(Jacques Bossuet)
Essas afirmações de Bossuet referem-se ao contexto
"Por enquanto, ainda el-rei está a preparar-se para a noite. Despiram-no os camaristas, vestiram-no com o trajo da função e do estilo, passadas as roupas de mão em mão tão reverentemente como relíquias santas, e isto se passa na presença de outros criados e pagens, este que abre o gavetão, aquele que afasta a cortina, um que levanta a luz, outro que lhe modera o brilho, dois que não se movem, dois que imitam estes, mais uns tantos que não se sabe o que fazem nem porque estão. Enfim, de tanto se esforçarem todos ficou preparado el-rei, um dos fidalgos retifica a prega final, outro ajusta o cabeção bordado."
(SARAMAGO, José. Memorial do convento.)
Nesse texto, Saramago descreve o cotidiano na corte no período de consolidação do Estado Moderno. Todas as alternativas referem-se ao Absolutismo Monárquico, exceto:
Letra D. As normatizações jurídicas do século XVII pretendiam criar a legitimidade da atuação das coroas e também estruturar na instituição estatal esse novo poder, sendo que a recorrência ao caráter divino da monarquia servia para solidificar essa tentativa.
Voltar a questãoLetra D. A obra principal de Maquiavel é “O Príncipe”, dedicada a Lorenzo de Médici.
Voltar a questãoLetra E. Os ideais do racionalismo iluminista passaram a questionar profundamente o poder régio, tendo como uma de suas principais consequências a Revolução Francesa de 1789.
Voltar a questãoLetra B. A nobreza da Idade Moderna era uma continuidade da nobreza feudal, mesmo que tenha ocorrido algumas pequenas diferenças entre os períodos, permanecendo o caráter hereditário dos títulos e da posse das terras.
Voltar a questão