Estabeleça ma breve explicação pontuando o modelo de divisão das terras existente nas propriedades feudais
Explique a relação de trabalho que intermediava a relação entre os senhores feudais e os camponeses.
Como funcionava o sistema de rotação de culturas?
Estabeleça as implicações positivas e negativas relacionada a utilização do sistema de rotação de culturas.
No interior dos feudos, observamos que as terras eram basicamente em três partes. Em primeiro plano, tínhamos o chamado manso senhorial ou domínio. Nessa parcela de terras tínhamos a produção de alimentos que era inteiramente destinada ao consumo do senhor feudal e de sua família. No manso servil, tínhamos as terras de onde os servos retiravam o seu próprio sustento e pagavam as taxas devidas ao senhor feudal. Por fim, no manso comunal, temos os pastos e bosques que eram comumente utilizados por servos e senhores.
Voltar a questãoOs camponeses eram subordinados aos senhores feudais através da relação de servidão. Nesse tipo de relação, de natureza econômica e social, os camponeses eram obrigados a trabalharem nas terras e cederem parte de sua produção para os proprietários da terra. Em contrapartida, os senhores feudais cediam suas terras para o uso dos camponeses e lhes ofereciam proteção militar.
Voltar a questãoNo sistema de rotação de culturas, as terras cultiváveis eram divididas em lotes em que diferentes culturas eram desenvolvidas. A cada ano, essas culturas eram modificadas e um dos lotes utilizados era deixado em repouso.
Voltar a questãoPor um lado, o sistema de rotação de culturas tinha a capacidade de estender o tempo de vida útil dos terrenos ao empreender a rotação das culturas em diferentes terrenos e oferecer repouso a essas mesmas terras. Por outro, essa mesma prática estabelecia a limitação da produção agrícola. Muitas vezes, essa prática determinava a diminuição dos alimentos disponíveis à população.
Voltar a questão