Topo
pesquisar

Exercícios sobre Josef Stalin

Exercícios de História

Faça estes exercícios que tratam da vida de Josef Stalin, um dos personagens históricos mais conhecidos de todo o século XX. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Josef Stalin ficou marcado na história como um dos grandes ditadores do século XX, o homem responsável por derrotar os nazistas na Segunda Guerra, e o promotor da morte de milhões de pessoas durante os quase 30 anos de repressão totalitária da União Soviética. Seu sobrenome, “Stalin”, foi adotado durante a década de 1910 e significava:

a) imbatível

b) feito de aço

c) indestrutível

d) fortaleza

e) conquistador

questão 2

Durante seu governo, Stalin promoveu a coletivização da agricultura, tomando todas as terras produtivas do país e passando a posse delas para o Estado. Voltou-se contra os grandes fazendeiros e impôs uma política que resultou na morte de milhares de cidadãos ucranianos. Esse evento ficou conhecido como:

a) Massacre de Babi Yar

b) Massacre eslavo

c) Holocausto

d) Genocídio soviético

e) Holodomor

questão 3

Leia as afirmativas e selecione a alternativa FALSA.

a) Stalin autorizou a execução de pessoas que o apoiaram por anos, durante o Grande Expurgo.

b) Stalin negociou com os nazistas pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.

c) Stalin promoveu uma execução de poloneses durante a Segunda Guerra Mundial.

d) Stalin autorizou que um espião assassinasse Leon Trotsky no México.

e) Stalin tinha o apoio do próprio Lênin para sucedê-lo no poder da União Soviética.

questão 4

Existe certa divergência entre os historiadores sobre o grau de envolvimento de Stalin com a Revolução Russa de 1917. De toda forma, uma vez estabelecidos os bolcheviques no poder, eles precisaram lidar com uma grande ameaça. Marque a alternativa que a represente:

a) Forças contrarrevolucionárias formadas no país com o apoio de outras nações.

b) Problemas na economia decorrentes da má administração de Nicolau II.

c) A ameaça dos alemães que estavam a menos de 100 km de Moscou.

d) A morte de Lênin, ainda em 1917, em decorrência de um derrame.

e) Um golpe, encabeçado por Trotsky, que dividiu o poder dos bolcheviques.

respostas
Questão 1

LETRA B

Iosif Vissarionovich Dzhugashvili era mais conhecido na sua juventude como Koba. Na década de 1910, período em que era editor do jornal revolucionário Pravda, ele adotou o pseudônimo Stalin, baseado em uma palavra do idioma russo que significa aço (stal). O pseudônimo significa, portanto, “homem de aço” ou “feito de aço”.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

Holodomor foi um dos maiores horrores cometidos pelo stalinismo. Os historiadores debatem entre si se Holodomor foi algo deliberado pelo governo stalinista, ou se foi uma consequência da ineficiência do processo de coletivização imposto por Stalin no final da década de 1920. Estima-se que, pelo menos, dois milhões de pessoas morreram de fome na Ucrânia, entre 1932-1933.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

No começo da década de 1920, a saúde de Lênin começou a declinar, e, enquanto ele sofria as consequências de um derrame, os líderes do Partido Comunista na União Soviética debatiam o sucessor que governaria o país. Lênin chegou a afirmar que Stalin não deveria ser nomeado secretário-geral da URSS por considerá-lo muito grosseiro e rude para a função.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

Uma vez estabelecidos no poder, os bolcheviques tiveram de lidar com a formação de forças contrarrevolucionárias no interior do território russo (a URSS ainda não tinha sido criada). Esses grupos contrarrevolucionários, conhecidos como Brancos, contavam com o apoio militar e financeiro de nações estrangeiras que queriam derrubar os socialistas da Rússia. Isso deu início à Guerra Civil Russa, conflito que se estendeu de 1918 a 1921, executou a morte de 10 milhões de pessoas e encerrou-se com a vitória bolchevique.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola