Exercícios sobre José de Anchieta
São características da poesia do Padre José de Anchieta:
a) Tinha como principal objetivo orientar os jovens jesuítas que desembarcavam no Brasil com a missão de catequizar os índios.
b) No teatro de José de Anchieta estão presentes a paródia, cujo objetivo é fazer rir dos tipos sociais estereotipados, e a preocupação didático-religiosa, cuja intenção era transmitir a doutrina da Igreja Católica.
c) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.
d) Em sua obra não é possível notar a predominância de uma temática, porém, pode-se afirmar que essa não apresenta qualquer função pedagógica ou catequética.
e) Seu talento dramático para criar personagens e situações permitiu-lhe criar formas teatrais diversas através da observação da sociedade.
Alternativa “c”. As principais características da obra do Padre José de Anchieta foram a finalidade pedagógica e a preocupação didático-religiosa, já que sua principal função era a catequização dos indígenas.
(UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.
Alternativa “a”.
Cronológica e estilisticamente, a obra do Padre José de Anchieta encontra-se dentro do
a) Quinhentismo.
b) Barroco.
c) Classicismo.
d) Trovadorismo.
e) Simbolismo.
Alternativa “a”. O Padre José de Anchieta foi um dos maiores representantes do Quinhentismo brasileiro, período que corresponde às obras literárias produzidas no Brasil à época da chegada dos primeiros portugueses.
(UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.
Alternativa “c”. A literatura jesuítica e os relatos de viagem dominaram o primeiro século da vida colonial brasileira, visto que o Brasil ainda não possuía uma identidade cultural formada. Ainda não havia, portanto, uma literatura que pudesse ser considerada genuinamente brasileira, por isso muitos autores preferem chamar a literatura aqui produzida até o final do século XVII de “manifestações literárias” ou “ecos da literatura no Brasil”.