Exercícios sobre eletrólise com metais alcalinos e alcalinoterrosos
Quando realizamos eletrólise ígnea do cloreto de sódio, ocorre a produção de sódio metálico e gás cloro. Com base nesse conhecimento, podemos afirmar que cada íon:
a) sódio recebe dois elétrons
b) cloreto recebe dois elétrons
c) sódio recebe um elétron
d) cloreto perde dois elétrons
e) sódio perde um elétron
Letra c) Na eletrólise ígnea do cloreto de sódio (NaCl), os únicos íons presentes são o cátion sódio (Na+), que recebe 1 elétron por ser da família dos metais alcalinos, e o ânion cloreto (Cl-), que perde 1 elétron.
A eletrólise ígnea do cloreto de cálcio promove a formação de gás cloro no ânodo e a produção do metal cálcio no cátodo. Para representar o processo de redução que ocorreu nessa eletrólise, a equação que podemos utilizar é:
a) Ca2+ + 2e- → Ca
b) Ca2+ → Ca + 2e-
c) Cℓ1- + e- → ½ Cℓ
d) Cℓ1- → ½ Cℓ2 + e-
e) Cℓ21- + e- → Cℓ2
Letra a) Em uma eletrólise, o processo de redução sempre ocorre no cátodo. O cátion (que estava disperso no solvente) recebe elétrons e passa a ser um elemento metálico. Nesse exercício, o cátion é o cálcio, que, por ser um alcalinoterroso, deve receber dois elétrons. A equação de redução do cátion é:
Ca2+ + 2e- → Ca
Equação de redução do cátodo
(UFMG) Um método industrial utilizado para preparar sódio metálico é a eletrólise de cloreto de sódio puro fundido. Com relação à preparação de sódio metálico, é incorreto afirmar que:
a) a formação de sódio metálico ocorre no eletrodo negativo
b) a eletrólise é uma reação espontânea
c) a quantidade, em mol, de cloro (Cℓ2) formada é menor que a de sódio metálico
d) a quantidade de sódio metálico obtido é proporcional à carga elétrica utilizada
Letra a) A formação do composto metálico, no caso o metal alcalino sódio, sempre ocorre no cátodo da eletrólise, ou seja, no polo negativo.
(Fatec-SP) Obtém-se magnésio metálico por eletrólise do MgCℓ2 fundido. Nesse processo, a semirreação que ocorre no cátodo é:
a) Mg2+ + Mg2– → Mg
b) Mg2+ – 2e– → Mg
c) 2 Cℓ+ – 2e– → Cℓ2
d) Mg2+ + 2e– → Mg
e) 2 Cℓ+ + 2e– → Cℓ2
Letra d) Como vimos, o processo de redução em uma eletrólise sempre ocorre no cátodo. Assim, o cátion que estava disperso no solvente recebe elétrons e passa a ser um elemento metálico. Nesse exercício, o cátion é o magnésio, que deve receber dois elétrons por ser um alcalinoterroso. A seguir, temos a equação de redução do cátion:
Mg2+ + 2e– → Mg
Equação catódica