconteceria na região das Ardenas, onde as defesas francesas estavam enfraquecidas. Enquanto isso, ao norte, na Bélgica, os exércitos alemães atacariam e serviriam de isca para os franceses. Após avançar pelas Ardenas, os alemães realizariam um movimento de pinça cercando os exércitos franceses ao norte (maior concentração do exército francês).