Exercícios sobre o Tratado de Methuen
Estabeleça um paralelo entre a economia portuguesa e britânica entre o fim do século XVII e o começo do século XVIII.
Portugal se encontrava em uma situação econômica bastante delicada, tendo em vista que o país sofreu com as perdas coloniais ocorridas durante a União Ibérica, empregou recursos na luta contra os espanhóis na chamada Guerra de Restauração e pagou indenização aos holandeses para assim recuperar o espaço colonial nordestino. Em contrapartida, a Inglaterra vivia um momento de consolidação econômica em seu país, onde o projeto expansionista burguês preparava terreno para o desenvolvimento da Revolução Industrial.
Fala uma pequena síntese do acordo firmado através do Tratado de Methuen, assinado em 1703, envolvendo Portugal e Inglaterra.
Por meio desse tratado, a Inglaterra era favorecida na compra dos vinhos produzidos por Portugal. Em contrapartida, Portugal era beneficiado na aquisição dos produtos têxteis britânicos a valores preferenciais.
Quais foram os efeitos do Tratado de Methuen na economia lusitana?
Ao longo do tempo, a vigência desse acordo incentivou uma grande parcela dos proprietários de terra portugueses a utilizarem seus terrenos para a produção de vinho. Desse modo, o espaço agrícola Português se viu limitado, o que acabou impedindo o desenvolvimento de outras atividades que pudessem dinamizar a economia do país. Ao mesmo tempo, na medida em que a demanda portuguesa por produtos manufaturados ingleses aumentava, a economia do país entrava em crise com as dívidas geradas pela compra de tais produtos.
Produza um parágrafo explicando de que forma o ouro brasileiro acabou financiando a desenvolvimento industrial britânico.
A dependência portuguesa em relação aos produtos manufaturados ingleses acabou gerando um grande déficit que foi acobertado com o envio de remessas e mais remessas do ouro extraído em terras brasileiras. Com o passar do tempo, os metais preciosos brasileiros adquiridos pela Inglaterra foram de suma importância para que a economia britânica despontasse como a primeira nação a experimentar os ganhos e transformações estabelecidos pelo advento da Revolução Industrial.
O Tratado de Methuen pode ser visto como o único fator de explica a crise da economia portuguesa, no final do século XVIII? Justifique a sua resposta.
Não. Apesar de estabelecer vários efeitos negativos na economia do país, o Tratado de Methuen era apenas um dos problemas enfrentados por Portugal. Analisando de forma mais atenta, podemos ver que a falta de investimento em um projeto de modernização da economia e o desinteresse das elites nacionais também foram de grande peso para que essa crise se instalasse em solo português.