Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Segunda Guerra na Iugoslávia

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre a Segunda Guerra na Iugoslávia, você pode avaliar seus conhecimentos acerca desse assunto. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Ao invadir o Reino da Iugoslávia em 1941, os nazistas fizeram a distribuição de território entre os seus aliados do Eixo (Itália, Hungria e Bulgária) e implantaram um Estado fantoche sob o domínio de uma milícia de extrema-direita chamada Ustase. Qual era esse Estado?

a) da Eslovênia Meridional.

b) do Grande Império Manchukuo.

c) da Noruega, controlada por Vidkun Quisling.

d) Estado Independente da Croácia.

e) República Social Italiana.

questão 2

Assim que o Reino da Iugoslávia foi invadido pelos nazistas e o poder foi entregue ao Ustase, movimentos de resistência levantaram-se tanto contra os nazistas como contra o partido de Ante Pavelic. Quais eram os nomes dos movimentos de resistência existentes na Iugoslávia durante a Segunda Guerra Mundial?

a) Partisans e Chetniks.

b) Partisans e Exército Vermelho.

c) Chetniks e Vichy.

d) Exército Vermelho e Vichy.

e) Goums e Vichy.

questão 3

Durante o domínio do Ustase na Croácia, iniciou-se uma grande perseguição contra os sérvios ortodoxos. Essa perseguição levou a um verdadeiro genocídio e à construção de campos de concentração e extermínio, como os usados na Alemanha contra os judeus durante o Holocausto. O principal campo de concentração e extermínio construído pelo Ustase foi:

a) Auschwitz-Birkenau.

b) Sobibor.

c) Jasenovac.

d) Treblinka.

e) Belzec.

questão 4

Quem foi o líder da resistência partisan que, após a Segunda Guerra Mundial, governou a Iugoslávia socialista?

a) Ante Pavelic

b) Josip Broz Tito

c) Draza Mihailovic

d) Príncipe Paulo Karadordevic

e) Vidkun Quisling

respostas
Questão 1

Letra D.

Assim que invadiu a Iugoslávia em abril de 1941, os nazistas colocaram a Ustase, um partido croata de extrema-direita liderado por Ante Pavelic, no poder do Estado Independente da Croácia. Apesar do status de independência, o país sofria muitas interferências dos alemães e, por isso, foi considerado um Estado fantoche. A Croácia do Ustase existiu até 1945, quando esse partido foi derrotado pelos Partisans.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A.

Os dois grupos de resistência formados na Iugoslávia durante a Segunda Guerra Mundial foram os comunistas iugoslavos, liderados por Josip Broz Tito e conhecidos como Partisans, e os monarquistas sérvios, que eram liderados por Draza Mihailovic e conhecidos como Chetniks. Além de lutarem contra os nazistas e o Ustase, Partisans e Chetniks lutaram entre si na disputa pelo poder da região.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C.

O campo de Jasenovac foi o maior campo de concentração e extermínio existente na região da antiga Iugoslávia. Esse campo foi criado em agosto de 1941 por ordens do governo fascista do Ustase e, durante seus anos de funcionamento, foi responsável pela morte de 100 mil pessoas, das quais cerca de 50 mil eram sérvios, além de ter matado milhares de judeus e ciganos. A perseguição aos sérvios era parte da política genocida imposta pelo Ustase.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B.

Josip Broz Tito foi o líder da resistência dos Partisans na Iugoslávia durante a Segunda Guerra Mundial. Após o término da guerra, Tito liderava o movimento comunista nesse país e, por causa disso, tornou-se chefe da Iugoslávia socialista. Ele formou na região um modelo de socialismo autônomo, desvinculado da autoridade de Moscou e conseguiu controlar as rivalidades étnicas da Iugoslávia por meio do poder ditatorial. Tito liderou a Iugoslávia socialista até sua morte, em 1980.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola