Exercícios sobre o feudalismo
(Cespe — adaptado) As relações sociais na Idade Média europeia:
a) foram marcadas por hierarquia discreta e pouco impositiva, mesmo que organizadas em forma de ordens.
b) traduzem, com grande tipicidade, as formas que ficaram consagradas na história social como de sociedades estamentais.
c) assistiram mudanças, mas que não alteraram o caráter vertical e fechado dessas relações, mesmo ante o florescimento de novas formas de organização da economia e a urbanização em fins da Idade Média.
d) tiveram origem em várias formas de organização da vida no campo advindas da crise dos sistemas sociais herdados das cidades-estado gregas da Antiguidade Clássica.
e) nenhuma das alternativas acima.
Letra B. Sociedades estamentais são aquelas onde há uma evidente divisão dos grupos sociais e as possibilidades de mobilidade social são reduzidíssimas. No caso da sociedade feudal, os grupos sociais existentes eram a nobreza, o clero e os servos.
(Fundatec) A passagem do Feudalismo para o Capitalismo ocorreu através de um longo processo
de acúmulo de capitais. As condições necessárias para o seu desenvolvimento foram encontradas no
Período Moderno, também caracterizado como Era pré-capitalista. Essa descrição corresponde à fase do Capitalismo:
a) Financeiro.
b) Comercial.
c) Industrial.
d) Monopolista.
e) Liberal.
Letra B. O capitalismo comercial corresponde ao período do mercantilismo, práticas econômicas diretamente relacionadas com os reinos absolutistas. Essas práticas visavam ao acúmulo de metais preciosos e procuravam obtê-los por meio do protecionismo alfandegário, produção manufatureira, exploração colonial, etc.
(Fundatec) Considerando a historiografia existente sobre a História Medieval, a sociedade era estamental, ou seja, a posição de cada indivíduo na sociedade era determinada pelo nascimento ou pela função que exercia, sendo também denominada sociedade de “ordens” e sendo dividida em:
a) clientes – nobreza – clero.
b) escravos – nobreza – sacerdotes.
c) servos – militares – clero.
d) plebeus – militares – sacerdotes.
e) servos – clero – nobreza.
Letra E. No caso da sociedade medieval, os três principais grupos eram:
-
os servos, ligados à terra e obrigados a trabalhar para os nobres;
-
o clero, formado pelos membros da Igreja Católica;
-
e a nobreza, classe de privilegiados e detentora das terras, o principal recurso desse período.
(FGV) A imagem mostra dois homens frente a frente: um que quer servir e o outro que aceita, ou deseja, ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo.
BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal. Lisboa: Edições 70, 1982, p.170. Adaptado.
As afirmações a seguir sobre o sistema de vassalagem vigente na sociedade feudal da Europa Ocidental estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Refere-se a uma modalidade de relação política regional, pautada no assujeitamento de homens não livres pela nobreza.
b) Caracteriza-se por instaurar vínculos pessoais de dependência e proteção entre indivíduos econômica e politicamente influentes.
c) Relaciona-se ao rito da investidura quando, após o juramento de lealdade, o vassalo recebe um objeto que simboliza o acesso a terras.
d) Trata-se de vínculos recíprocos e desiguais estabelecidos em uma cerimônia de homenagem, na qual um homem se coloca simbolicamente a serviço de outro.
e) Trata-se do estabelecimento voluntário de relações político-militares complementares e assimétricas entre membros da nobreza.
Letra A. Na questão, a única alternativa que apresenta um erro é a alternativa A, pois fala de uma relação que relaciona homens não livres com os nobres, quando na verdade a vassalagem era uma relação do rei para com os nobres de um reino.
Dentro do feudalismo, os servos possuíam uma série de obrigações e uma delas era ceder para o senhor feudal uma parte dos itens agrícolas que haviam sido produzidos. Essa obrigação era conhecida como:
a) corveia.
b) banalidade.
c) talha.
d) investidura.
e) vassalagem.
Letra C. A talha era o imposto que exigia que o servo cedesse uma parte de sua produção para o senhor feudal, o real dono daquela terra. Essa produção que era cedida era da parcela de itens que os servos produziam para o seu próprio sustento.
As relações de suserania e vassalagem foram estabelecidas primeiramente em qual reino europeu da Idade Média?
a) Sacro Império Romano-Germânico.
b) Império Carolíngio.
c) Reino dos Vândalos.
d) Reino de Leão.
e) Condado Portucalense.
Letra B. Os historiadores apontam que as relações de vassalagem e suserania foram práticas que se estabeleceram no Império Carolíngio, sobretudo a partir do reinado de Carlos Magno, rei carolíngio que governou entre 768 e 814.
Considera-se que as Cruzadas foram um dos fatores que contribuíram para o enfraquecimento do feudalismo porque incentivaram a abertura da Europa e, consequentemente, de seu comércio. O que foram as Cruzadas?
a) Expedições militares de caráter político-religioso.
b) Perseguição aos senhores feudais que eram contra o comércio.
c) Programa que incentivou a cunhagem de moedas.
d) Incentivo à derrubada de florestas para o cultivo agrícola.
Letra A. As Cruzadas foram expedições militares realizadas pelos reinos cristãos da Europa, entre os séculos XI e XIII, contra os domínios dos muçulmanos, em especial a Palestina, entendida como Terra Santa pelos cristãos medievais. As Cruzadas contribuíram diretamente para o enfraquecimento do feudalismo. Para saber mais, clique aqui.
O surgimento do feudalismo tem relação com:
a) as Cruzadas.
b) a peste negra.
c) o Cisma do Oriente.
d) a desagregação do Império Romano do Ocidente.
e) a queda de Constantinopla.
Letra D. A formação do feudalismo tem relação com a desagregação do Império Romano do Ocidente e as transformações que a Europa Ocidental sofreu com o desaparecimento do Império Romano e o estabelecimento e formação dos reinos germânicos nas antigas terras romanas.
O feudo era o local que fornecia abrigo e sustento para os servos, embora as condições de vida e trabalho deles fossem duríssimas. Tornou-se comum que algumas terras do Reino dos Francos fossem invadidas por povos do norte da Europa a partir do século IX. Estamos falando dos:
a) normandos.
b) saxões.
c) anglos.
d) jutos.
e) húngaros.
Letra A. As invasões que aconteceram nas terras francas a partir do século IX, afetando, inclusive, muitos feudos, foi realizada pelos normandos, nome dado pelos francos aos povos vikings. Essas invasões visavam saquear as riquezas que eram produzidas nesses locais.
Qual dos acontecimentos abaixo tem relação com a crise do feudalismo?
a) Renascimento.
b) Guerras Púnicas.
c) Guerra dos Trinta Anos.
d) Iluminismo.
e) Revolução Francesa.
Letra A. Entende-se que a mudança cultural que o Renascimento causou na Europa foi um dos motivos para o fim do feudalismo, pois rompia com a mentalidade medieval característica desse modo de produção. O Renascimento também abriu caminho para que um novo modelo econômico pudesse se estabelecer na Europa. Para saber mais, clique aqui.
No contexto do enfraquecimento do feudalismo, ocorreu o surgimento da burguesia. Essa nova classe tem sua origem ligada com:
a) o crescimento do comércio.
b) o fortalecimento do poder real.
c) as invasões vikings.
d) a Guerra dos Cem Anos.
e) a Reconquista.
Letra A. O surgimento da burguesia tem relação direta com o crescimento do comércio, que se iniciou na Europa a partir do século XI. O surgimento da burguesia se deu no contexto em que o comércio ganhou força na Europa por meio de comerciantes itinerantes, feiras medievais e grandes rotas de comércio. A burguesia trouxe consigo a necessidade por um novo modelo econômico.
Os feudos medievais tiveram origem:
a) nas cidades-estado gregas.
b) no modo de produção asiático.
c) nas vilas romanas.
d) nas cidades romanas.
e) nenhuma das alternativas acima.
Letra C. As vilas eram uma propriedade rural comum no período da Roma Antiga. Esse tipo de propriedade, em geral, pertencia aos patrícios, sendo um modelo de produção agrícola na sociedade romana. O feudo se estabeleceu após a desagregação do Império Romano do Ocidente, tendo a vila como um modelo.