Topo
pesquisar

Exercícios sobre Madagáscar e a resistência ao neocolonialismo

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o neocolonialismo francês em Madagáscar e as formas de resistência à dominação colonial nesse país africano. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Após a consolidação do domínio francês sobre Madagáscar, surgiu no interior do país um movimento de resistência popular que ficou conhecido pela cor vermelha de suas roupas, usadas como camuflagem. Estamos falando do:

a) Menalamba

b) Sampy

c) Rainilaiarivony

d) Urabistas

e) Ashantis

questão 2

A ocupação de Madagáscar, durante o processo neocolonialista no final do século XIX, deu-se, principalmente, por causa do lobby realizado pela elite colonial da ilha de Reunião. Quais eram os interesses dessa elite em promover a ocupação e colonização de Madagáscar?

a) ter acesso às jazidas de ouro, existentes na região de Antananarivo.

b) afastar os ingleses, que haviam manifestado intenções de invadir e anexar Madagáscar nas reuniões do Tratado Anglo-merina.

c) ter acesso aos entrepostos comerciais da ilha e usá-la para o envio do excesso populacional existente em Reunião.

d) derrubar a monarquia malgaxe e implantar uma república aliada que defendesse os interesses franceses na questão envolvendo a ocupação da Rodésia.

e) interromper a Revolução Urabista, que estava em andamento no país desde 1879.

questão 3

Durante a segunda metade do século XIX, Madagáscar passou por um processo de modernização que visava garantir a soberania do país. Essa modernização foi idealizada e conduzida parcialmente:

a) pelo primeiro-ministro Rainilaiarivony

b) pelo rei malgaxe Radama I

c) pelo governador da Ilha de Reunião Pierre Aristide Faron

d) pela rainha Ranavalona I

e) pelo presidente francês Jules Grévy

questão 4

O domínio dos franceses sobre Madagáscar estabeleceu-se a partir de duas guerras que enfraqueceram o país e destruíram a economia local. Esses conflitos entre Madagáscar e França ficaram conhecidos como:

a) Guerras Franco-Malgaxe

b) Guerras Malgaxe

c) Guerras Franco-Merina

d) Guerras Merina

e) Guerra Menalamba

respostas
Questão 1

Letra A

Em dezembro de 1895, surgiu o movimento dos Menalamba em Amboanana, na região central de Madagáscar. Seus integrantes receberam esse nome por causa das roupas vermelhas, tingidas com terra e usadas como camuflagem para esconderem-se dos exércitos franceses. O movimento Menalamba lutava contra o domínio francês e procurava fazer um resgate das tradições religiosas do país, chamadas de Sampy.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A ocupação de Madagáscar pelos franceses aconteceu após o fortalecimento dos ideais imperialistas na França e após o lobby dos colonialistas de Reunião. O interesse era garantir o controle sobre os entrepostos comerciais existentes no litoral da ilha, além de garantir acesso à exploração dos recursos do país e, principalmente, utilizar Madagáscar para o envio do excesso populacional de Reunião.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

A modernização de Madagáscar foi conduzida pelo primeiro-ministro malgaxe Rainilaiarivony, durante o reinado de Ranavalona II. Rainilaiarivony tinha como intenção modernizar o país para garantir sua soberania e impedir que fosse dominado por alguma potência europeia. Assim, esse primeiro-ministro reformulou a justiça local, promoveu a compra de armas e munições e libertou escravos locais.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A guerra dos franceses contra os malgaxes aconteceu em duas fases distintas: a primeira, de 1883 até 1885, e a segunda, entre 1894 e 1895. As Guerras Franco-Merinas receberam esse nome em referência à região central de Madagáscar, onde fica a capital Antananarivo, chamada de Merina. Após as duas guerras, os franceses ratificaram seu poder sobre Madagáscar e colonizaram a região até 1960.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola