Exercícios sobre Lima Barreto
A produção literária de Lima Barreto foi marcada pela investigação das desigualdades sociais. Houve, por parte do escritor, uma leitura crítica sobre os homens e suas relações em uma sociedade provinciana e hipócrita. De acordo com essas afirmações, é correto dizer que Lima Barreto filiou-se à corrente literária denominada Pré-Modernismo, cujas principais características eram:
a) desencadeada tardiamente nos anos 20, foi fortemente influenciada pelas vanguardas europeias e possuiu amplo espectro cultural, cujo ápice foi a realização da Semana Nacional de Arte Moderna, em 1922.
b) movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, suas principais características foram a abordagem de temas sociais, expondo as mazelas do homem e sua sociedade, além da retratação do homem através de uma visão objetiva.
c) Situada aproximadamente nas duas primeiras décadas do século XX, não é associada a nenhuma escola literária, visto que não correspondia às estéticas propagadas à época. Apresentou novas vertentes estilísticas e novas temáticas em nossa literatura.
d) Importante corrente de vanguarda iniciada em 1956, rompeu drasticamente com os padrões da arte tradicional ao apresentar uma literatura de caráter agressivo e experimental, influenciando poetas, artistas plásticos e músicos.
e) Influenciada pelos estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia, propôs-se a analisar o comportamento humano e social, ocupando-se de temas obscuros relacionados com a alma humana sob uma perspectiva biológica (patologia).
“c”.
AlternativaA obra literária de Lima Barreto foi permeada por altos níveis de criatividade e realização estética, assumindo muitas vezes um caráter panfletário ao abdicar-se de maiores preocupações artísticas em favor de uma literatura do tipo “documento social”, que denunciava problemas sociais e políticos. São obras de sua autoria:
a) Lucíola e Macunaíma.
b) Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memórias Sentimentais de João Miramar.
c) O cortiço e O mulato.
d) Triste fim de Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos.
e) Memórias de um sargento de milícias e A moreninha.
Alternativa “d”. Em “Triste fim de Policarpo Quaresma”, sua obra mais célebre, Lima Barreto apresenta-nos a personagem principal, Policarpo Quaresma, representada por um homem idealista e patriota, cercado por uma elite vazia e por políticos corruptos. Em Clara dos Anjos, Lima Barreto faz uma denúncia sobre o preconceito racial e social (do qual também foi vítima) vivenciado por uma mulher jovem do subúrbio carioca.
Sobre a obra de Lima Barreto, podemos afirmar:
a) Com enredos ambientados prioritariamente na região do Vale do Paraíba, denuncia a prática agrícola da queimada e a devastação da natureza.
b) Pode ser considerada precursora do romance regionalista moderno, representando a sociedade rural do século XIX.
c) Presa aos cânones estéticos e literários, é considerada modernista, apesar de fazer uma retomada aos assuntos abordados pela escola parnasiana.
d) Não apresenta cunho social e está voltada para a experimentação e aos estudos da própria linguagem, apresentando um novo tipo de relação narrador-leitor.
e) Reflete forte sentimento nacional e grande preocupação com questões históricas, culturais e sociais, denotada a partir de uma consciência crítica contumaz dos problemas brasileiros.
Alternativa “e”.
(UFTM) Considere os dados:
I. Contraste entre um Brasil arcaico – representado principalmente pelo tradicionalismo agrário – e outro, com novos centros urbanos marcados pelo início da industrialização e pela emergência de novas classes socioeconômicas;
II. Problematização da realidade social e cultural pela revelação das tensões da vida nacional;
III. Primeira Guerra Mundial e crise da República Velha;
IV. Modernidade estilística e negação do estilo da belle époque.
Caracterizam o período histórico e cultural do Pré-Modernismo, em que se insere Lima Barreto, os dados contidos em:
a) I, II, III e IV.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I e II, apenas.
Alternativa “a”.
(UFRGS-RS) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:
a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b) pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizadas.
c) a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
d) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e) aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.
Alternativa “d”. Embora ainda estivesse preso aos modelos do romance realista-naturalista e da poesia simbolista, o Pré-Modernismo apresentava notável interesse pela realidade brasileira, abordando assuntos do dia a dia através de obras de nítido caráter social.