Exercícios sobre o Condoreirismo
Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
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E ao ouvir o silêncio sorridente de São Paulo
Diante da chacina
111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos
Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
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Pense no Haiti, reze pelo
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui.
(Tropicália 2, Polygram, 1993.)
O trecho da canção que você leu agora, com letra de Caetano Veloso e música de Caetano e Gilberto Gil, estabelece uma interessante relação dialógica com a seguinte corrente literária:
a) Primeira fase do Romantismo.
b) Realismo.
c) Naturalismo.
d) Parnasianismo.
e) Condoreirismo.
Alternativa “d”. A letra de Caetano Veloso reflete sobre a condição social do negro no Brasil, preocupação que também existiu na Literatura Brasileira, especialmente entre os escritores do Condoreirismo, a terceira geração da poesia romântica, cujos poemas partiam em defesa da causa do negro escravo.
Quebraram-se as cadeias, é livre a terra inteira,
A humanidade marcha com a Bíblia por bandeira;
São livres os escravos... quero empunhar a lira,
Quero que est'alma ardente um canto audaz desfira,
Quero enlaçar meu hino aos murmúrios dos ventos,
As harpas das estrelas, ao mar, aos elementos!
No fragmento acima, pertencente a um poema de Castro Alves, notam-se características de qual tendência romântica?
a) Mal do século.
b) Bucolismo.
c) Poesia Condoreira.
d) Nacionalismo.
e) Indianismo.
Alternativa “c”. Os versos do poema “O vidente”, de Castro Alves, demonstram o pensamento liberal-cristão do poeta, fortemente identificado com a causa dos oprimidos socialmente, isto é, com os escravos.
Sobre o Condoreirismo, é incorreto afirmar:
a) Seu principal representante foi Castro Alves, o primeiro grande poeta social brasileiro. Embora tenha sido um poeta engajado, Castro Alves soube conciliar as ideias de reforma social com os procedimentos específicos da poesia, evitando assim que sua obra fosse apenas um mero panfleto político.
b) O Condoreirismo, também chamado de corrente hugoana (alusão ao escritor francês Victor Hugo), encontrou vários adeptos no Brasil, como Castro Alves, Pedro Luís, Pedro Calasãs e Sousândrade.
c) A principal preocupação da poesia condoreira foi a defesa dos oprimidos socialmente: os operários das indústrias e os camponeses.
d) A poesia condoreira estabeleceu um interessante contraponto com a poesia ufanista e idealista realizada na primeira fase romântica, ressaltando os aspectos negativos do país, como a escravidão dos negros.
Alternativa “c”.
Sobre a literatura produzida por Castro Alves, assinale as alternativas corretas:
I. Representa, na evolução da poesia romântica brasileira, um momento de maturidade e transição, substituindo temáticas ufanistas e de idealização do amor por temáticas mais críticas e realistas;
II. Sua produção literária estava voltada ao projeto de construção da cultura brasileira, dando destaque ao romance indianista;
III. Desprezou o rigor das regras gramaticais, aproximando a linguagem literária da linguagem falada pelo povo brasileiro;
IV. A ironia era um traço constante em sua obra, representando uma forma não passiva de ver a realidade, tecendo uma fina crítica à noção de ordem e às convenções do mundo burguês;
V. Apresenta uma linguagem voltada para a defesa de seus ideais liberais e, por isso, é grandiosa e hiperbólica, prenunciando a perspectiva crítica e objetiva do Realismo.
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) Apenas III e V estão corretas.
d) Apenas I e V estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Apenas V está correta.
Alternativa “d”. A literatura produzida por Castro Alves representou um momento de maturidade e transição da Literatura Brasileira ao romper com o ideário ultrarromântico. Retratou o lado feio e obscuro da pátria, como a escravidão dos negros, bem como a opressão e a ignorância do povo brasileiro.