Whatsapp

Exercícios sobre o socialismo

Exercícios de História

Com estes exercícios você testará seus conhecimentos a respeito do socialismo, ideologia que surgiu na virada para o XIX, durante o contexto da Revolução Industrial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Concurso Milagres/2018) “A Grande Revolução de Outubro foi uma revolução sem exemplo na história da humanidade. Seu inspirador, seu chefe e se organizador foi o partido dos bolcheviques, seu comitê central, dirigido por Lenine.”

REED, John. Os dez dias que abalaram o mundo. São Paulo: Global Editora, 1978, p. 17.

Sobre a Revolução citada acima, podemos corretamente assinalar:

a) a tradição democrática russa favoreceu a Revolução, tendo em vista ter sido a primeira potência imperialista do século XIX a acabar com a monarquia absolutista.

b) às vésperas da Revolução, a Rússia era uma economia já bastante desenvolvida no âmbito do capitalismo que disputava com as grandes potências europeias os mercados, o que favoreceu formação da burguesia revolucionária liderada por Lenine.

c) no final do século XIX, a Rússia iniciou seu processo de industrialização, porém dependente do capital estrangeiro, principalmente inglês e francês, e com péssimas condições de vida para os trabalhadores urbanos e rurais; criaram-se as condições que favoreceram a mobilização para a Revolução.

d) a derrota russa na Guerra Russo-Japonesa, em 1914, endividou o Estado e gerou várias revoltas populares, duramente massacradas, entre elas, o episódio mais conhecido foi o “Domingo Sangrento”, de 1915.

e) a entrada do Império Russo na I Guerra Mundial retardou a Revolução, pois trouxe como consequência melhorias socioeconômicas que não se mantiveram após a Guerra, o que levou à Revolução bolchevique em fevereiro de 1919.

questão 2

Qual nação europeia não possuiu um governo dentro do que é entendido como socialismo real:

a) Checoslováquia

b) Polônia

c) Romênia

d) Bulgária

e) Alemanha Ocidental

questão 3

(Nucepe) Em um ensaio que escreveu na metade de 1949 intitulado “Sobre a ditadura democrática popular”, Mao Zedong explicou sucintamente as ideias que permeariam as orientações governamentais do novo Estado chinês. A experiência da revolução até então podia ser analisada dentro de duas categorias básicas, escreveu Mao. A primeira era a mobilização das massas da nação para construir uma “frente unida interna sob a liderança da classe trabalhadora”.

SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.489.

A “frente unida”, proposta por Mao para a condução do processo revolucionário na China, incorporava:

a) a alta burguesia nacionalista, os operários e os camponeses.

b) os pequenos proprietários rurais (kulaks), a grande burguesia urbana e os operários.

c) a burguesia internacional, os operários e os camponeses.

d) o campesinato, os operários e a burguesia nacional.

e) os pequenos proprietários rurais (kulaks), os grandes proprietários rurais e os operários.

questão 4

(Nucepe) Os 30 anos da queda do Muro de Berlim

Luiz Felipe de Alencastro

11/11/2019 10h50

A queda do Muro de Berlim em 1989, na sequência da abertura política iniciada em Moscou por Gorbachev, foi o terremoto inicial dos tremores tectônicos que fizeram desabar a Cortina de Ferro e a União Soviética. Muito justamente, o evento é festejado em todas as democracias agora, no seu trigésimo aniversário. Há poucos dirigentes ou negociadores diplomáticos da época ainda vivos e dispostos a testemunhar. […]

Fonte:https://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/luiz-felipe-alencastro /2019/11/11/os-50-anos-da-queda-do-muro-de-berlim.htm, acesso em 20/11/19.

A queda do muro de Berlim foi o marco:

a) da ascensão do capitalismo no Leste Europeu e do fim do socialismo em todo o mundo.

b) da crise das Repúblicas Socialistas Soviéticas e do fortalecimento do Pacto de Varsóvia.

c) do colapso do socialismo soviético e do fim da disputa do mundo bipolar.

d) da reunificação alemã e da formação da Comunidade Econômica Europeia.

e) da reconfiguração das fronteiras europeias e do domínio absoluto do capitalismo.

questão 5

Qual dos nomes abaixo fez parte do que ficou rotulado como socialismo utópico:

a) Karl Marx

b) Saint-Simon

c) Friedrich Engels

d) Pierre-Joseph Proudhon

e) Adam Smith

questão 6

O socialismo surgiu em qual contexto histórico:

a) Revolução Industrial

b) Revolução Americana

c) Guerra Civil Americana

d) Revolução Russa

e) Primeira Guerra Mundial

questão 7

A mais-valia é um termo utilizado dentro do socialismo para se referir:

a) à greve

b) ao lucro

c) ao trabalho manufaturado

d) ao trabalho infantil

e) nenhuma das alternativas acima

questão 8

A respeito do socialismo utópico, selecione a alternativa correta:

a) defendia a revolução como forma de tomar o poder.

b) foi fortemente apoiado por Karl Marx.

c) foi a base teórica do marxismo.

d) defendia a transformação social mais justa via reformas.

e) Todas as alternativas estão corretas.

questão 9

Qual é conceito-chave do socialismo científico para entender as tensões e as desigualdades existentes em diferentes modelos econômicos, incluindo o capitalista:

a) mais-valia

b) alienação

c) materialismo histórico

d) materialismo dialético

e) luta de classes

questão 10

O grupo representado pelos trabalhadores na teoria socialista é conhecido como:

a) burguesia

b) proletariado

c) nobreza

d) classe média

e) nenhuma das alternativas acima

questão 11

A primeira tentativa de implantação do socialismo ficou conhecida como:

a) Revolução Russa

b) Comuna de Paris

c) Revolução de 1848

d) Revolução Alemã de 1918

e) Revolução Chinesa

questão 12

A primeira nação socialista da história foi:

a) China

b) Iugoslávia

c) Polônia

d) Rússia

e) Alemanha

respostas
Questão 1

LETRA C

O processo de industrialização da Rússia foi considerado tardio, tanto que no começo do século XX a capacidade industrial do país ainda era bastante limitada. O operariado russo trabalhava em condições ruins, recebendo salários baixos. A condição de pobreza e exploração do operariado russo fez com que ele aderisse aos ideais socialistas.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

Entre as nações mencionadas, a única que não teve um governo socialista durante o período de existência do bloco socialista na Europa foi a Alemanha Ocidental. A Alemanha que teve um governo socialista foi a Oriental, a República Democrática Alemã.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

Nesse conceito definido por Mao Tsé-Tung (também conhecido como Mao Zedong), havia grupos fundamentais para a consolidação do Estado socialista. Esse Estado se constituiria na aliança entre os trabalhadores e os camponeses, mas também contaria com a presença da burguesia nacional.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

A queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, é entendida como um marco da queda do bloco socialista no Leste Europeu, liderado pela União Soviética, e, com isso, teve fim a ordem bipolar do período conhecido como Guerra Fria.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA B

O conde de Saint-Simon ou Claude-Henri de Rouvroy foi um dos grandes nomes do socialismo utópico. Ele não defendia a revolução como forma de transformação da sociedade, assim como não defendia a abolição da propriedade privada. Defendia o estabelecimento de uma sociedade onde houvesse partilha da riqueza produzida.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA A

O socialismo se estabeleceu no contexto da Revolução Industrial, momento em que surgiu a indústria e se estabeleceu o capitalismo. Por meio da Revolução, uma série de transformações se deram na sociedade, trazendo precarização para a vida do proletariado. O socialismo procurava acabar com esse cenário implantando uma sociedade pautada na igualdade.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA A

Resumidamente, a mais-valia (ou mais-valor) pode ser entendida como o lucro. Esse conceito se refere a toda riqueza produzida pelo trabalhador e que retornaria a ele por meio de seu salário, mas fica com os donos do meio de produção como lucro. Marx entendia que todo esse lucro era gerado por trabalho excedente, isto é, aquele que ia além do necessário para pagar o salário do trabalhador.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA D

O socialismo utópico defendia que a sociedade fosse transformada por meio de reformas que viessem a estabelecer uma ordem baseada na igualdade e na partilha de riqueza. Muitos socialistas utópicos não defendiam a revolução como caminho para essa transformação.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA E

Para Marx e Engels, os dois grandes nomes do socialismo científico, a luta de classes é um conceito-chave para entender a história da humanidade e seus diferentes modelos econômicos. Esse conceito explica a ideia de uma pequena classe de privilegiados que explora intensamente uma grande massa de trabalhadores.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA B

O proletariado é entendido como a grande massa de pessoas exploradas. A explicação socialista aponta que o proletariado não tem outra fonte de sobrevivência a não ser a venda da sua própria força de trabalho para obter um salário que o permita se manter. No entanto, a exploração sobre essa classe é intensa e realizada pela burguesia.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA B

A Comuna de Paris, em 1871, é entendida como a primeira tentativa de implantar um governo de orientação socialista. Nesse ano, trabalhadores de Paris revoltaram-se contra o governo e tomaram o controle da sociedade, estabelecendo um governo controlado pelos próprios trabalhadores. Essa tentativa teve duração de apenas 72 dias.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA D

A primeira nação socialista da história foi a Rússia, que assim se tornou por meio da Revolução de Outubro de 1917. Durante boa parte do século XX, a nação russa foi parte da União Soviética.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado