Topo
pesquisar

Exercícios sobre nazismo

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a história e a ideologia do nazismo. Esse partido, surgido em 1920, ascendeu ao poder na Alemanha a partir de 1933. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista, surgiu na Alemanha na década de 1920 e possuía filiação e origem política associadas a grupos da extrema-direita alemã. Em relação às características da ideologia nazista, selecione a alternativa INCORRETA.

a) Antibolchevismo

b) Eugenia

c) Liberalismo

d) Antissemitismo

e) Nacionalismo extremo

questão 2

O crescimento e o fortalecimento do nazismo dentro dos quadros políticos da sociedade alemã aconteceram a partir da estratégia dos nazistas em explorar o desespero dos alemães, relacionado, principalmente, à crise econômica que afetou o país durante a década de 1920, no período conhecido como República de Weimar. Essa crise que atingiu a Alemanha foi resultado, em partes, das indenizações cobradas da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Essas indenizações foram impostas pelo(a)

a) Tratado de Genebra.

b) Conferência de Munique.

c) Conferência de Berlim.

d) Tratado de Balfour.

e) Tratado de Versalhes.

questão 3

Leia as afirmações abaixo e selecione a alternativa CORRETA:

a) A suástica era o símbolo nazista e foi criada por um militar alemão em 1919.

b) A perseguição aos judeus na Alemanha durante a década de 1930 foi amparada juridicamente pelas Leis de Nuremberg.

c) O Anschluss era um ponto crucial da ideologia alemã e defendia a formação do “espaço vital” dedicado, exclusivamente, aos germânicos.

d) Em 1936, após a Conferência de Berlim, os alemães invadiram e anexaram a Checoslováquia.

e) O início da Segunda Guerra Mundial marcou o fim do período da história alemã conhecido como República de Weimar.

questão 4

A respeito do conceito de lebensraum, selecione a alternativa correta:

a) Termo alemão que definia a oposição dos nazistas ao liberalismo enquanto valor político e econômico.

b) Tática militar criada por Hitler que exemplificava o fortalecimento do exército alemão.

c) Plano econômico implantado por Adolf Hitler para promover o crescimento econômico do país.

d) Conceito que defendia a ocupação de um grande território dedicado, exclusivamente, à habitação dos arianos. Sua tradução é “espaço vital”.

e) Plano de aglomeração dos judeus em guetos, aplicado a partir de 1937.

respostas
Questão 1

LETRA C

A defesa do liberalismo não fazia parte da ideologia nazista. Os nazistas não acreditavam nos valores das democracias representativas, tampouco na defesa das liberdades individuais, ambos pontos importantes do liberalismo. Além disso, também possuíam uma forte oposição ao liberalismo econômico, pois acreditavam que era parte de uma conspiração internacional dos judeus para dominarem o país.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919. A Alemanha e seus aliados foram totalmente responsabilizados pelos prejuízos causados durante a Primeira Guerra Mundial. O Tratado de Versalhes estipulou várias punições para a Alemanha, sendo uma das mais pesadas a cobrança de uma indenização de guerra no valor de 132 bilhões de marcos alemães. Essa cobrança praticamente quebrou a economia da Alemanha e levou o país a uma crise fortíssima.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O antissemitismo era uma das características centrais da ideologia nazista. Quando os nazistas ocuparam o poder na Alemanha, o ódio aos judeus levou a uma série de ações. Entre elas, destacam-se os pogroms, ataques localizados contra locais povoados por judeus, e a criação de leis que amparavam juridicamente o Estado na perseguição a esse povo. Nesse caso, o grande destaque vai para as Leis de Nuremberg, criadas em 1935.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

O lebensraum é traduzido para o português como “espaço vital”. Esse conceito defendia a formação do Terceiro Reich, dedicado exclusivamente aos povos arianos. Essa ideia defendia a expansão do território da Alemanha para regiões que, historicamente, haviam sido ocupadas por população de origem germânica.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola