Whatsapp

Exercícios sobre nazismo

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a história e ideologia do nazismo, que ascendeu ao poder na Alemanha a partir de 1933. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista, surgiu na Alemanha na década de 1920 e possuía filiação e origem política associadas a grupos da extrema-direita alemã. Em relação às características da ideologia nazista, selecione a alternativa INCORRETA.

a) Antibolchevismo

b) Eugenia

c) Liberalismo

d) Antissemitismo

e) Nacionalismo extremo

questão 2

O crescimento e o fortalecimento do nazismo dentro dos quadros políticos da sociedade alemã aconteceram a partir da estratégia dos nazistas em explorar o desespero dos alemães, relacionado, principalmente, à crise econômica que afetou o país durante a década de 1920, no período conhecido como República de Weimar. Essa crise que atingiu a Alemanha foi resultado, em partes, das indenizações cobradas da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Essas indenizações foram impostas pelo(a)

a) Tratado de Genebra.

b) Conferência de Munique.

c) Conferência de Berlim.

d) Tratado de Balfour.

e) Tratado de Versalhes.

questão 3

Leia as afirmações abaixo e selecione a alternativa CORRETA:

a) A suástica era o símbolo nazista e foi criada por um militar alemão em 1919.

b) A perseguição aos judeus na Alemanha durante a década de 1930 foi amparada juridicamente pelas Leis de Nuremberg.

c) O Anschluss era um ponto crucial da ideologia alemã e defendia a formação do “espaço vital” dedicado, exclusivamente, aos germânicos.

d) Em 1936, após a Conferência de Berlim, os alemães invadiram e anexaram a Checoslováquia.

e) O início da Segunda Guerra Mundial marcou o fim do período da história alemã conhecido como República de Weimar.

questão 4

A respeito do conceito de lebensraum, selecione a alternativa correta:

a) Termo alemão que definia a oposição dos nazistas ao liberalismo enquanto valor político e econômico.

b) Tática militar criada por Hitler que exemplificava o fortalecimento do exército alemão.

c) Plano econômico implantado por Adolf Hitler para promover o crescimento econômico do país.

d) Conceito que defendia a ocupação de um grande território dedicado, exclusivamente, à habitação dos arianos. Sua tradução é “espaço vital”.

e) Plano de aglomeração dos judeus em guetos, aplicado a partir de 1937.

questão 5

(Cespe/Cebraspe) Hitler, chefe do Partido Nazista na Alemanha, chegou ao poder em 1933 e começou a colocar em prática o ideal nazista. Acerca do movimento nazista, assinale a opção correta.

a) Para o nazismo, a raça superior é a ariana.

b) A ideologia nazista também foi adotada pela Suíça.

c) O ideal nazista pressupõe a igualdade de gênero.

d) O nazismo era contra o antissemitismo.

e) A democracia é um dos componentes da ideologia nazista.

questão 6

(Alternative) Hitler dominou a França, obrigando-a a assinar em 1940, o armistício com a Alemanha e a Itália. Boa parte do território francês, incluindo a capital, permaneceu sob ocupação alemã e no restante foi estabelecido um Estado colaboracionista administrado pelo general Henry Pétain, que ficou conhecido como:

a) Guetos.

b) Frente Popular.

c) República Francesa.

d) República Colaboracionista.

e) República de Vichy.

questão 7

(IF-PR) Durante a década de 1930, o partido nazista alemão se utilizava dos encontros do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães para produzir catarses nacionais que buscavam o consenso político e social: símbolos, filmes, e toda sorte de propaganda a favor da ideologia nazista. Após conflitos no interior do partido e uma vitória aquém das expectativas nas urnas, uma cidade quase milenar foi escolhida para representar a ascensão de um novo Reich alemão, com tudo minuciosamente registrado sob as lentes de Leni Riefenstahl em “O Triunfo da Vontade”. Qual evento foi transformado em um momento apoteótico preparado pelo departamento de propaganda de Adolf Hitler em 1934?

a) Congresso de Nuremberg

b) Congresso de Berlim

c) Congresso de Munique

d) Congresso de Dortmund

e) Congresso de Brest-Litovski

questão 8

(Instituto AOCP) Em relação ao nazismo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O nazismo se desenvolveu a partir das influências de ideias pangermânicas, do movimento nacionalista alemão e de grupos paramilitares anticomunistas.

b) O nazismo tinha como objetivo superar as divisões sociais para criar uma sociedade homogênea em termos de raça, buscando unidade nacional e tradicionalismo.

c) O nazismo apoiava teorias como o darwinismo social, sendo que os povos germânicos eram descritos como os mais puros da raça ariana e eram, portanto, vistos como a “raça superior”.

d) Normalmente é caracterizado como uma forma de fascismo que incorpora o racismo científico e o antissemitismo.

e) No início dos anos 1920, Adolf Hitler assume o controle do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, rebatizando-o para Partido Nazista, pautando-se em ideais inspiradas no liberalismo e na democracia.

questão 9

Qual foi o primeiro país a ser anexado pela Alemanha Nazista na década de 1930?

a) Checoslováquia

b) Polônia

c) Áustria

d) Suíça

e) Holanda

questão 10

A invasão da União Soviética realizada pela Alemanha, em junho de 1941, foi parte de qual operação militar?

a) Azul

b) Führer

c) Bandeira Branca

d) Barbarossa

e) Ardenas

questão 11

O destacamento nazista que atuou na perseguição e no fuzilamento de judeus no Leste Europeu ficou conhecido como?

a) Gestapo

b) Sturmabteilung

c) Ordnungspolizei

d) Kriminalpolizei

e) Einsatzgruppen

questão 12

Em 1938, por ordem do Partido Nazista, um grande pogrom (ataque violento) foi organizado contra os judeus. Em menos de 24 horas, milhares de lojas e sinagogas foram destruídas e milhares de judeus foram presos. Esse pogrom recebeu o nome de:

a) Operação Valquíria.

b) Noite dos Cristais.

c) Noite das Facas Longas.

d) Marcha dos Arianos.

e) Operação Solução Final.

respostas
Questão 1

LETRA C

A defesa do liberalismo não fazia parte da ideologia nazista. Os nazistas não acreditavam nos valores das democracias representativas, tampouco na defesa das liberdades individuais, ambos pontos importantes do liberalismo. Além disso, também possuíam uma forte oposição ao liberalismo econômico, pois acreditavam que era parte de uma conspiração internacional dos judeus para dominarem o país.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919. A Alemanha e seus aliados foram totalmente responsabilizados pelos prejuízos causados durante a Primeira Guerra Mundial. O Tratado de Versalhes estipulou várias punições para a Alemanha, sendo uma das mais pesadas a cobrança de uma indenização de guerra no valor de 132 bilhões de marcos alemães. Essa cobrança praticamente quebrou a economia da Alemanha e levou o país a uma crise fortíssima.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O antissemitismo era uma das características centrais da ideologia nazista. Quando os nazistas ocuparam o poder na Alemanha, o ódio aos judeus levou a uma série de ações. Entre elas, destacam-se os pogroms, ataques localizados contra locais povoados por judeus, e a criação de leis que amparavam juridicamente o Estado na perseguição a esse povo. Nesse caso, o grande destaque vai para as Leis de Nuremberg, criadas em 1935.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

O lebensraum é traduzido para o português como “espaço vital”. Esse conceito defendia a formação do Terceiro Reich, dedicado exclusivamente aos povos arianos. Essa ideia defendia a expansão do território da Alemanha para regiões que, historicamente, haviam sido ocupadas por população de origem germânica.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA A

Os nazistas acreditavam em teorias supremacistas que afirmavam que o homem branco era naturalmente superior a homens não brancos. Na ideologia nazista, o modelo de homem perfeito e que era alvo de exaltação era conhecido como “ariano”.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA E

A República de Vichy é como ficou conhecida a república colaboracionista que se estabeleceu na França depois que esse país foi derrotado pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Essa república colaboracionista foi governada por Robert Pétain e existiu de 1940 a 1944.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA A

Nuremberg era a cidade alemã que sediava os encontros anuais realizados pelo Partido Nazista. Esses encontros, também conhecidos como reuniões, congressos ou comícios, passaram a ser realizados a partir de 1933. Eram eventos grandiosos e uma peça de propaganda importante de Joseph Goebbels.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA E

O termo “nazista” é resultado da contração do nome do partido em alemão. No original, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães se chamava Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei. A palavra nazista veio de Nationalsozialistische e, portanto, não foi resultado de uma alteração de Hitler. O partido nazista tinha inspirações antiliberais e desprezava a democracia.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA C

O primeiro país a ser anexado pelos alemães na Europa foi a Áustria, anexada ao território alemão em 1938. A anexação da Áustria já era algo debatido desde o fim da Primeira Guerra Mundial e ficou conhecida, na década de 1930, como Anschluss, termo em alemão que significa exatamente “anexação”.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA D

A Operação Barbarossa foi a operação militar organizada pela Alemanha para realizar a invasão e conquista da União Soviética. Essa invasão aconteceu em 22 de junho de 1941, quando a Europa iniciava o verão, e nela a Alemanha mobilizou mais de três milhões de soldados. O objetivo era conquistar a União Soviética em poucas semanas.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA E

Einsatzgruppen (significava “grupos operacionais”) era um grupamento cujo papel era o de localizar e exterminar judeus no Leste Europeu. Conhecidos como “grupos de extermínio”, esse grupamento atuava atrás das linhas nazistas, promovendo a limpeza étnica nas regiões conquistadas pelos alemães. Estima-se que 1 milhão de pessoas tenham sido fuziladas pelo Einsatzgruppen.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA B

A Noite dos Cristais foi um pogrom realizado entre os dias 9 e 10 de novembro de 1938. Foi um ataque em massa contra os judeus em toda a Alemanha e marcou o início do aprisionamento deles nos campos de concentração. Milhares de lojas de judeus foram destruídas, assim como sinagogas foram incendiadas. Acredita-se que centenas de judeus morreram durante o pogrom.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado