Exercícios sobre os Incas
(UFC) Recentemente, Alejandro Toledo foi eleito presidente do Peru. Durante a campanha eleitoral, foi chamado de Pachacútec, numa alusão ao imperador inca que consolidou um império nos Andes centrais. Sobre a sociedade inca, é correto afirmar que:
a) o fato de constituir uma das mais significativas sociedades pré-colombianas tem como base a negação da cultura dos povos dominados;
b) a sua economia tinha por base a agricultura, com a distribuição de terras pelo Estado e a prática do sistema de regadio;
c) o que a diferenciava das demais culturas pré-colombianas era a ideia de uma sociedade igualitária;
d) o comércio interno era significativo, tendo no guano um dos produtos mais valorizados;
e) a sua cultura desapareceu com o processo da dominação espanhola.
Letra B
O sistema econômico dos incas estava centrado basicamente na agricultura. Para tanto, fez-se necessária a construção de complexas estruturas de irrigação e manutenção de lavouras.
(FGV/SP) Em 2001, Alejandro Toledo tornou-se o primeiro peruano com ascendência indígena a assumir a Presidência da República de seu país. A cerimônia de posse, em Machu Picchu, foi marcada por rituais e símbolos do Império Incaico. A respeito dos incas, é correto afirmar:
a) Eram monoteístas antes da chegada dos espanhóis à América e chegaram a associá-los ao seu deus Viracocha.
b) Na sociedade inca, havia uma clara separação entre política e religião, de tal modo que a seu governante, o Inca, não era atribuído nenhum caráter divino.
c) Cuzco, além do principal núcleo político do império fundado em torno do século XII, era considerado pelos incas o Centro do Mundo, o lugar mais sagrado da Terra.
d) A metalurgia para a produção de armas, adornos e ferramentas era a base da economia do império.
e) Ao contrário do tratamento dispensado a outros povos da América, não tiveram suas estruturas político-sociais profundamente alteradas e puderam preservar suas tradições religiosas até os dias de hoje.
Letra C
A cidade de Cusco era considerada o centro do mundo para o povo inca. A própria disposição do império em relação à localização da cidade denunciava esse caráter, haja vista que ela se encontrava também no centro do império, atraindo para si toda a população circundante.
O termo “Inca”, apesar de estar associado a uma civilização pré-colombiana, não designa uma etnia, mas sim seu governante. O Inca era considerado descendente direto do Deus Sol. Isso o tornava legislador, executor das leis e comandante supremo do exército. Qual era, então, a etnia dominante governada pelo Inca e em que região da América ela se desenvolveu?
a) Etnia Bantu, que se desenvolveu na região norte da América do Sul, sobretudo nos atuais Peru e Equador.
b) Etnia olmeca, que se desenvolveu no atual México e que deu origem aos astecas, posteriormente.
c) Etnia tupi-guarani, que se desenvolveu na região da Amazônia e compreende a atual Colômbia e o atual estado do Amazonas.
d) Etnia Quíchua, que se desenvolveu na região norte da América do Sul, sobretudo nos atuais Peru e Equador.
e) Etnia Sioux, que se desenvolveu no norte dos Estados Unidos, perto da região dos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá.
Letra D
A principal etnia comandada pelo chefe inca era a Quíchua, que habitava uma vasta região à altura dos Alpes da América do Sul, concentrando-se principalmente nos atuais Peru e Equador. Além da capital Cuzco, a cidade de Machu Picchu tornou-se muito conhecida em virtude de sua localização e de suas construções arquitetônicas.
Francisco Pizarro foi o conquistador responsável por derrotar o último representante dos Incas, isto é, dos chefes do povo quíchua, que habitava a região norte dos Alpes na América do Sul. Em que ano esse representante foi derrotado e qual era seu nome?
a) Em 1533, Atahualpa.
b) Em 1525, Huayna Capac.
c) Em 1530, Huáscar
d) Em 1527, Montezuma.
e) Em 1520, Cuauhtémoc.
Letra A
Apesar de não ser considerado um verdadeiro Inca, ou seja, um governante herdeiro do deus Sol, Atahualpa era filho de Huayna Capac, que foi morto em 1525. Huayna Capac foi o último inca a governar antes da chegada dos espanhóis. Antes de morrer, ele dividiu seu império entre seus dois filhos, Huáscar, herdeiro legítimo, e Atahaulpa, meio-irmão desse último. Após a morte do pai, Atahualpa desencadeou uma guerra civil contra seu irmão, estabelecendo assim um domínio temporário sobre o império. Francisco Pizarro venceu Atahualpa definitivamente em 1533, executando-o.