Exercícios sobre universidades na Idade Média
(UFJF) As primeiras universidades criadas na Baixa Idade Média foram a Universidade de Bolonha e a de Paris. Em sua grande maioria, eram ligadas à Igreja, fundadas pelo Papa ou por ele confirmadas. Monarcas e príncipes também se julgavam no direito de poder criá-las.
Sobre as universidades medievais, é incorreto afirmar que:
a) o crescimento do número de universidades, principalmente após o século XII, estava atrelado à expansão dos setores urbano e comercial;
b) desde seu início, as universidades conseguiram manter-se afastadas da influência do pensamento predominante da Igreja Católica;
c) a criação das universidades ampliou a atividade de ensino, anteriormente centralizada nos mosteiros situados no campo;
d) o ensino abordava áreas de conhecimento como a gramática, a retórica, a lógica, a aritmética, a geometria, a astronomia e a música;
e) a filosofia escolástica, estudada nas universidades, buscava harmonizar a razão e a fé.
Letra B
As universidades medievais recebiam o apoio do Papa e do clero, mas eram associações livres entre os professores e os alunos, que, obviamente, por estarem imersos dentro de uma instituição profundamente arraigada na tradição católica, recebiam forte influência dos preceitos da Igreja.
Um dos segmentos teológicos mais expressivos de toda a história da Igreja Católica nasceu na ambiência das universidades medievais. Esse segmento era:
a) o arianismo
b) a teologia da libertação
c) a escolástica
d) a patrística
e) o pelagianismo
Letra C
A Escolástica desenvolveu-se por volta do século XII e teve grande influência tanto dos padres apologéticos da patrologia latina quanto do filósofo grego Aristóteles. Entre seus principais representantes, estão Tomás de Aquino, Alberto Magno e Bernardo de Claraval.
(Unicenp) Julgue as seguintes afirmações sobre as universidades medievais:
I. As universidades são filhas do renascimento intelectual do século XII e da nova curiosidade originada pelos contatos que o Ocidente estabeleceu com os mundos muçulmano e bizantino.
II. As universidades eram corporações de professores e alunos.
III. As universidades eram completamente independentes do poder eclesiástico.
IV. As universidades estavam divididas em quatro faculdades: Artes, Medicina, Direito e Teologia.
Assinale a alternativa correta:
a) somente a afirmativa II é correta;
b) somente a afirmativa I é correta;
c) somente as afirmativas I e II são corretas;
d) somente as afirmativas I, II e IV são corretas;
e) todas as afirmativas são corretas.
Letra D
As universidades estavam vinculadas à Igreja Católica e, também, partilhavam dos ensinamentos tradicionais desta, que não desprezava, por sua vez, as tradições pagãs, como os saberes grego-latinos. A ideia de que o saber universitário precisa ser laico é bastante recente, datando do século XIX.
As universidades formavam, na Idade Média, quadros de estudantes interessados em três grandes áreas: o Direito, a Medicina e a Teologia. Completado um desses cursos, o estudante recebia o grau de doutor, que até hoje é atribuído a quem se forma em Direito e Medicina. Porém, para entrar nas universidades medievais, o candidato precisava estar formado nas chamadas artes liberais, que eram compostas pelo:
a) Sistema de ensino de Comenius
b) Trivium e Quadrivium
c) Sistema de ensino rousseauniano
d) Ensino secundário laico
e) Ensino clerical primário
Letra B
As artes liberais davam a base para a educação na Idade Média e eram sete no total, dividindo-se em duas partes: o Trivium, com três disciplinas: a gramática, a retórica e a lógica (ou dialética); e o Quadrivium, com quatro disciplinas: a astrologia (que também era identificada com a astronomia, na época), a música, a aritmética e a geometria.