Exercícios sobre o surgimento da burguesia
(FMTM) O crescimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média:
- consolidou as estruturas feudais, como a economia de subsistência e a suserania.
- expandiu as atividades agrícolas, com o declínio do uso de moedas nas trocas.
- fez surgir um novo grupo social, ligado às atividades artesanais e mercantis.
- permitiu o desenvolvimento do trabalho livre, isento de quaisquer restrições.
- criou uma infraestrutura tão adequada, que provocou intenso êxodo rural.
Letra C.
O crescimento do comércio e das cidades contribuiu para o enfraquecimento das estruturas feudais, com apontado em A. Mesmo que tenha contribuído para a expansão das atividades agrícolas, não ocorreu o declínio do uso da moeda, como afirmado em B. O trabalho livre, realizado através de contrato, é uma característica do capitalismo, o que invalida D. O crescimento urbano não foi acompanhado por uma melhoria na infraestrutura das cidades, como escrito em E.
(UFRN) O crescimento das cidades é um fenômeno da Europa ocidental a partir do século XI. Tratando sobre a questão, Pierre Vilar afirma:
“As cidades dependiam dos senhores. Mas elas foram mais fortes que as aldeias para discutir com seus amos, rebelarem-se, obter ou impor ‘cartas de franquia’. Coletivamente, continuavam vinculadas ao sistema feudal [...]. Mas em seu território, e sobretudo dentro do recinto dentro da muralha, os habitantes eram livres e participavam da organização coletiva.”
VILAR, Pierre. Do feudalismo ao capitalismo. São Paulo: Contexto, 1992, p. 39.
Refletindo sobre essa afirmação, pode-se concluir que:
- os moradores da cidade gozavam de significativa autonomia, mesmo submetidos à autoridade dos senhores, que lhes cobravam taxas.
- os camponeses da aldeia medieval impuseram aos senhores feudais um documento que garantia autonomia política à comunidade.
- os habitantes das cidades libertaram-se de inúmeras obrigações, entre elas a de participarem de corporações de ofício.
- as populações urbanas eram isoladas por muralhas que as impediam de estabelecer relações socioeconômicas com o mundo feudal.
Letra A.
Os camponeses não conseguiram impor qualquer documento aos senhores, invalidando B. C está incorreta, pois não houve libertação em relação às corporações de ofício. Já a D está errada porque as muralhas serviam mesmo para defesa das cidades.
A formação da burguesia enquanto classe social está relacionada a algumas alterações verificadas durante a Baixa Idade Média. Qual das alternativas abaixo não faz parte dessas alterações?
- Crescimento das cidades.
- Fortalecimento do artesanato.
- Crescimento do comércio
- Criação da máquina a vapor.
- Desenvolvimento de atividades bancárias.
Letra D. A máquina a vapor foi uma consequência das atividades burguesas em um momento de consolidação de sua força social e não no período de sua formação.
Analise as afirmativas abaixo:
I - Com o , várias atividades desenvolveram-se nas cidades, movimentando a economia local, sendo que dentre as atividades estava a industrialização
II - As atividades comerciais, bancárias e as feiras levaram ao rápido desenvolvimento urbano; assim, criou-se uma estrutura de segurança que garantiu a realização dos negócios comerciais.
III - A atividade artesanal que se destacou inicialmente nas cidades foi a produção metalúrgica, principalmente, sendo que toda produção era organizada pelas chamadas Corporações de ofício.
IV - Os funcionários ou trabalhadores das Corporações de Ofícios eram chamados de jornaleiros e geralmente viviam na casa do mestre. Nas oficinas também existiam os aprendizes, jovens que queriam seguir uma profissão relacionada ao artesanato.
Agora, indique a alternativa:
- caso as alternativas II e IV estiveram corretas.
- caso as alternativas I, II e IV estiveram corretas.
- caso as alternativas I, III e IV estiveram corretas.
- caso as alternativas I e III estiveram corretas.
- caso as alternativas III e IV estiveram corretas.
Letra A.
A I está incorreta por afirmar que houve industrialização durante o renascimento urbano. A III também está incorreta por colocar como atividade principal a metalurgia.