Exercícios sobre o islamismo
(AV Moreira) “O Islã ou religião islâmica é a mais recente das grandes religiões mundiais e foi fundada pelo próprio Deus e divulgada por Muhammad ibn Abdalla..., seu último mensageiro, que nasceu em Meca, na Arábia, no final do século VI da era cristã, por volta de 570 d.C. Maomé nasceu em uma das principais famílias da cidade, sendo descendente de Ismael, que é filho de Abraão com a escrava Agar, que tiveram que ir para o deserto por pressão de Sara. Maomé ficou órfão ainda criança. Um de seus tios Abu Talib, cuidou dele e o sustentou...”
(Altoé, Adailton. O Islã e os muçulmanos. Petrópolis, RJ; Vozes, 2003)
Essa nova religião passa a se propagar em toda a região e mais tarde atinge até a Península Ibérica, na Europa. Sobre essa religião, é possível afirmar:
a) Maomé é considerado o último dos mensageiros, profetas enviados por Deus para imortalizar sua eterna mensagem à humanidade.
b) A palavra jihad é símbolo da superioridade do islamismo sobre outras religiões.
c) A Hégira é a denominação dada à fuga de Maomé para a Medina, antes denominada Meca.
d) Os Califas eram apenas os chefes religiosos do Império Islâmico.
e) O Suna é o livro sagrado do islamismo.
LETRA A
Maomé ou Muhammad, como é chamado pelos muçulmanos, é entendido como o grande profeta e também o último que trouxe a mensagem de Alá. Outros profetas mencionados no Alcorão são Adão, Noé, Abraão, Moisés e Jesus.
(Instituto AOCP – adaptado) Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O islamismo tem suas origens na Península ___________, na cidade de Meca, onde nasceu Maomé, por volta do ano de 570. Na ocasião, devido a rivalidades doutrinárias, o fundador dessa religião teve de fugir para __________, que viria a ficar conhecida como Medina, a cidade do Profeta. O islamismo prega a submissão a Alá e se configura como ______________.
Ocorrem, no interior dessa instituição, algumas divisões e dissidências, entre elas estão as correntes xiitas e ___________. Aos seguidores, recomenda-se o respeito aos cinco pilares ou mandamentos, quais sejam: a fé em um único deus; rezar cinco vezes
por dia; contribuir com doações; realizar o ___________ no mês do Ramadã; e peregrinar à Meca.
a) Arábica / Yathrib / monoteísmo / sunitas / jejum
b) Balcânica / Tiro / politeísmo / sauditas / batismo
c) Anatólia / Damasco / dualismo / jihadistas / sacrifício
d) Ibérica / Canaã / teocracia / masdeístas / ritual
e) Báltica / Riad / deísmo / wahhabistas / culto
LETRA A
O islamismo surgiu na Península Arábica; Muhammad precisou fugir de Meca para Medina, chamada até então de Yathrib; o islamismo é uma religião monoteísta; existe uma forte divisão entre xiitas e sunitas dentro do islamismo; e, no Ramadã, o jejum deve ser observado.
(Cespe) A Península Arábica foi unificada por Maomé e seus seguidores no século VII. O profeta propôs a criação de uma comunidade baseada na adesão religiosa, a Umma. Nos séculos seguintes, tal comunidade se espalhou em direção ao leste e ao oeste da península. Acerca da expansão do islamismo entre os séculos VII e X, assinale a opção correta.
a) A unificação da Península Arábica foi dificultada pelas forças da dinastia Omíada, ali estabelecida.
b) O califado de Granada foi constantemente atacado por cristãos, o que impediu seu fortalecimento.
c) As tropas árabes eram bem preparadas e disciplinadas, contudo seu avanço rumo ao ocidente foi barrado pelas forças egípcias.
d) A conversão ao islamismo não era imposta aos povos conquistados, porém os que aderissem à religião ganhavam benefícios sociais e econômicos, como isenção fiscal.
e) Os califados não possuíam frotas marítimas, o que inviabilizou a expansão islâmica pelo Mediterrâneo.
LETRA D
Os muçulmanos conquistaram uma série de territórios no norte da África e na Península Ibérica, por exemplo. Nesses locais, eles não proibiam as pessoas de terem suas próprias religiões, mas obrigavam-nas a pagar um imposto exclusivo para os não muçulmanos. Esse imposto era conhecido como jizia.
(Enem) Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.
AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras. 1995 (adaptado).
A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela
a) disponibilidade de rotas e terras férteis como base da dominação política.
b) proximidade de áreas populosas como afirmação da superioridade bélica.
c) submissão à hierarquia e à lei islâmica como controle do poder real.
d) fuga da Península Arábica como afastamento dos conflitos sucessórios.
e) ocupação de região fronteiriça como contenção do avanço mongol.
LETRA A
Pelo texto, podemos identificar que os fatores que levaram à construção de Bagdá foram: as terras férteis existentes entre os rios Tigre e Eufrates e a facilidade de deslocamento nesse local, graças à existência dos dois rios.
O profeta do islamismo é conhecido no idioma português como Maomé. Os adeptos da religião, por sua vez, consideram essa terminologia inapropriada e chamam o seu profeta de:
a) Gabriel
b) Jesus
c) Abu Bakr
d) Muhammad
e) Abdallah
LETRA D
Muhammad é a forma pela qual os muçulmanos chamam o seu profeta. Ele nasceu em Meca, em 570, e ficou conhecido por receber a revelação de Alá quando meditava em uma caverna no deserto.
A respeito do Ramadã, selecione a alternativa INCORRETA:
a) corresponde ao nono mês do calendário islâmico.
b) é um mês sagrado e marcado por jejuns.
c) sua observação é um dos cinco pilares do islamismo.
d) no pôr do sol, há um jantar conhecido como iftar.
e) todos devem impreterivelmente segui-lo, e não existem justificativas para o contrário.
LETRA E
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, e nele se realiza o jejum, que se estende do nascer ao pôr do sol. Aqueles que não podem jejuar, podem fazê-lo em outro momento do ano, e aqueles que, por motivos de saúde, não conseguirem observá-lo, podem substitui-lo por uma ação de caridade.
Evento que marca o início do calendário islâmico:
a) Noite do Destino
b) Hégira
c) Nascimento do profeta
d) Morte do profeta
e) Conquista de Meca
LETRA B
A Hégira aconteceu em 622 e ficou marcada por ser a fuga de Muhammad de Meca para Yathrib (Medina). A fuga aconteceu porque Muhammad estava sendo perseguido por suas pregações, e, como estava sem clã, sua vida estava em risco em Meca. Esse evento inaugurou o calendário islâmico.
Cidade que abrigou o profeta do islamismo depois que ele fugiu de Meca:
a) Medina
b) Riad
c) Leuke Kome
d) Hegra
e) Bosra
LETRA A
Yathrib, conhecida posteriormente como Medina, foi a cidade que abrigou Muhammad depois que ele fugiu de Meca. O apoio de Medina se deu porque os comerciantes da cidade viram nisso uma forma de enfraquecer Meca. Posteriormente, Muhammad se tornou a grande autoridade de Medina.
Qual batalha marcou o fim da expansão islâmica pela Europa durante a Alta Idade Média?
a) Batalha de Granada
b) Batalha de Poitiers
c) Batalha de Barcelona
d) Batalha de Acroino
e) Batalha de Toulouse
LETRA B
A Batalha de Poitiers, em 732, foi o momento em que o avanço islâmico pelo continente europeu foi barrado. Nessa batalha, as tropas dos francos foram lideradas por Carlos Martel, que posicionou suas tropas perto de Tours e Poitiers. Encerrou-se com uma crucial vitória dos cristãos, e o líder dos exércitos islâmicos, Abderramão, foi morto em combate.
Qual era o ofício do profeta do islamismo antes de receber a revelação de Alá?
a) Soldado
b) Coletor de impostos
c) Guia de caravanas
d) Artesão
e) Agricultor
LETRA C
Muhammad ficou conhecido como um dos mais honestos comerciantes de Meca e trabalhava, principalmente, como condutor de caravanas que faziam negócios na Península Arábica.
Os dias do Ramadã se encerram com uma celebração conhecida como:
a) Eid al-Fitr
b) Iftar
c) Magrid
d) Fajr
e) Suhur
LETRA A
O Eid al-Fitr, conhecido como “festival de quebra de jejum”, é a celebração que marca o fim do Ramadã. É caracterizado por festas que se estendem por três dias, considerados feriados em diversos países muçulmanos.
Qual das alternativas abaixo correspondem a um pilar do islamismo?
a) Visitar Meca obrigatoriamente uma vez a cada 10 anos.
b) Comer o que quiser durante o Ramadã.
c) Realizar o zakat, doando 2,5% dos seus lucros aos pobres.
d) Orar três vezes por dia na direção de Jerusalém.
e) Nenhuma das alternativas acima.
LETRA C
O zakat é um dos cinco pilares do islamismo e é entendido como um tributo religioso que determina que 2,5% dos lucros de um muçulmano devem ser revertidos para caridade. Essa esmola deve ser realizada anualmente e é obrigatória para todos os muçulmanos.