Exercícios sobre José de Anchieta

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre José de Anchieta abordam as características da obra de um dos maiores representantes do Quinhentismo brasileiro. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

São características da poesia do Padre José de Anchieta:

 a) Tinha como principal objetivo orientar os jovens jesuítas que desembarcavam no Brasil com a missão de catequizar os índios.

b) No teatro de José de Anchieta estão presentes a paródia, cujo objetivo é fazer rir dos tipos sociais estereotipados, e a preocupação didático-religiosa, cuja intenção era transmitir a doutrina da Igreja Católica.

c) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.

d) Em sua obra não é possível notar a predominância de uma temática, porém, pode-se afirmar que essa não apresenta qualquer função pedagógica ou catequética.

e) Seu talento dramático para criar personagens e situações permitiu-lhe criar formas teatrais diversas através da observação da sociedade.

questão 2

(UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:

Dos vícios já desligados

nos pajés não crendo mais,

nem suas danças rituais,

nem seus mágicos cuidados.

(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)

 Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:

a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.

b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.

c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.

d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.

e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.

questão 3

Cronológica e estilisticamente, a obra do Padre José de Anchieta encontra-se dentro do

a) Quinhentismo.

b) Barroco.

c) Classicismo.

d) Trovadorismo.

e) Simbolismo.

questão 4

(UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

 a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.

c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.

e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo. 

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. As principais características da obra do Padre José de Anchieta foram a finalidade pedagógica e a preocupação didático-religiosa, já que sua principal função era a catequização dos indígenas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. O Padre José de Anchieta foi um dos maiores representantes do Quinhentismo brasileiro, período que corresponde às obras literárias produzidas no Brasil à época da chegada dos primeiros portugueses.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A literatura jesuítica e os relatos de viagem dominaram o primeiro século da vida colonial brasileira, visto que o Brasil ainda não possuía uma identidade cultural formada. Ainda não havia, portanto, uma literatura que pudesse ser considerada genuinamente brasileira, por isso muitos autores preferem chamar a literatura aqui produzida até o final do século XVII de “manifestações literárias” ou “ecos da literatura no Brasil”.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado