Exercícios sobre a Primavera de Praga
A Primavera de Praga foi a tentativa da população de uma nação do bloco comunista de democratizar o regime que havia sido implantado no país e que seguia as diretrizes estabelecidas pela União Soviética. Selecione a alternativa que traz o país em que ocorreu esse evento:
a) Iugoslávia
b) Chechênia
c) Checoslováquia
d) Hungria
e) Polônia
LETRA C
Os acontecimentos da Primavera de Praga aconteceram na extinta Checoslováquia (atualmente Tchéquia e Eslováquia). A Primavera de Praga manifestou a insatisfação da Checoslováquia com o regime comunista estabelecido no país e mobilizou as classes políticas, estudantis, intelectuais etc. O desejo era de democratização do comunismo e o fim do autoritarismo soviético na Checoslováquia.
O reformismo que se espalhou pela Checoslováquia em 1968 teve como ponto de partida a posse de um novo secretário-geral no Partido Comunista local. Esse novo secretário deu início às reformas visando a implantar um “socialismo com rosto humano” no país. Estamos falando de:
a) Leonid Brejnev
b) Alexander Dubcek
c) Nikita Kruschev
d) Mikhail Gorbachev
e) Nicolau Ceausescu
LETRA B
Alexander Dubcek assumiu o comando-geral do Partido Comunista na União Soviética a partir de 5 de janeiro de 1968 e iniciou as reformas no sentido de implantar um “socialismo com rosto humano”, ou seja, um socialismo com abertura democrática e maior liberdade individual para os cidadãos. Uma medida importante tomada por Dubcek foi o fim da censura no país, e suas ideias para a Checoslováquia foram resumidas no Programa de Ação.
Os acontecimentos na Checoslováquia em 1968 chamaram a atenção de Moscou, que buscou realizar reuniões com as lideranças checoslovacas. Em agosto de 1968, a Checoslováquia foi invadida por tropas soviéticas, e as reformas em curso no país foram interrompidas. Qual fator explica a ação soviética?
a) temor de que o exemplo checoslovaco contaminasse outras nações do bloco comunista e enfraquecesse o poderio dos soviéticos.
b) os protestos na Checoslováquia haviam interrompido a produção industrial nos Sudetos, o que prejudicava a economia soviética.
c) o governo de Moscou era inimigo declarado de Dubcek, pois este foi criado no Quirguistão, uma república rebelde que formava o território soviético.
d) o governo soviético usou os eventos da Checoslováquia como pretexto para fazer uso de seus novos armamentos, produzidos no ciclo 1965-1967.
e) derrubar Alexander Dubcek e estabelecer Nicolau Ceausescu no comando da Checoslováquia.
LETRA A
A intervenção soviética aconteceu porque o comando do governo de Moscou via nos acontecimentos da Checoslováquia uma grande ameaça à estabilidade do poderio dos soviéticos sobre o restante do bloco comunista. O grande temor era de que esse reformismo se alastrasse e minasse o poder de Moscou.
A Primavera de Praga contou com maciça participação do movimento estudantil da Checoslováquia. Além de Praga, outra cidade europeia experimentou uma forte mobilização do movimento estudantil, que se iniciou a partir de um grupo conhecido como Movimento 22 de março e que teve atuação destacada a partir de Maio de 1968:
a) Paris
b) Madrid
c) Bratislava
d) Londres
e) Moscou
LETRA A
Os acontecimentos da Primavera de Praga coincidiram com uma série de outros movimentos de protesto em diferentes partes do mundo. Podem ser destacados os movimentos dos direitos civis dos afro-americanos nos Estados Unidos, bem como a atuação do movimento estudantil no Brasil que lutava contra ditadura. A questão em si faz menção a um evento que marcou uma geração e que foi iniciado a partir da mobilização estudantil na cidade de Paris, na França: o Maio de 1968.