Topo
pesquisar

Exercícios sobre a União Soviética

Exercícios de História

Faça estes exercícios que tratam da história da União Soviética, uma das nações mais importantes do mundo e uma potência em meados do século XX. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Unesp) No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa — é verdade que restrita — para os cidadãos soviéticos. […] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique.

(Victor Serge. Memórias de um revolucionário, 1987.)

O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética:

a) a reconciliação entre as principais facções social-democratas e a implantação de um sistema político que atribuía todo poder aos sovietes de soldados, operários e camponeses.

b) o reconhecimento do fracasso político e social dos ideais comunistas e o restabelecimento do capitalismo liberal como modo de produção hegemônico no país.

c) a estatização das empresas e dos capitais estrangeiros investidos no país e a nacionalização de todos os meios de produção, com a implantação do chamado comunismo de guerra.

d) a aguda centralização do poder nas mãos do partido governante e o restabelecimento temporário de algumas práticas capitalistas que visavam à aceleração do crescimento econômico do país.

e) o fim da participação russa na Guerra Mundial, defendida pelas principais lideranças do Exército Vermelho, e a legalização de todos os partidos socialistas.

questão 2

Em agosto de 1939, poucos dias antes do começo da Segunda Guerra Mundial, soviéticos e alemães assinaram um acordo que ficou conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop ou Pacto de Não Agressão. Das consequências diretas desse acordo, podermos apontar:

a) Consolidação da paz entre alemães e soviéticos ao longo de toda a 2ª Guerra Mundial.

b) Divisão secreta do território polonês entre as duas nações.

c) Invasão do território soviético pelos japoneses, marcando o início da Batalha de Khalkhin Gol.

d) Fuga de milhares de judeus, uma vez que uma cláusula secreta estipulava a extradição de judeus soviéticos para a Alemanha.

e) Fim dos acordos comerciais existentes entre as duas nações em troca de uma falsa paz.

questão 3

Durante a Era Brejnev, os soviéticos iniciaram sua fase de decadência e estagnação por conta da falta de reformas e de dinamismo econômico no país. O governo Brejnev também ficou marcado por contribuir significativamente para desenvolver a corrupção nos meios burocráticos do país. Um dos acontecimentos mais importantes desse governo e que teve peso significativo para o fim da União Soviética foi:

a) Desestalinização

b) Acidente Nuclear de Chernobyl

c) Queda do Muro de Berlim

d) Crise do Petróleo de 1973

e) Guerra do Afeganistão de 1979

questão 4

Pouco a pouco, os órgãos bolcheviques marginalizaram os sovietes em nome dos quais se fizera a revolução; também eliminaram todos os corpos empresariais e as organizações sociais que podiam diminuir o poder ministerial. Dessa forma, as principais instituições revolucionárias de 1917 — sovietes, comitês de fábrica, sindicatos, cooperativas, associações et cetera — foram gradualmente subsumidas na nova burocracia ou completamente extintas.

ORLOVSKY, Daniel T. A Rússia na guerra e na revolução (1914-1921). In.: FREEZE, Gregory L (org.). História da Rússia. Lisboa: Edições 70, 2017, pp. 317-318 (adaptado).

Esse trecho faz menção aos acontecimentos que se passaram na Rússia depois que os bolcheviques assumiram o poder do país por meio da Revolução de 1917. A partir do trecho, podemos entender que Lenin

a) promoveu um processo de centralização do poder, desarticulando as formas de participação popular.

b) aplicou um processo de democratização da revolução ampliando o envolvimento dos operários.

c) aboliu de imediato todas as instituições historicamente vinculadas ao czarismo.

d) implantou uma política de distribuição de renda e de terras nos trabalhadores registrados nos comitês de fábrica dos bolcheviques.

e) ampliou a burocracia de Estado transformando os sovietes em ministérios governamentais.

respostas
Questão 1

LETRA D

A Nova Política Econômica, mais conhecida como NEP, foi um plano de recuperação econômica da União Soviética após os bolcheviques saírem vitoriosos da Guerra Civil Russa (1918-1921). A NEP consistia na reintrodução do país à economia de mercado. Na prática, Lenin autorizava a reintrodução do capitalismo temporariamente como forma de recuperar a economia destruída após o envolvimento do país em duas guerras.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O Pacto de Não Agressão foi um acordo assinado entre Alemanha Nazista e União Soviética às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial. Esse acordo foi um grande choque para o mundo e garantiu os interesses temporários de Hitler e Stalin. O primeiro conseguiu garantias de que poderia preocupar-se, a princípio, com a Europa Ocidental antes de lutar contra os soviéticos. O segundo ganhava tempo para preparar-se para a inevitável luta contra as alemães. Em uma cláusula secreta, ambos países concordaram em invadir e dividir o território polonês, com alemães ficando com o oeste, e os soviéticos, com o leste.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

Um dos acontecimentos mais catastróficos para a economia soviética foi a Guerra do Afeganistão de 1979. Essa guerra aconteceu porque os soviéticos procuravam defender o governo comunista do Afeganistão. Para impedir que os rebeldes (chamados Mujahidin) derrubassem os comunistas afegãos, os soviéticos invadiram o país para lutar contra eles. Permaneceram 10 anos lá, não derrotaram os rebeldes e gastaram bilhões de dólares com o conflito.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

O trecho em questão fala das ações de Vladimir Lenin de centralizar o poder em si a partir da desarticulação dos comitês populares que apoiaram e fizeram a revolução em 1917. Com isso, Lenin afastou trabalhadores e membros dos sovietes do poder e garantiu a permanência da antiga burocracia czarista renomeando as instituições antigas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola