Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Queda do Império Romano

Exercícios de História

Avalie os seus conhecimentos a respeito de todo o processo que levou ao fim do Império Romano do Ocidente e é conhecido entre os historiadores como desagregação de Roma. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

No processo que causou o fim do Império Romano do Ocidente, os povos germânicos cumpriram um papel fundamental para o enfraquecimento do poder de Roma. Selecione a alternativa que consta o nome de um povo que NÃO teve envolvimento com as invasões germânicas:

a) etruscos

b) hérulos

c) alamanos

d) vândalos

e) visigodos

questão 2

Os historiadores têm como marco para a desagregação do Império Romano do Ocidente o ano de 476 d.C. O que aconteceu nessa data que marcou a desgregação do Império Romano?

a) O ataque dos hunos, liderados por Átila, à cidade de Roma.

b) A destituição do imperador Rômulo Augusto após a conquista da cidade pelos hérulos.

c) A transferência da capital de Roma para Avelino por ordem de Constantino.

d) A fundação da cidade de Constantinopla.

e) A transferência dos membros do senado romano para Constantinopla.

questão 3

A desagregação do Império Romano do Ocidente que levou ao seu fim definitivo em 476 d.C. foi resultado de uma junção de acontecimentos. São razões utilizadas para explicar esse fato, exceto:

a) crise do sistema escravista

b) crise econômica

c) guerra civil entre Roma e Constantinopla

d) invasões germânicas

e) corrupção

questão 4

Como a religião explica o aumento da rivalidade entre romanos e germânicos?

a) Muitos germânicos converteram-se ao arianismo, crença considerada uma heresia para a Igreja Católica de Roma.

b) Os romanos haviam abandonado o paganismo e abraçado o cristianismo, o que mobilizou os germânicos contra Roma.

c) Roma ordenou a execução de sacerdotes de uma religião pagã que haviam sido enviados pelos francos à Hispânia.

d) Os hunos invadiram a cidade de Roma e atacaram a Santa Sé em um ato que criou um revanchismo dos romanos contra todos os germânicos.

e) A religião não explica a rivalidade entre romanos e germânicos, uma vez que ambos eram pagãos.

respostas
Questão 1

LETRA A

Os etruscos não tiveram envolvimento com as invasões germânicas. Esse povo já habitava a Península Itálica quando a cidade de Roma foi fundada em 753 a.C. Os etruscos chegaram até a dominar a cidade de Roma em algum momento do período monárquico e foram responsáveis por nomear reis na cidade. Foram conquistados pelos romanos por volta do século I a.C. durante o período republicano.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O marco levantado pelos historiadores foi a conquista da cidade de Roma pelos hérulos e a destituição do imperador Rômulo Augusto por Odoacro, rei dos hérulos, um dos povos germânicos. Esse evento aconteceu na data citada, 476 d.C.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

Nunca houve uma guerra civil entre Roma e Constantinopla. A desgregação do Império Romano foi um evento causado por uma série de fatores, tais como a corrupção e a disputa pelo poder em Roma, a crise do sistema escravista e a subsequente crise da economia romana, o enfraquecimento do exército romano e os constantes ataques realizados por diferentes povos germânicos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

A religião não foi responsável diretamente pela desagregação do Império Romano, mas foi um fator que se somou a vários outros, que a seu modo interferiram e ampliaram a crise do Império Romano. No caso da religião, pode-se argumentar, por exemplo, que a rivalidade entre os romanos e alguns povos germânicos foi ampliada porque alguns povos germânicos converteram-se ao arianismo, considerado uma heresia pela Igreja Católica Romana.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola