Topo
pesquisar

Exercícios sobre o massacre de Katyn

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o massacre de Katyn, um genocídio realizado pela polícia secreta soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O massacre de Katyn resultou na execução de cerca de 22 mil poloneses do oficialato militar e da intelligentsia local. Esse genocídio estava inserido no contexto de invasão e divisão da Polônia entre Alemanha e União Soviética a partir:

a) do Acordo de Dayton

b) do Tratado de Versalhes

c) do Pacto germano-soviético

d) do Tratado de Portsmouth

e) da Convenção de Genebra

questão 2

O massacre de Katyn foi idealizado após a autorização dada por Stalin em 1940. O líder soviético havia sido convencido da ameaça que os prisioneiros poloneses supostamente representavam pelo chefe da polícia secreta (NKVD), que se chamava:

a) Gueorgui Zhukov

b) Lavrenti Beria

c) Viatcheslav Molotov

d) Vasily Zaitsev

e) Ivan Serov

questão 3

Quais os nomes dos campos que mantinham os prisioneiros poloneses quando houve o massacre de Katyn?

a)Dachau, Buchenwald e Treblinka

b) Jasenovac, Buchenwald e Ravensbrück

c) Starobilsk, Kozelsk e Ostashkov

d) Jasenovac, Kozelsk e Katyn

e) Katyn, Starobilsk e Treblinka

questão 4

As famílias dos oficiais também foram alvo da política repressiva da União Soviética. Cerca de 60 mil pessoas foram mandadas para campos de prisioneiros:

a) nos Urais

b) no Cazaquistão

c) nos bálticos

d) no Cáucaso

e) na Ucrânia

respostas
Questão 1

Letra C

O Pacto germano-soviético foi assinado entre Alemanha e União Soviética no dia 26 de agosto de 1939. Esse acordo estabelecia a paz entre os países caso houvesse uma guerra na Europa. Além disso, ele estipulava, em uma cláusula secreta, a divisão da Polônia entre essas duas nações. A invasão da Polônia acabou sendo realizada em 1º de setembro de 1939 pela Alemanha e, em 17 de setembro de 1939, pela União Soviética.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

O chefe da polícia secreta soviética era Lavrenti Beria. Ele decidiu pela execução dos prisioneiros poloneses em março de 1940 ao argumentar que os prisioneiros eram membros de organizações contrarrevolucionárias e que lutariam contra a União Soviética assim que fossem libertados. Com essa argumentação, convenceu Stalin, que, por sua vez, deu a ordem para a execução dos quase 22 mil prisioneiros.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Os três campos que abrigaram os prisioneiros poloneses executados no massacre de Katyn foram Starobilsk, localizado na Ucrânia soviética, e Kozelsk e Ostashkov, ambos localizados na Rússia soviética.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

As famílias dos prisioneiros poloneses mortos no massacre de Katyn foram enviadas para os campos de trabalho forçado (gulags) no Cazaquistão. Essas ações eram medidas comuns do governo stalinista, que, ao longo da década de 1930, encaminhou milhares de pessoas para campos de trabalho forçado na Sibéria e em outras regiões da União Soviética.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola