Exercícios sobre o gênero dramático

Estes exercícios sobre o gênero dramático abordam as características das narrativas feitas para serem representadas. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
Questão 1

(Enem – 2009)

Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. (Adaptado.)

Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:

a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.

b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.

c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.

d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.

e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.

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Resposta

Alternativa “c”. De acordo com o crítico, a construção de um texto teatral pode desenvolver-se a partir das mais variadas fontes, pois o gênero dramático consiste na forma utilizada para se contar uma história, não tendo relação, portanto, com seu conteúdo. Tanto uma lenda folclórica como uma notícia de jornal pode transformar-se em um texto teatral.

Questão 2

Leia o poema narrativo de Manuel Bandeira:

POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL

João Gostoso era carregador de feira-livre e morava

no morro da Babilônia num barracão sem número.

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e

morreu afogado.

De acordo com as suas características, o poema pode ser classificado como um texto

a) lírico.

b) épico

c) narrativo.

d) dramático.

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Alternativa “d”. Os textos dramáticos são sequências narrativas produzidas para serem representadas, não importando o gênero. Podem ser sequências narrativas desenvolvidas em versos – poesia —, como podem ser textos em prosa.

Questão 3

São características do gênero dramático:

I. Representa sentimentos e emoções a partir da expressão individual e subjetiva. Nos textos dramáticos há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.

II. Nos textos dramáticos o poeta despoja-se do seu “eu” sentimental para atirar-se na direção dos acontecimentos que o rodeiam. O amor é uma temática, mas na narrativa dramática ele é abordado em episódios isolados.

III. Os textos dramáticos são produzidos para serem representados, pois a voz narrativa está entregue às personagens, que contam a história por meio de diálogos ou monólogos sem mediação do narrador.

IV. O auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa integram-se ao gênero dramático.

a) III e IV estão corretas.

b) I e III estão corretas.

c) I e II estão corretas.

d) I e IV estão corretas.

e) II, III e IV estão corretas.

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Alternativa “a”. Os textos nos quais predominam pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras são os textos líricos. Nos textos épicos há um despojamento do “eu” sentimental e predominância de acontecimentos heroicos.

Questão 4

Leia os fragmentos a seguir para responder à questão:

I.

De tudo, meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

Soneto de fidelidade, Vinícius de Moraes

II.

"Canta, ó Musa, a ira de Aquiles, filho de Peleu,

que incontáveis males trouxe às hostes dos aqueus.

Muitas almas de heróis desceram à casa de Hades

e seus corpos foram presa dos cães e das aves de rapina,

enquanto se fazia a vontade de Zeus,

a partir do dia em que se desavieram o filho de Atreu,

rei dos homens, e Aquiles, semelhante aos deuses.”

A ilíada, de Homero

III.

DESDÊMONA - Quem está aí? Otelo?

OTELO - Sim, Desdêmona.

DESDÊMONA - Não vindes para o leito, meu senhor?

OTELO - Desdêmona, rezastes esta noite?

DESDÊMONA - Oh, decerto, senhor!

OTELO - Se vos lembrardes de alguma falta não perdoada ainda pelo céu e sua graça,

cuidai logo de tê-la redimida.

DESDÊMONA - O meu senhor! Que pretendeis dizer com isso?

OTELO - Bem; fazei o que vos disse e sede breve. Passarei nesse em meio; não desejo

trucidar-vos o espírito manchado. Não pelo céu! Não vos matarei a alma.

Otelo, William Shakespeare.

IV.

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava na fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:

- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:

- É areia.

A velhinha contrabandista, Sérgio Porto - Stanislaw Ponte Preta.

Os fragmentos acima representam, respectivamente, os seguintes gêneros:

a) épico – lírico – dramático – narrativo.

b) lírico – épico – dramático – narrativo.

c) narrativo – dramático – épico – lírico.

d) lírico – épico – narrativo – dramático.

e) dramático – narrativo – lírico – épico.

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Resposta

Alternativa “b”.

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