Exercícios sobre a Iugoslávia
(UFPE 98) Na(s) questão(ões) a seguir, assinale os itens corretos e os itens errados:
Após a reunião de Versalhes, em 1919, e a assinatura dos Tratados de Saint Germain, Trianon, Neully e o de Sevres, o mapa político europeu sofreu as seguintes modificações:
(0) Do desmembramento do Império Austro-húngaro resultou a formação da Áustria, Hungria, Tchecoslováquia e Romênia.
(1) Pelo Tratado de Saint Germain, a Sérvia e o Montenegro foram unidos para a formação da Iugoslávia, a qual, através do Tratado de Neully, integrou também a Macedônia ocidental, antes pertencente à Bulgária.
(2) A Polônia foi reconstruída com parte de territórios da Rússia, da Áustria e da Alemanha.
(3) Com o Tratado de Serves, o Império Turco perdeu territórios para a formação do Iraque, da Armênia e do Iêmen.
(4) Pelo Tratado de Trianon, a Hungria perdeu a Eslováquia para a Tchecoslováquia, a Croácia para a Iugoslávia e a Transilvânia para a Romênia.
F V V F V. A afirmativa 0 é falsa porque a Romênia não surgiu do Império Austro-Húngaro, ocorrendo apenas sua expansão territorial. A 3 é falsa porque a Mesopotâmia, onde se localiza o Iraque, ficou sob domínio britânico.
(UFJF-MG) Sobre os conflitos que atingiram a antiga Iugoslávia, marque a alternativa errada:
a) trata-se de um dos mais antigos conflitos europeus, cujas raízes, dentre outras, encontram-se na diversidade étnica dos povos que habitam as várias unidades políticas da região.
b) um dos momentos significativos dos conflitos na região ocorreu às vésperas da I Guerra Mundial, com as chamadas Guerras Balcânicas.
c) a crise do Leste europeu favoreceu a fragmentação da região, levando à eclosão das rivalidades nacionais.
d) após a II Guerra Mundial, com a liderança de Tito, a Iugoslávia manteve-se unida sob uma economia capitalista.
e) um traço marcante do conflito é a diversidade religiosa que opõe, genericamente, cristãos ortodoxos, católicos e muçulmanos.
Letra D. Sob a liderança de Tito, após a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia manteve-se unida, mas não sob uma economia capitalista clássica, mas sim sob um sistema econômico semelhante ao soviético, que geralmente é denominado de comunismo.
Após as disputas entre monarquistas e comunistas, ocorridas com a derrota nazista em 1944, a Iugoslávia foi refundada, sob a liderança de Josip Broz, também conhecido como marechal Tito. Nesse momento, as repúblicas que constituíam a Iugoslávia eram:
a) Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Macedônia, Montenegro e Bulgária.
b) Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia.
c) Bósnia-Herzegovina, Romênia, Eslovênia, Macedônia, Albânia e Sérvia.
d) Bulgária, Croácia, Romênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia.
e) Bulgária, Croácia, Eslováquia, Macedônia, Albânia e Sérvia.
Letra B. A primeira formação da Iugoslávia teve como componentes os reinos da Sérvia, Croácia e Eslovênia, mas após a derrota nazista, foram somados a Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro.
O marechal Tito quando esteve no comando da Iugoslávia entre 1945 e 1980 conseguiu manter a unidade territorial do país. Entretanto, após a sua morte, em 1980, o país entrou em uma escalada de conflitos cujos motivos estavam relacionados principalmente:
a) com a defesa ou não da manutenção de relação com a URSS.
b) com as disputas políticas pela ocupação da liderança do país por seus filhos.
c) com os conflitos étnicos, religiosos e nacionalistas das várias repúblicas.
d) com a atuação imperialista dos EUA e dos países da Europa Ocidental na região.
Letra C. A grande diversidade étnica, nacional e religiosa das populações que habitavam os Balcãs voltou a se transformar em conflito durante a década de 1980, eclodindo em um sangrenta guerra civil na década seguinte.