Exercícios sobre a propaganda nazista
Assinale a alternativa que indica quem foi o principal propagandista do governo nazista.
a) Heinrich Himmler.
b) Adolf Hitler.
c) Joseph Goebbels.
d) Carl Schmitt.
Letra c. Joseph Goebbels foi o principal nome da propaganda nazista, tendo sido nomeado Ministro da Propaganda durante o terceiro Reich.
Considerado como criador do mito do “füher”, Joseph Goebbels utilizou principalmente o cinema como meio de propaganda das ideias nazistas. De acordo com as características do cinema propagandístico nazista, descritos no texto A Propaganda Nazista, aponte a alternativa incorreta:
a) Internacionalismo.
b) Xenofobia.
c) Arianismo.
d) Antissemitismo.
e) Nacionalismo.
Letra a. O ideal nazista combatia o internacionalismo, já que defendia a concepção da nação e raça alemã como sendo superiores aos demais povos.
(UFRJ) Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...]. Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança [...]. A população deve trabalhar sempre [...]. Não viemos para distribuir o maná [vantagens], viemos para criar as bases da vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui.
KOCH, Erich. Comissário do Reich na Ucrânia, mar. 1943. In: SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, v. 4. Adaptado.
O texto permite identificar alguns valores que permearam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Identifique dois destes valores como componentes da ideologia nazista.
Podem ser considerados como valores da ideologia nazista expressos no texto: a superioridade da nação alemã sobre os demais povos, quando o comissário diz: “Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui”; e a expansão militar e conquista de novos territórios pelos alemães, subjugando as populações nativas à exploração através da violência, encontradas na frase seguinte: “Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança”.
(PUC-Minas) A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diversos segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão reproduzidos slogans utilizados pelos nazistas.
Para o homem: “Arbeit macht frei” – É o trabalho que te faz livre.
Para a mulher: “Kinder, Küche, Kirche” – Crianças, cozinha, igreja.
A análise e integração desses slogans no conjunto ideológico/doutrinário do nazismo permitem concluir, exceto:
a) A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.
b) A ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, asseguradas por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.
c) Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a ideias tão sadias?
d) O lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como eminentemente femininas.
Letra b. Não havia uma pregação de igualdade entre os sexos, havia sim uma diferenciação de origem supostamente biológica, determinando às mulheres uma posição submissa, cumprindo suas funções domésticas.