Exercícios sobre a queda do Império Romano
No processo que causou o fim do Império Romano do Ocidente, os povos germânicos cumpriram um papel fundamental para o enfraquecimento do poder de Roma. Selecione a alternativa que consta o nome de um povo que NÃO teve envolvimento com as invasões germânicas:
a) etruscos
b) hérulos
c) alamanos
d) vândalos
e) visigodos
LETRA A
Os etruscos não tiveram envolvimento com as invasões germânicas. Esse povo já habitava a Península Itálica quando a cidade de Roma foi fundada em 753 a.C. Os etruscos chegaram até a dominar a cidade de Roma em algum momento do período monárquico e foram responsáveis por nomear reis na cidade. Foram conquistados pelos romanos por volta do século I a.C. durante o período republicano.
Os historiadores têm como marco para a desagregação do Império Romano do Ocidente o ano de 476 d.C. O que aconteceu nessa data que marcou a desgregação do Império Romano?
a) O ataque dos hunos, liderados por Átila, à cidade de Roma.
b) A destituição do imperador Rômulo Augusto após a conquista da cidade pelos hérulos.
c) A transferência da capital de Roma para Avelino por ordem de Constantino.
d) A fundação da cidade de Constantinopla.
e) A transferência dos membros do senado romano para Constantinopla.
LETRA B
O marco levantado pelos historiadores foi a conquista da cidade de Roma pelos hérulos e a destituição do imperador Rômulo Augusto por Odoacro, rei dos hérulos, um dos povos germânicos. Esse evento aconteceu na data citada, 476 d.C.
A desagregação do Império Romano do Ocidente que levou ao seu fim definitivo em 476 d.C. foi resultado de uma junção de acontecimentos. São razões utilizadas para explicar esse fato, exceto:
a) crise do sistema escravista
b) crise econômica
c) guerra civil entre Roma e Constantinopla
d) invasões germânicas
e) corrupção
LETRA C
Nunca houve uma guerra civil entre Roma e Constantinopla. A desgregação do Império Romano foi um evento causado por uma série de fatores, tais como a corrupção e a disputa pelo poder em Roma, a crise do sistema escravista e a subsequente crise da economia romana, o enfraquecimento do exército romano e os constantes ataques realizados por diferentes povos germânicos.
Como a religião explica o aumento da rivalidade entre romanos e germânicos?
a) Muitos germânicos converteram-se ao arianismo, crença considerada uma heresia para a Igreja Católica de Roma.
b) Os romanos haviam abandonado o paganismo e abraçado o cristianismo, o que mobilizou os germânicos contra Roma.
c) Roma ordenou a execução de sacerdotes de uma religião pagã que haviam sido enviados pelos francos à Hispânia.
d) Os hunos invadiram a cidade de Roma e atacaram a Santa Sé em um ato que criou um revanchismo dos romanos contra todos os germânicos.
e) A religião não explica a rivalidade entre romanos e germânicos, uma vez que ambos eram pagãos.
LETRA A
A religião não foi responsável diretamente pela desagregação do Império Romano, mas foi um fator que se somou a vários outros, que a seu modo interferiram e ampliaram a crise do Império Romano. No caso da religião, pode-se argumentar, por exemplo, que a rivalidade entre os romanos e alguns povos germânicos foi ampliada porque alguns povos germânicos converteram-se ao arianismo, considerado uma heresia pela Igreja Católica Romana.
A divisão do Império Romano em duas porções, a Oriental e a Ocidental, foi realizada durante o reinado de:
a) Nero
b) Constantino
c) Justiniano
d) Teodósio
e) Orestes
LETRA D
O Império Romano foi dividido oficialmente em 17 de janeiro de 395, ano da morte do imperador Teodósio. Após isso, a divisão se consolidou em Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla.
A era de ouro romana, o período mais próspero da história do Império Romano, foi encerrada com a morte de qual imperador:
a) Nerva
b) Trajano
c) Adriano
d) Antonino Pio
e) Marco Aurélio
LETRA E
Marco Aurélio foi o último imperador de era de ouro romana, um período de grande prosperidade. Houve campanhas militares de sucesso contra diversos povos inimigos de Roma, incluindo os partas e marcomanos. Seu reinado foi marcado pela Peste Antonina, e, com sua morte, a sucessão foi entregue a Cômodo.
O imperador bizantino que procurou reconquistar os domínios romanos perdidos durante a desagregação do Império Romano do Ocidente foi:
a) Justiniano
b) Aleixo II
c) Constantino
d) Zenão
e) Basílio I
LETRA A
Justiniano, o Grande foi imperador bizantino entre 527 e 565, sendo considerado um dos maiores reis que o Império Bizantino teve. Foi durante o seu reinado que os domínios bizantinos chegaram em sua extensão máxima, incorporando territórios no Norte da África e na Península Itálica.
Átila foi um temível guerreiro e líder de um dos povos que invadiram as terras romanas. Ele pertencia aos:
a) alamanos
b) alanos
c) eslavos
d) ostrogodos
e) hunos
LETRA E
Átila é conhecido como o principal líder dos hunos, povo originário da Ásia Central que migrou até a Europa Ocidental, disseminando pânico por onde passava. Em 451, os hunos invadiram a Gália Romana, promovendo uma série de saques, até serem derrotados nos Campos Cataláunicos. Átila também promoveu ataques na Península Itálica, mas sua morte enfraqueceu os hunos.
O último imperador “legitimamente” romano a ocupar o trono de Roma foi:
a) Júlio Nepos
b) Leão I
c) Flávio Orestes
d) Rômulo Augusto
e) Zenão
LETRA A
Alguns historiadores consideram que Júlio Nepos foi o último imperador legitimamente romano. Ele foi imperador entre 474 e 475, mas foi deposto por um de seus súditos, um general romano de origem germânica chamado Flávio Orestes. Com a deposição de Nepos, o filho de Orestes, Rômulo Augusto, assumiu o poder.
O povo germânico que se fixou na Península Ibérica e, posteriormente, no Norte da África com o processo de desagregação do Império Romano foram os:
a) suevos
b) visigodos
c) vândalos
d) saxões
e) francos
LETRA C
Os vândalos foram um povo germânico que invadiu as terras romanas, sendo responsável por saquear Roma em 455. Fixaram-se na Península Ibérica, no século V, mas foram expulsos de lá pelos visigodos, instalando-se no Norte da África e formando um reino que existiu até o século VI.
O processo de concentração das pessoas nos locais de produção de alimento como consequência da crise romana é conhecido como:
a) ruralização
b) emigração
c) concentração
d) controle populacional
e) migração
LETRA A
A ruralização foi uma das consequências da queda do Império Romano, consolidando-se com a instalação de grande parte da população nas zonas rurais, próximo dos locais que produziam alimentos. Isso aconteceu porque a população se mantinha perto de onde os alimentos eram produzidos, mas também porque fugiria da violência nas cidades.
Um sinal da decadência romana foi o fato da cidade ter sido saqueada em 410 pelas tropas lideradas por Alarico, rei de qual povo:
a) jutos
b) ostrogodos
c) burgúndios
d) visigodos
e) hérulos
LETRA D
Em 410, o rei visigodo Alarico liderou as tropas visigóticas contra os romanos, promovendo um grande saque na cidade de Roma. Esse evento é considerado um dos grandes capítulos que evidenciam a decadência romana no período.