Exercícios sobre motivações da Segunda Guerra Mundial
(Fatec-SP) O término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, põe fim às hostilidades militares entre os países em conflito, mas lança as questões que levam à explosão da Segunda Guerra Mundial. Na verdade, aquela acelerou as contradições que, não resolvidas pelo Tratado de Versalhes, culminaram na Segunda Guerra Mundial.
Sobre esse assunto, afirma-se:
I – nas origens do primeiro conflito mundial predominaram os problemas europeus, e no segundo foram as questões relacionadas ao Oriente Médio.
II – tanto a Primeira quanto a Segunda Guerras podem ser definidas como “guerras de redivisão de mercados e colônias, questões internas do sistema imperialista”.
III – as várias contradições sociais, econômicas e ideológicas entre as principais potências capitalistas levaram, tanto no período anterior a 1914 quanto no que precede a Segunda Guerra, à corrida armamentista e às guerras localizadas.
Dessas afirmações:
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Todas estão corretas.
e) Nenhuma está correta.
Letra E. I está incorreta porque na Segunda Guerra predominaram os problemas europeus. II está incorreta porque a II Guerra Mundial não teve como centro a questão colonial. Já a III está incorreta em decorrência de que anteriormente à II Guerra Mundial não houve guerras localizadas, mas sim um processo de expansão alemã.
(UnB-DF) Julgue os itens a seguir:
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é antecipada por uma série de conflitos e pactos e, entre esses, destaca(m)-se:
a) a invasão da Etiópia pelas tropas da Alemanha em 1935-1936.
b) o flagrante apoio de Hitler e Mussolini à Falange fascista do general Franco, na Guerra Civil Espanhola.
c) a invasão da China pelas tropas japonesas, que dominaram regiões de grande importância econômica.
d) a assinatura do Pacto Anti-Kormintern entre Estados Unidos, Inglaterra e França, que assinalava a unidade de esforços visando à contenção do avanço de Stalin.
e) a anexação da Áustria e dos Sudetos pela Alemanha, em 1938, e da Albânia pela Itália, em 1939.
f) a conferência de Munique, em 1938, na qual a Inglaterra e a França impediram o avanço alemão, o que serviu de pretexto para o início da Segunda Guerra.
g) o pacto Germano-Soviético, em agosto de 1939, que garantiu a neutralidade da Rússia e preparou o caminho para a invasão da Polônia.
E; C; C; E; C; E; C. A alternativa a está errada porque foi a Itália que invadiu a Etiópia; a d está errada porque não houve a assinatura do pacto mencionado; e f está errada porque França e Inglaterra não atuaram no sentido de conter a expansão alemã.
“Nosso povo alemão, hoje esfacelado, jazendo entregue, sem defesa, aos pontapés do resto do mundo, tem, precisamente, necessidade da força, que a confiança em si proporciona. Todo o sistema de educação e cultura deve visar a dar às crianças de nosso povo a convicção de que são absolutamente superiores aos outros povos.”
HITLER, Adolf. Minha Luta. FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1977.
A passagem do livro de Adolf Hitler permite perceber o espírito nacionalista que permeava sua política, marcada por um revanchismo com os países que haviam derrotado a Alemanha na Primeira Guerra Mundial. O objetivo era também superar as humilhantes condições de rendição estabelecidas pelo:
a) Pacto Germano-Soviético.
b) Tratado de Brest-Litovski.
c) Paz de Kappel.
d) Tratado de Versalhes.
e) Pacto de Varsóvia.
Letra D. Pelo Tratado de Versalhes de 1918 a Alemanha foi colocada em uma situação humilhante, já que foi obrigada a ceder parte de seu território, pagar pesadas indenizações, bem como ser proibida de se armar.
Sobre as motivações que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial é incorreto afirmar que:
a) a desolação econômica na Itália abriu caminho para a organização de tendências políticas antidemocráticas que viriam a combater os democratas e comunistas do país.
b) a grave crise econômica que se instalou na Europa – e que tomou maiores proporções com a crise de 1929 – fomentou o discurso inflamado das correntes totalitárias.
c) Adolf Hitler criticava as humilhações históricas do Tratado de Versalhes e atribuía o insucesso econômico do país à suposta interferência maléfica da comunidade judaica na economia alemã.
d) os países derrotados na I Guerra Mundial foram tomados por tendências políticas que negavam o equilíbrio e justiça do regime liberal-democrático, atacavam a eficácia do capitalismo e defendiam um frenético sentimento de superioridade em relação aos demais povos.
e) Adolf Hitler chegou ao poder através de um golpe de Estado e estabeleceu uma forte propaganda de seu regime, que esteve aliado à abertura de diversas obras públicas que ofereciam trabalho a uma grande massa de desempregados.
Letra E. Hitler não chegou ao poder através de um golpe de Estado, mas sim através do voto, conseguindo uma cadeira no Parlamento.