Whatsapp

Exercícios sobre a União Soviética

Exercícios de História

Faça estes exercícios sobre a União Soviética, uma das nações mais importantes do século XX e protagonista da Guerra Fria. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Unesp) No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa — é verdade que restrita — para os cidadãos soviéticos. […] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique.

(Victor Serge. Memórias de um revolucionário, 1987.)

O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética:

a) a reconciliação entre as principais facções social-democratas e a implantação de um sistema político que atribuía todo poder aos sovietes de soldados, operários e camponeses.

b) o reconhecimento do fracasso político e social dos ideais comunistas e o restabelecimento do capitalismo liberal como modo de produção hegemônico no país.

c) a estatização das empresas e dos capitais estrangeiros investidos no país e a nacionalização de todos os meios de produção, com a implantação do chamado comunismo de guerra.

d) a aguda centralização do poder nas mãos do partido governante e o restabelecimento temporário de algumas práticas capitalistas que visavam à aceleração do crescimento econômico do país.

e) o fim da participação russa na Guerra Mundial, defendida pelas principais lideranças do Exército Vermelho, e a legalização de todos os partidos socialistas.

questão 2

Em agosto de 1939, poucos dias antes do começo da Segunda Guerra Mundial, soviéticos e alemães assinaram um acordo que ficou conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop ou Pacto de Não Agressão. Das consequências diretas desse acordo, podermos apontar:

a) Consolidação da paz entre alemães e soviéticos ao longo de toda a 2ª Guerra Mundial.

b) Divisão secreta do território polonês entre as duas nações.

c) Invasão do território soviético pelos japoneses, marcando o início da Batalha de Khalkhin Gol.

d) Fuga de milhares de judeus, uma vez que uma cláusula secreta estipulava a extradição de judeus soviéticos para a Alemanha.

e) Fim dos acordos comerciais existentes entre as duas nações em troca de uma falsa paz.

questão 3

Durante a Era Brejnev, os soviéticos iniciaram sua fase de decadência e estagnação por conta da falta de reformas e de dinamismo econômico no país. O governo Brejnev também ficou marcado por contribuir significativamente para desenvolver a corrupção nos meios burocráticos do país. Um dos acontecimentos mais importantes desse governo e que teve peso significativo para o fim da União Soviética foi:

a) Desestalinização

b) Acidente Nuclear de Chernobyl

c) Queda do Muro de Berlim

d) Crise do Petróleo de 1973

e) Guerra do Afeganistão de 1979

questão 4

Pouco a pouco, os órgãos bolcheviques marginalizaram os sovietes em nome dos quais se fizera a revolução; também eliminaram todos os corpos empresariais e as organizações sociais que podiam diminuir o poder ministerial. Dessa forma, as principais instituições revolucionárias de 1917 — sovietes, comitês de fábrica, sindicatos, cooperativas, associações et cetera — foram gradualmente subsumidas na nova burocracia ou completamente extintas.

ORLOVSKY, Daniel T. A Rússia na guerra e na revolução (1914-1921). In.: FREEZE, Gregory L (org.). História da Rússia. Lisboa: Edições 70, 2017, pp. 317-318 (adaptado).

Esse trecho faz menção aos acontecimentos que se passaram na Rússia depois que os bolcheviques assumiram o poder do país por meio da Revolução de 1917. A partir do trecho, podemos entender que Lenin

a) promoveu um processo de centralização do poder, desarticulando as formas de participação popular.

b) aplicou um processo de democratização da revolução ampliando o envolvimento dos operários.

c) aboliu de imediato todas as instituições historicamente vinculadas ao czarismo.

d) implantou uma política de distribuição de renda e de terras nos trabalhadores registrados nos comitês de fábrica dos bolcheviques.

e) ampliou a burocracia de Estado transformando os sovietes em ministérios governamentais.

questão 5

(Furb) “Diminuir o ritmo significaria ficar para trás. E aqueles que ficam para trás são derrotados. Mas não queremos ser derrotados. Não, nos recusamos a ser derrotados! Uma característica da história da velha Rússia foram os contínuos espancamentos que ela sofreu […]. Todos a venceram — por causa de seu atraso, por causa de seu atraso militar, atraso cultural, atraso político, atraso industrial, atraso agrícola. Eles bateram nela porque era lucrativo e poderia ser feito com impunidade. […] Essa é a lei dos exploradores — derrotar os atrasados e os fracos. É a lei da selva do capitalismo. Você é atrasada, é fraca — portanto, você está errado; portanto, você pode ser derrotado e escravizado. Você é poderoso — portanto, você está certo; portanto, devemos ser cautelosos com você. É por isso que não devemos mais ficar para trás.”

Joseph Stalin, discurso proferido na primeira Conferência de Todos os Sindicatos do Pessoal Líder da Indústria Socialista, 4 de fevereiro de 1931.

O significado do discurso de Stalin reflete o contexto econômico soviético, que pode ser compreendido a partir:

a) do esforço de Stalin para desenvolver uma indústria bélica que colocasse a URSS em condições favoráveis na corrida armamentista.

b) da implantação da Nova Política Econômica, que centralizou as decisões econômicas e os recursos soviéticos para o rápido desenvolvimento de riqueza.

c) da fase do “comunismo de guerra”, que militarizou a mão de obra, estatizou as ações sindicais e promoveu a apropriação do Estado da produção excedente.

d) da necessidade de introduzir medidas capitalistas, sobretudo a propriedade privada e a atuação forte do setor bancário, para fortalecimento da economia soviética.

e) da adoção de planos quinquenais com o intuito de coordenar a produção econômica com as necessidades sociais soviéticas.

questão 6

(Ieses) No período de 1945 a 1989, existiu entre os Estados Unidos da América e a União Soviética uma situação permanente de antagonismo, provocada pela oposição ideológica dessas duas potências. Esse período recebeu a denominação de:

a) Segunda Grande Guerra Mundial.

b) Cortina de Ferro.

c) Guerra Fria.

d) Tratado de Berlim.

e) Corrida Armamentista.

questão 7

(Fundatec) Após a Segunda Guerra Mundial, teve início um período que ficou conhecido como Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética disputaram o poderio mundial. O conflito entre essas duas superpotências ficou emblemático através do(a):

a) disseminação de atentados terroristas no Ocidente.

b) fim dos regimes totalitários na América Latina na década de 1960.

c) surgimento dos blocos econômicos regionais.

d) formação de uma ordem mundial bipolar.

e) fortalecimento do fundamentalismo islâmico.

questão 8

Qual das alternativas abaixo apresenta um país que NÃO fez parte da União Soviética:

a) Eslovênia

b) Moldávia

c) Ucrânia

d) Lituânia

e) Tadjiquistão

questão 9

Foi o governante da União Soviética de 1917 a 1924:

a) Leon Trotsky

b) Vladimir Lenin

c) Josef Stalin

d) Alexander Kerensky

e) Nicolau II

questão 10

A invasão da União Soviética pela Alemanha Nazista, em 1941, deu-se por meio de qual operação:

a) Overlord

b) Valquíria

c) Azul

d) Barbarossa

e) Tempestade de Areia

questão 11

O primeiro satélite enviado pela União Soviética ao espaço ficou conhecido como:

a) Laika

b) Soyuz

c) Vladimir Lenin

d) Baku

e) Sputnik 1

questão 12

O último governante da União Soviética foi:

a) Mikhail Gorbachev

b) Konstantin Chernenko

c) Yuri Andropov

d) Leonid Brejnev

e) Nikita Kruschev

respostas
Questão 1

LETRA D

A Nova Política Econômica, mais conhecida como NEP, foi um plano de recuperação econômica da União Soviética após os bolcheviques saírem vitoriosos da Guerra Civil Russa (1918-1921). A NEP consistia na reintrodução do país à economia de mercado. Na prática, Lenin autorizava a reintrodução do capitalismo temporariamente como forma de recuperar a economia destruída após o envolvimento do país em duas guerras.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O Pacto de Não Agressão foi um acordo assinado entre Alemanha Nazista e União Soviética às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial. Esse acordo foi um grande choque para o mundo e garantiu os interesses temporários de Hitler e Stalin. O primeiro conseguiu garantias de que poderia preocupar-se, a princípio, com a Europa Ocidental antes de lutar contra os soviéticos. O segundo ganhava tempo para preparar-se para a inevitável luta contra as alemães. Em uma cláusula secreta, ambos países concordaram em invadir e dividir o território polonês, com alemães ficando com o oeste, e os soviéticos, com o leste.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

Um dos acontecimentos mais catastróficos para a economia soviética foi a Guerra do Afeganistão de 1979. Essa guerra aconteceu porque os soviéticos procuravam defender o governo comunista do Afeganistão. Para impedir que os rebeldes (chamados Mujahidin) derrubassem os comunistas afegãos, os soviéticos invadiram o país para lutar contra eles. Permaneceram 10 anos lá, não derrotaram os rebeldes e gastaram bilhões de dólares com o conflito.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

O trecho em questão fala das ações de Vladimir Lenin de centralizar o poder em si a partir da desarticulação dos comitês populares que apoiaram e fizeram a revolução em 1917. Com isso, Lenin afastou trabalhadores e membros dos sovietes do poder e garantiu a permanência da antiga burocracia czarista renomeando as instituições antigas.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA E

O contexto de realização desse discurso coincide com o momento em que os planos quinquenais foram implantados na União Soviética. Esses planos foram a saída encontrada por Stalin para promover a industrialização da URSS. Eles tiveram resultados expressivos no desenvolvimento industrial soviético.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA C

A disputa travada por Estados Unidos e União Soviética no campo ideológico, econômico e político ficou conhecida como Guerra Fria e se estendeu por quase toda a segunda metade do século XX. Ao longo desse período, uma série de disputas indiretas foram realizadas entre as duas nações.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA D

A Guerra Fria ficou marcada por estabelecer uma ordem bipolar no mundo, em que as nações dividiam-se em quem apoiava os Estados Unidos e quem apoiava a União Soviética. Isso deu origem a alguns blocos fechados, como a Otan e o Pacto de Varsóvia. A partir da década de 1960, algumas nações passaram a defender uma terceira via, sem se aliarem com nenhum dos dois lados.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA A

Das nações mencionadas, a única que não fez parte do território da União Soviética foi a Eslovênia. Esse país surgiu em 1991 e foi resultado do desmembramento que a Iugoslávia sofreu na década de 1990.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA B

Vladimir Lenin foi o líder bolchevique que organizou a tomada de poder na Rússia na chamada Revolução de Outubro. Ele também governou o país durante a Guerra Civil Russa, lutando pela revolução, e propôs a reconstrução econômica do país por meio da Nova Política Econômica.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA D

A invasão da União Soviética aconteceu em junho de 1941 e foi resultado da política de expansão da Alemanha Nazista e de destruição do bolchevismo. Nessa ação, os alemães mobilizaram mais de três milhões de soldados, que entraram em território soviético durante a Operação Barbarossa. O objetivo era conquistar a União Soviética em poucas semanas.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA E

O Sputnik 1 foi o nome do primeiro satélite artificial da humanidade, lançado pelos soviéticos em 4 de outubro de 1957. O lançamento foi parte da corrida espacial, a disputa tecnológica que soviéticos e norte-americanos travaram pela exploração espacial.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA A

O último governante soviético foi Mikhail Gorbachev, que esteve à frente do país de 1985 a 1991. Ele foi o responsável por lançar os programas de reforma da União Soviética, conhecidos como perestroika e glasnost. Depois da renúncia de Gorbachev, a União Soviética se dissolveu, e 15 novos países surgiram.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado